TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos e programação

Tese: Algoritmos e programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

23/02/2014

1

Gustavo Amoroso da Silva

gustavo.amoroso@aedu.com

Engenheiro da Computação

Especialista em Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos

MBA em Gerenciamento de Projetos

Heurys Tecnologia

Gerente de Projetos e consultor

Faculdades Anhanguera de Ribeirão Preto

Professor no cursos Graduação e Pós-graduação

Coordenador do curso Engenharia de Controle e Automação

https://sites.google.com/a/aedu.com/gustavo/algoritmos_e_programacao

Algoritmos e Programação

Janeiro/2014

23/02/2014

2

Ementa do Curso

Conceitos fundamentais de programação:

• Algoritimo

• Linguagem

• Compilador

• Linguagem de programação

• Estrutura de um programa

Ementa do Curso

• Tipos de dados

• Operadores

• Programação estruturada

• Estruturas de condição

• Laços de repetição

23/02/2014

3

Ementa do Curso

• Vetores e matrizes

• Strings e sua manipulação

• Tipos estruturados (registros).

• Aplicações em linguagem C.

Objetivos

- Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a:

- Resolver problemas pertinentes a Engenharia, de uma

forma rápida e com maior precisão, através de uma

seqüência lógica e estruturada.

- Utilizar uma linguagem de programação para criar

programas que o auxilie na resolução de problemas ou

agilize seu trabalho.

- Elaborar protocolos de ação com instruções claras e

precisas, que se forem seguidos por uma equipe de trabalho,

levarão de forma segura e eficiente, á execução de tarefas

pré-determinadas.

23/02/2014

4

Conteúdo Programático

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

1.1. Noção de Algoritmos

1.2. Pseudo Linguagem

1.3. Estrutura de um Programa

1.4. Dados e Variáveis

1.5. Operadores

2. PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

2.1. Desenvolvimento de Algoritmos: análise e resolução de

problemas da técnica top-down

2.2. Estrutura de Controle: Condição.

2.3. Estrutura de Controle: Laço de Repetição.

Conteúdo Programático

3. VETORES E MATRIZES

3.1. Conceitos de vetores

3.2. Declaração de vetores

3.2. Operações de Manipulação de vetores

3.3. Conceito de Matrizes

3.4. Declaração de Matrizes

3.5. Operações sobre Matrizes

4. MODULARIZAÇÃO

4.1 Conceitos de Modularização e decomposição

4.2.Declaração de funções

4.3.Passagem de parâmetros

23/02/2014

5

5. STRINGS E FUNÇOES DE

MANIPULAÇÃO

6. TIPOS ESTRUTURADOS

6.1. Registros

Cronograma de Aulas

Semana n°. Tema

001 Apresentação do plano de ensino e aprendizagem. Introdução e

Conceitos Fundamentais de Programação

002 Conceitos Fundamentais de Programação

003 Conceitos Fundamentais de Programação

004 Programação Estruturada

005 Programação Estruturada

006 Programação Estruturada

007 Programação Estruturada

008 Vetores e Matrizes

009 Avaliação Parcial ()

23/02/2014

6

Semana Tema

010 Vetores e Matrizes

011 Vetores e Matrizes

012 Modularização

013 Modularização

014 Strings e Funções de Manipulação

015 Strings e Funções de Manipulação

016 Tipos Estruturados (Registros)

017 Tipos Estruturados (Registros)

018 Prova Escrita Oficial ( )

019 Revisão e preparação para Avaliação Substitutiva ( )

020 Prova Substitutiva ( )

Avaliação Parcial e o Primeiro Bimestre

PESO para MÉDIA FINAL 4,0

Atividades a Critério do Professor:

Notas Obrigatório?

Trabalhos 2,0 S

Prova Parcial 8,0 S

Total: 10

23/02/2014

7

Metodologia de Trabalho

• VERDADE

• RESPEITO

• TROCA DE INFORMAÇÕES

Metodologia de Trabalho

• PLT (Programa do Livro Texto)

•Material Complementar (livros, artigos

e revistas)

• Dinâmicas e Vídeos

• Ligação do conteúdo com a Vida.

23/02/2014

8

Material Básico

1) MIZHARI, Victorine Viviane. Treinamento em

Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.

