TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  23/1/2017  •  Dissertação  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno : Victor Contini Neto                                                  Ra: 1299114717

Profª. Dra. Marcia Polacchimi

Disciplina: Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior

Este estudo é baseado como foco as atividades realizadas no âmbito da sala de aula  universitária, com o motivo principal da alta complexidade do tema abordado ou assunto principal e ainda pelo fato de iniciar-se com as contribuições para as pesquisas no campo da avaliação da aprendizagem no ensino superior.

O objetivo em seu todo foi alcançar através de pesquisas analisar as práticas avaliativas na universidade  através de avaliações, tendo como referência análise crítica da prática no dia-a-dia do docente dos professores e de seus efeitos juntos aos discentes. Desde então, surgiram alguns trabalhos que discutem e indicam caminhos para a avaliação da aprendizagem nesse nível do ensino superior. 

O docente vem como um mediador com o papel fundamental de estreitar suas relações com o discente e utilizar as avaliações a seu próprio favor buscando atingir o que foi proposto naquele momento como método pedagógico eficiente e eficaz.

O resultado almejado ocorrerá de acordo com os diferenciais de cada docente, lembrando os seus limites e possibilidades no conjunto de procedimentos que compõem a organização do trabalho pedagógico na sala de aula e sua influência em conduzir o processo de ensino didático e metodológico.

Importante ressaltar que a maioria dos professores ainda continuam a praticar avaliações tradicionais, seguindo os métodos tradicionais de ensino para justamente avaliar a retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. Neste caso fica muito evidente  que os resultados esperados ou almejados são deficitários.

Hoje em dia a avaliação no contexto universitário é encarado pela maioria dos discentes como algo complexo e desmotivador.

Para a maioria o processo de avaliação não deve ser focado em avaliações e sim atingir o aluno com metodologias modernas como: rodas de conversas, cases para discussões em grupo e debates coletivos, maior freqüência de seminários para prepará-lo para o mercado de trabalho devido a concorrência e a utilização de meios eletrônicos como: equipamentos de informática, áudio, vídeo, internet para deixar as aulas mais lúdicas, interessantes e cativantes.

No Brasil estamos vivenciando o momento de reconstrução do ensino escolar e a avaliação ocupa um papel preponderante nessa redefinição de uma avaliação democrática, mergulhado na pedagogia na condição de inclusão.

Em uma pesquisa realizada, alguns professores expressaram em suas respostas empenho em estabelecer coerência entre ensino e avaliação, e conciso com o conteúdo aplicado.Os professores expressam que a avaliação como um processo contínuo e dinâmico, onde alunos reclamam deste sistemas de avaliação.

 Mais importante do que isso, é definir e compreender o papel da avaliação no processo de ensino aprendizagem, articulando-a aos objetivos - conteúdos - métodos, ao projeto político pedagógico da instituição de ensino e aos objetivos, características e perfil do profissional que se quer formar.

Utilização de uma gama variada de instrumentos e procedimentos para avaliar a aprendizagem dos alunos, compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno universitário.

Chama a atenção para a importância da organização e gestão da instituição educativa em relação ao trabalho do professor: 12 Não é possível uma efetiva mudança nas práticas de ensino universitário sem ações e mudanças na organização e gestão do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com