TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admnstraçao Pesqusa Operaconal

Pesquisas Acadêmicas: Admnstraçao Pesqusa Operaconal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

DESAFIO:

1. Elaboração de um relatório descrevendo todas as principais fases de um típico estudo de PO.

• Formular o problema

• Construir um modelo matemático para representar o sistema

• Calcular uma solução através do modelo

• Testar o modelo e a solução

• Estabelecer controle sobre a solução

• Colocar a solução em funcionamento (Implantação e acompanhamento).

Um estudo de pesquisa operacional geralmente envolve as seguintes fases:

(1) definição do problema;

(2) construção do modelo;

(3) solução do modelo;

(4) validação do modelo;

(5) implementação da solução.

Os retornos de informação são as revisões. Estas trocas de informações ocorrem entre as diferentes etapas, devido às considerações que surgem da análise de uma etapa, sendo que estas revisões continuam nas etapas que se seguem.

A primeira fase, DEFINIÇÃO DO PROBLEMA, do ponto de vista da Pesquisa Operacional, baseia-se em três aspectos principais:

1) descrição exata dos objetivos do estudo;

2) identificação das alternativas de decisão existentes;

3) reconhecimento das limitações , restrições e exigências do sistema.

A descrição dos objetivos é uma das atividades mais importantes em todo o processo do estudo, devido que a partir dela é que o modelo é concebido.

A equipe encarregada do estudo deve captar e refletir, na formulação do problema, nos desejos e necessidades dos executivos com relação ao problema de decisão.

Como também, é muito importante que as alternativas de decisão e as limitações sejam todas explicitadas, muito bem analisadas, com o intuito de que as soluções que resultarão no final do processo sejam válidas e aceitáveis.

A segunda fase, CONSTRUÇÃO DO MODELO, trata-se de uma fase em que o analista deve usar toda sua criatividade, tendo em vista que a qualidade de todo o processo seguinte será conseqüência do grau de representação da realidade que o modelo venha a apresentar.

Vários tipos de modelos podem ser utilizados para resolver problemas gerenciais, desde um simples modelo conceitual que apenas apresenta inter-relação entre as informações, até modelos matemáticos, complexos que exigem uma força de trabalho muito grande para sua formulação e operação.

A terceira fase, SOLUÇÃO DO MODELO, tem por objetivo encontrar uma solução para o modelo construído.

Se o modelo for matemático, a solução será obtida pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e precisão de resposta. Exigindo do analista, uma força de trabalho muito grande para sua formulação e operação.

Na quarta fase, VALIDAÇÃO DO MODELO, acontece porque no processo de solução do problema, torna-se necessário verificar a validade do modelo. Um modelo é válido se ele for capaz de fornecer uma previsão aceitável do comportamento do sistema e uma resposta que possa contribuir para a qualidade da decisão a ser tomada.

É importante observar que este processo de validação não se aplica a sistemas inexistentes, ou seja, em projeto. Nesse caso, a validação é feita pela verificação da correspondência entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema.

A quinta fase, IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO, ocorre após a avaliação das vantagens e a validade da solução obtida, esta solução deve ser convertida em regras operacionais.

A implementação, pode ser uma atividade que altera uma situação existente, é uma das etapas críticas do estudo. Sendo conveniente que seja acompanhada pela equipe responsável, tendo em vista que, quando colocadas em prática, podem levar a possível reformulação do modelo em alguma de suas partes.

A presença da equipe permite, também, superar mais facilmente as resistências e oposições às alterações propostas na sistemática das operações e que, normalmente, aparecem nessa fase de trabalho.

A fase final, AVALIAÇÃO FINAL, nesta avaliação, um fator que tem papel primordial é a experiência do pessoal envolvido no estudo. Não se deve esquecer que o modelo é apenas uma representação simplificada, não conseguindo por isso captar todas as características e detalhes da realidade. Assim sendo, será com a experiência e uma visão crítica que se poderá avaliar e determinar a aplicabilidade da decisão.

2. Formulação de um modelo matemático para representar o problema apresentado nos Caso 1 e a partir das informações disponibilizadas pela alta direção da companhia ‘Metalíssima’a você e sua equipe.

Estanho = X1

Zinco = X2

Chumbo = X3

Modelo Matemático:

Min z = X1 + X2 + X3

3. Apresentação em um relatório final, contendo todas as informações e etapas do estudo realizado na consultoria prestada às empresas ‘Metalíssima’e ‘Temperos e Sabores’.

A escolha apropriada do modelo é fundamental para a qualidade da solução fornecida.

O objetivo é encontrar uma solução para o modelo proposto. Ao contrário das outras fases, que não possuem regras fixas, a solução do modelo é baseada geralmente em técnicas matemáticas existentes.

No caso de um modelo matemático, a solução é obtida pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e precisão da resposta. Isto exige um conhecimento profundo das principais técnicas existentes. A solução obtida, neste caso, é dita "ótima".

A implementação, por ser uma atividade que altera uma situação existente, é uma das etapas críticas do estudo. É conveniente que seja controlada pela equipe responsável, pois, eventualmente, os valores da nova solução, quando levados à prática, podem demonstrar a necessidade de correções nas relações funcionais do modelo conjunto dos possíveis cursos de ação, exigindo a reformulação do modelo em algumas de suas partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com