2) MANZANO, José Agusto N. Garcia.

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de

programação de computadores. 21ª ed. São

Paulo: Érica, 2008.

3) SCHILDT, Herbert.. C Completo e Total. 3ª ed.

São Paulo: Makron, 2004, v.1.

Material Complementar

1) CORMEN, Thomas H. Algoritmos : teoria e

prática. 1ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2002.

2) LOPES, Anita; GARCIA, Guto. Introdução à

Programação e algoritmos resolvidos. 1ª ed.

Rio de Janeiro: CAMPUS, 2002.

3) MONTEIRO, M. A.. Introdução à Organização

de Computação . 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC,

2005.

23/02/2014

9

Material Complementar

4) FORBELLONE, A.L.. Lógica de Programação:

A Construção de Algoritmos e Estrutura de

Dados. 3ª ed. São Paulo: MAKRON BOOKS,

2005.

5) ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; CAMPOS,

Edilene A.V. de. Fundamentos da Programação

de Computadores: Algoritmos, Pascal, C/C++ e

Java 2ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

Material Complementar

6) MANZANO, José Augusto N. G. Estudo

Dirigido: Algoritmos. 8ª ed. São Paulo: Erica,

2003.

23/02/2014

10

1) MIZHARI, Victorine Viviane.

Treinamento em

Linguagem C. 1ª ed. São

Paulo: Pearson, 2007.

BIBLIOGRAFIA PADRÃO

1) MANZANO, José Agusto N.

Garcia. Algoritmos: Lógica

para desenvolvimento de

programação de

computadores. 21ª ed. São

Paulo: Érica, 2008.

25 exemplares na biblioteca.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

23/02/2014

11

2) SCHILDT, Herbert.. C

Completo e Total. 3ª ed. São

Paulo: Makron, 2004, v.1.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1) CORMEN, Thomas H.

Algoritmos : teoria e prática.

1ª ed. Rio de Janeiro:

CAMPUS, 2002.

23/02/2014

12

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

2) LOPES, Anita; GARCIA, Guto.

Introdução à Programação e

algoritmos resolvidos. 1ª ed.

Rio de Janeiro: CAMPUS,

2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

3) MONTEIRO, M. A..

Introdução à Organização de

Computadores . 1ª ed. Rio de

Janeiro: LTC, 2005.

47 exemplares na biblioteca.

23/02/2014

13

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

4) FORBELLONE, A.L.. Lógica

de Programação: A

Construção de Algorítmos e

Estrutura de Dados. 3ª ed. São

Paulo: MAKRON BOOKS,

2005.

223 exemplares na biblioteca.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

5) ASCENCIO, Ana Fernanda

Gomes; CAMPOS, Edilene A.V.

de. Fundamentos da

Programação de

Computadores: Algoritmos,

Pascal, C/C++ e Java 2ª ed.

São Paulo: Prentice Hall, 2008.

96 exemplares na biblioteca.

23/02/2014

14

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

6) MANZANO, José Augusto N.

G. Estudo Dirigido:

Algoritmos. 8ª ed. São Paulo:

Erica, 2003.

54 exemplares na biblioteca.

SOFTWARES PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS

-DEV C++

http://prdownloads.sourceforge.net/devcpp/

devcpp-4.9.9.2_setup.exe

23/02/2014

15

Semana

n°.

Tema

001 Apresentação do plano de ensino

e aprendizagem. Introdução e

Conceitos Fundamentais de

Programação

Para Refletirmos

23/02/2014

16

•Youtube: 9,9 milhões de visitantes únicos por dia

•Liberdade para disponibilizar vídeos e idéias

•7 milhões de usuários em junho/2009

•Mais mulheres no Twitter (53%) do que homens(47%)

•40% do que é falado é tagarelice e apenas 8,7% tem valor informacional.

MOTIVAÇÃO PARA A DISCIPLINA

Audiência maior que programa de mais ibope da

Globo

Rede que mais cresce no mundo

1 bilhão de histórias são compartilhadas no Facebook

por semana;

Se o Facebook fosse um país seria o 8º do planeta

(mais de 500 milhões de usuários);

5 bilhões de minutos são gastos pelas pessoas no

Facebook

MOTIVAÇÃO PARA A DISCIPLINA

23/02/2014

17

• Em 4 anos haverá mais pessoas

conectando a internet em dispositivos

móveis do que em PCs.

( Mary Meeker, da Morgan Stanley)

• Em 2012, a internet será 75 vezes maior

do que era em 2002.

(VP da Gartner, Stephen Prentice)

MOTIVAÇÃO PARA A DISCIPLINA

• Para um pessoa enriquecer ela precisa ter

dois tipos de fontes de riquezas

• Ativa (você trabalha para obter a

remuneração)

• Passiva (a remuneração trabalha para você).

(softwares sociais são um ótimo exemplo

disso).

livro “O Segredo de uma mente milionária” de T.

Harv Eker;

MOTIVAÇÃO PARA A DISCIPLINA

23/02/2014

18

• Em 2 anos haverá mais pessoas

conectando a internet em dispositivos

móveis do que em PCs.

( Mary Meeker, da Morgan Stanley)

• Em 2014, a internet será 120 vezes maior

do que era em 2002.

(VP da Gartner, Stephen Prentice)

MOTIVAÇÃO PARA A DISCIPLINA

• Para um pessoa enriquecer ela precisa ter

dois tipos de fontes de riquezas

• Ativa (você trabalha para obter a

remuneração)

• Passiva (a remuneração trabalha para você).

(softwares sociais são um ótimo exemplo

disso).

livro “O Segredo de uma mente milionária” de T.

Harv Eker;

MOTIVAÇÃO PARA A DISCIPLINA

23/02/2014

19

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

O que é lógica?

Definição 1: “É a arte de bem pensar”.

Definição 2: A lógica estuda e ensina a

colocar “Ordem no pensamento”.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

20

INTRODUÇÃO

Exemplos:

1) Todo mamífero é um animal.

Todo cavalo é um mamífero.

Portanto, todo cavalo é um animal.

2) O melhor time do Mundo é o atual campeão da Mundial.

O Corinthians é o atual campeão da Mundial.

Portanto, o Corinthians é o melhor time do Mundo.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

INTRODUÇÃO

Os exemplos anteriores representam um argumento

composto de duas premissas e uma conclusão; e

estabelecendo uma relação, que pode ser válida ou

não.

Este é um dos objetivos da lógica, o estudo de técnicas

de formalização, dedução e análise que permitam

verificar a validade de argumentos.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

21

INTRODUÇÃO

Existe lógica no dia-a-dia?

1) A gaveta está fechada.

A caneta está dentro da gaveta.

Precisamos primeiro abrir a gaveta para depois

pegar a caneta.

2) Anacleto é mais velho que Felisberto.

Felisberto é mais velho que Marivaldo.

Portanto, Anacleto é mais velho que Marivaldo.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Mas e a lógica de programação?

Antes de responder essa pergunta...

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

22

O COMPUTADOR TEM VONTADE

PRÓPRIA?

O computador somente

executa as passos

(instruções) que lhe

indicamos.

23/02/2014

23

O computador tem como finalidade

receber, manipular e armazenar dados. Sua principal função é a de

processar dados.

O computador:

• Não tem iniciativa.

• Não é independente.

• Não tem criatividade.

• Não tem inteligência.

• Depende de instruções que lhe são passadas para executar algo.

Algoritmos e Programação Acessado em 15/02/2011 – Sala Virtual Profª. Claudia Vicci Amadeu

Processamento de dados

O computador recebe dados por meio de um dispositivo de entrada

(teclado, mouse, ou outro), realiza operações com esses dados e gera uma

resposta, que é expressa por meio de um dispositivo de saída (monitor de

vídeo, impressora ou outro).

Processamento

de dados

Entrada de

dados

Dados

processados

Teclado

Mouse

Monitor de vídeo

Impressora

Algoritmos e Programação Acessado em 15/02/2012 – Sala Virtual Profª. Claudia Vicci Amadeu

23/02/2014

24

COMO O COMPUTADOR SABE OS

PASSOS QUE IRÁ EXECUTAR?

Programas (softwares)

23/02/2014

25

COMO CRIAR PROGRAMAS?

ATRAVÉS DE LÓGICA DE

PROGRAMAÇÃO

23/02/2014

26

INTRODUÇÃO

Mas e a lógica de programação?

