TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVERSAO A RISCO

Artigos Científicos: AVERSAO A RISCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2014  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Ainda sobre Contabilidade e Finanças.

A Contabilidade traduz de forma estática, em períodos pré-definidos, como se fosse uma foto da empresa em determinado momento, a situação da empresa em áreas como vendas, despesas, estoques, etc. Permite análise desta "foto" para decisões futuras; ou seja, ela é um instrumento de geração de informações para tomada de decisões.

Já a área de finanças, traduz de forma dinâmica, atual, diária, a situação financeira da empresa. Leia-se por financeira, a capacidade de pagamento da empresa para honrar seus compromissos a curto prazo, principalmente, a partir de suas expectativas de recebimento, bem como a gestão de saldo de caixa, caso haja.

Todas as marcas, impressões que a empresa deixa ao caminhar em direção à realização de suas metas, sejam internas ou externas, como controle de estoque, redução de custos, empréstimos, recebimento de vendas, compra de equipamentos, etc., é registrado na contabilidade como uma foto. Esta foto (Balanço/DRE) é o instrumento de análise por parte dos administradores; e o Fluxo de Caixa e suas variações, para tomadas de decisões a curto prazo.

Suponhamos que um adm financeiro tenha recursos para investir e resolve adquirir uma franquia da cacau show só que para fechar o negócio verificou junto ao mercado financeiro qual o valor aproximado do investimento para a compra da franquia para saber se o montante que tinha seria suficiente para pagamento à vista ao vendedor sem precisar de capital de terceiros. Na ocasão o montante que tinha seria suficiente para liquidar a compra da franquia sem a utilização do capital de terceiros. Na distribuição de resultados a franquia já existia a 5 anos e já estava proporcionando lucro positivo sendo assim os novos sócios poderiam ter o seu pro labore mensal.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »