TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos Nucleicos

Artigos Científicos: Acidos Nucleicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  685 Visualizações

Os ácidos nucleicos são macromoléculas formadas por ácido fosfórico, açúcar e bases nitrogenadas. Esses compostos têm como objetivo a transmissão de características hereditárias e produção de proteínas. Podem ser encontrados em todas as células sendo conhecidos pelas siglas DNA (deoxyribonucleic acid, em inglês, ou ácido desoxirribonucleico, em português) e RNA (ribonucleic acid, em inglês, ou ácido ribonucléico, em português).

O ácido ribonucléico (RNA) é composto por nucleotídeos, por sua vez esses são formados por uma base nitrogenada (podendo ser uracila, guanina, adenina ou citosina), açúcar (ribose) e um grupo fosfato. Este ácido se encontra de três formas: RNA mensageiro, RNA ribossômico e RNA de transferência. As classes citadas acima se diferem com relação à função específica, estabilidade, tamanho e formato.

O ácido desoxirribonucléico (DNA) tem como característica a dupla hélice que são duas cadeias ligadas entre si. Esta macromolécula é essencial para a vida e manutenção da célula. Durante a divisão celular ocorre a abertura da molécula formando duas fitas que servem de molde para outras duas células. Há quatro bases que são encontradas no DNA sendo elas timina, citosina, guanina e adenina. Cada base nitrogenada que compõe uma fita tem sua correspondente na outra cadeia. Observa-se na composição química a presença de um açúcar (desoxirribose), uma base nitrogenada e um grupo fosfato.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com