Significa o uso correto das leis do pensamento, da

“ordem da razão” e de processos de raciocínio e

simbolização formais na programação de

computadores.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

INTRODUÇÃO

O raciocínio é algo abstrato, intangível. Os seres

humanos têm a capacidade de expressa-lo através

de palavra falada ou escrita em um determinado

idioma que segue uma série de padrões

(gramática).

Mas e a lógica de programação?

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

27

a bola amarela

the yellow ball

Mas e a lógica de programação?

Um raciocínio pode ser expresso em qualquer um

dos inúmeros idiomas existentes, mas continuará o

mesmo raciocínio, usando apenas outra conversão.

INTRODUÇÃO

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Mas e a lógica de programação?

Algo similar ocorre com a Lógica de Programação,

que pode ser concebida pela mente treinada e pode

ser representada em qualquer uma das inúmeras

linguagens de programação existentes. Essas por

sua vez, são muito atreladas a uma grande

diversidade de detalhes computacionais.

INTRODUÇÃO

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

28

using System;

using System.Collections.Generic;

static int Fibo(int x)

{

if (x <= 1) {

return 1;

} else {

return Fibo(x – 1) + Fibo(x – 2);

}

static void Main() {

for (int i = 0; i < 30; i++) {

Console.WriteLine(Fibo(i)); }

}

}

public class Fibonacci {

static long fibo(int n) {

if (n < 2) {

return n;

} else {

return fibo(n - 1) + fibo(n - 2);

}

}

public static void main(String[] args) {

for (int i = 0; i < 30; i++) {

System.out.print("(" + i + "):" +

Fibonacci.fibo(i) + "\t"); }

}

}

EXEMPLO

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

INTRODUÇÃO

Para escapar dessa torre de Babel e, ao mesmo

tempo, representar mais fielmente o raciocínio da

Lógica de Programação, utilizamos os Algoritmos.

Mas e a lógica de programação?

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

29

ALGORITMIZANDO A LÓGICA

Por que é importante construir algoritmo?

Um algoritmo tem por objetivo representar mais

fielmente o raciocínio envolvido na Lógica de

Programação e, dessa forma, permite-nos abstrair

de uma série de detalhes computacionais, que

podem ser acrescentados mais tarde. Assim,

podemos focalizar nossa atenção naquilo que é

importante.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

O QUE É UM ALGORITMO?

23/02/2014

30

INTRODUÇÃO

O que é um Algoritmo?

Uma sequência de passos que

visam a atingir um objetivo bem

definido.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Na medida em que precisamos especificar uma

sequência de passos é necessário utilizar ordem,

portanto precisamos utilizar lógica.

Apesar do nome pouco usual, algoritmos são

comuns em nosso cotidiano.

INTRODUÇÃO

O que é um Algoritmo?

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

31

INTRODUÇÃO

O que é um Algoritmo?

A receita de um bolo é um Algoritmo.

Pois nela esta descrita uma série

de ingredientes necessários e

uma sequência de diversos

passos (ações) que devem ser

fielmente cumpridos para que se

consiga fazer o alimento

desejado.

INTRODUÇÃO

O que é um Algoritmo?

Quando elaboramos um algoritmo,

devemos especificar ações claras e

precisas, que a partir de um estado

inicial, após um período de tempo

finito, produzem um estado final

previsível e bem definido.

23/02/2014

32

• Troca de uma lâmpada

• Troca um pneu do carro

• Construção de uma casa

• Construção de um motor elétrico

• Comércio eletrônico

• Resolução dos problemas de “Física”

•...

EXEMPLOS DE ALGORITMOS CONHECIDOS

Exemplo: Algoritmo - troca de uma lâmpada

- pegar uma escada;

- posicionar a escada embaixo

da lâmpada;

- busca uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

33

Não, pois sempre a lâmpada será trocada, estando

ela queimada ou não.

O algoritmo anterior está completo?

Algoritmo - troca de uma lâmpada

REFERÊNCIA: PLT – CAPÍTULO 1

Algoritmo – troca de uma lâmpada com teste

- pegar uma escada;

- posicionar a escada embaixo

da lâmpada;

- busca uma lâmpada nova;

- acionar o interruptor;

- se a lâmpada não acender, então

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova.

