TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesqusa De Administracao

Trabalho Universitário: Pesqusa De Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Abordagens Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

Trabalho referente à disciplina de Economia apresentado ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP, pólo Centro, Goiânia/GO, para a obtenção de avaliação.

Orientador: Professor Tutor Presencial Ederson Nascimento Ribeiro

Abordagem Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração

2.1 - INTRODUÇÃO

Esse trabalho descreve as razões que fizeram surgir e as características da Abordagem Humanística, a partir das suas duas escolas, a Escola das Relações Humanas ou Teoria das Relações

Humanas e a Escola do Comportamento Organizacional ou Teoria Comportamental e ainda há o Desenvolvimento Organizacional que é um desdobramento da abordagem comportamental. A Teoria Neoclássica que veio como uma reafirmação da Teoria Clássica na estrutura organizacional, com mais objetivos e resultados, pois os clássicos tinham um sistema muito fechado e acabaram sofrendo com a falta de trabalhos experimentais. A Teoria da Burocracia vem para ajudar para melhorar as complexidades na organização. E finalmente surge a Teoria Estruturalista, trazendo uma analise intra-organizacional e uma abordagem de sistema aberto tentando conciliar ideias clássicas com ideias humanísticas.

2.2 - DESENVOLVIMENTO

Abordagem Humanística

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A primeira Abordagem Humanística é a Teoria das Relações Humanas, que teve como seus principais precursores Elton Mayo (1880-1949), que através do estudo de Hawthorne, demonstra as relações sociais do trabalho e Kurt Lewin (1890-1947), que foi o precursor da dinâmica de grupo,estudo de pequenos grupos e a importância da interação individual. Ela surgiu como uma teoria de combate e oposição cerrada a Teoria Clássica. A Teoria das Relações Humanas não reconheceu ou negou todos os conceitos da Teoria Clássica como o estudo de tempo e movimento, os princípios gerais da administração, a organização informal, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, eficiência, hierarquia, departamentalização e etc. Ela também surgiu com o intuito de humanizar e democratizar a administração, de desenvolver as ciências sociais e ainda como uma conseqüência imediata das conclusões obtidas por Elton Mayo de sua experiência em Hawthorne.

Características:

Tem como principais características, a transferência de ênfase nas tarefas para ênfase nas pessoas, de princípios técnicos e formais para aspectos psicológicos e sociológicos, ênfase na psicologia no estudo das organizações, adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação, liderança em substituição aos conceitos técnicos até então utilizados e o foco na organização informal e nos grupos sociais.

TEORIA COMPORTAMENTAL

A segunda Abordagem Humanística é a Teoria Comportamental que surgiu com Chester Barnard e principalmente depois da publicação do livro de Herbert Simon (o comportamento administrativo) em 1947, focando um desenvolvimento de uma teoria de decisão. Ela descende diretamente da Teoria das Relações Humanas e mantem os aspectos estruturais da empresa de lado, se focalizando somente nos aspectos comportamentais.

Em 1962, surgiu o Desenvolvimento Organizacional, que é um desdobramento da Teoria Comportamental voltado a mudanças nas organizações através de um modelo dediagnóstico, intervenção, que envolve mudanças estruturais e comportamentais, com o intuito de melhorar a eficiência e a eficácia nas empresas.

Características da Teoria Comportamental:

Ênfase no comportamento organizacional, isto é, na dinâmica e não na estrutura, foco no processo decisório, ênfase em aspectos comportamentais como: motivação, liderança, comunicação, equipes, a organização como um sistema social cooperativo, conflito entre objetivos organizacionais e individuais.

Características do Desenvolvimento Organizacional:

Foco na empresa como um todo, orientação sistêmica, desenvolvimento de equipes, agente de mudanças, solução de problemas, enfoque interativo, retroação, orientação contingencial, processo de grupo e aprendizagem experiencial.

NEOCLÁSSICA

Teoria Neoclássica: surgiu em 1954, com Peter Druker, veio aprimorar a Teoria Clássica de Taylor e Fayol, com base em novos experimentos, objetivos e resultados, trazendo uma abordagem mais eclética, utilizando conceitos de outras teorias administrativas mais recentes e amplas, querendo trazer com objetivo, uma tentativa de reduzir a rigidez e o mecanismo clássico. Os neoclássicos consideram a administração uma técnica social básica, que leva o administrador a necessidade de conhecer aspectos relacionados á direção de pessoas dentro das organizações, orientando os comportamentos, de modo a atingir os objetivos organizacionais através da comunicação, motivação e liderança.

Características:

Ênfase na prática da administração, busca de resultados concretos e palpáveis, reafirmação relativas aos postulados clássicos como: realinhamento dos conceitos clássicos – configuração mais ampla e flexível; diferentes tipos de estruturas: linear, linha-staff, acessórias, autoridade e responsabilidade, departamentalização, entre outros. Ênfase nos princípios gerais da administração: diferentes atividades envolvidas com problemas administrativos, seleção, controle de operação, busca de resultados, entre outros, ênfase nos objetivos e nos resultados e o ecletismo da Teoria Neoclássica.

ABORDAGENS ESTRUTURAIS:

TEORIA CLÁSSICA

A primeira Abordagem Estruturalista é a Teoria Clássica criada por Henri Fayol (1841-1925), tinha como objetivo mostrar uma visão mais estrutural nas empresas e não apenas ideias da Administração Cientifica de Taylor, de ênfase nas tarefas, de aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento no nível operacional. A Teoria Clássica surgiu com o objetivo de aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com