REFERÊNCIA: PLT – CAPÍTULO 1

23/02/2014

34

No exemplo anterior se a condição lâmpada não

acender for falsa (a lâmpada está funcionando), as

ações relativas a troca da lâmpada não serão

executadas, e a lâmpada (que esta em bom estado)

não será trocada.

O condicionamento de uma ação

é conhecido como teste seletivo

Algoritmo – troca de uma lâmpada com teste

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste no início

- acionar o interruptor;

- se a lâmpada não acender, então

- pegar uma escada;

- posicionar a escada embaixo

da lâmpada;

- busca uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

23/02/2014

35

Observe que, agora a ação acionar o interruptor é a

primeira do algoritmo e a condição da lâmpada não

acender já é avaliada. Nesse caso, pegar uma

escada até colocar a lâmpada nova dependem de a

lâmpada estar queimada.

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste no início

Podemos considerar que o

algoritmo está completo?

Não, pois não prevê a possibilidade de a lâmpada

nova estar queimada.

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste no início

23/02/2014

36

- acionar o interruptor;

- se a lâmpada não acender, então

- pegar uma escada;

- posicionar a escada embaixo

da lâmpada;

- busca uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova;

- descer da escada;

- acionar o interruptor;

- se a lâmpada não acender, então

- busca uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova;

- descer da escada;

- acionar o interruptor;

- se a lâmpada não acender, então

- busca uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova.

- descer da escada;

- acionar o interruptor;

...

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste e repetição indefinida.

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Até quando o algoritmo será

executado?

Percebemos que o número de repetições é

indefinido, porém é finito, e que depende apenas de

uma condição estabelecida, o que leva a repetir as

ações até alcançar o objetivo.

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste e repetição indefinida.

23/02/2014

37

- acionar o interruptor;

- se a lâmpada não acender, então

- pegar uma escada;

- posicionar a escada embaixo

da lâmpada;

- busca uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova;

- descer da escada;

- acionar o interruptor;

- enquanto a lâmpada não acender, faça

- busca uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova;

- descer da escada;

- acionar o interruptor;

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste e condição de parada

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Até agora efetuamos a troca de uma única lâmpada,

na verdade estamos testando um único soquete.

O que faríamos se tivéssemos 10

soquetes?

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste para 10 soquetes com repetição

23/02/2014

38

- Ir até o interruptor do primeiro soquete

- enquanto a quantidade de soquetes testados for menor que 10, faça

- acionar o interruptor

- se a lâmpada não acender, então

- pegar uma escada;

- posicionar a escada embaixo da lâmpada;

- buscar uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova;

- descer da escada;

- acionar o interruptor;

- enquanto a lâmpada não acender, faça

- busca uma lâmpada nova;

- subir na escada;

- retirar a lâmpada velha;

- colocar a lâmpada nova;

- descer da escada;

- acionar o interruptor;

- Ir até o interruptor do próximo

soquete.

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste para 10 soquetes com repetição

REFERÊNCIA: “Construção de Algoritmos” (Bibliografia Complementar)

Algoritmo - Troca de uma lâmpada com teste para 10 soquetes com repetição

Quando a condição quantidade de soquetes

testados for menor que 10 for verdadeira, as ações

responsáveis pela troca ou não de um único

soquete serão executadas. Caso a condição de

parada seja falsa, ou seja, todos os 10 soquetes já

tiverem sido testado, nada mais será executado.

23/02/2014

39

CONCLUSÃO

Qualquer pessoa, fundamentada teria condições de

resolver o problema “Trocar a lâmpada” na prática,

porém como o computador não “pensa” é

necessário descrever todos os passos possíveis

para que ele execute uma determinada tarefa.

EXERCÍCIOS (BIBLIOGRAFIA

COMPLEMENTAR)

23/02/2014

40

EXERCÍCIOS – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1 - Três senhoras – dona Branca, dona Rosa e dona Violeta

– passeavam pelo parque quando dona Rosa disse:

- Não é curioso que estejamos usando vestidos de cores

branca, rosa e violeta, embora nenhuma de nós esteja

usando um vestido de cor igual ao seu próprio nome?

- Uma simples coincidência – respondeu a senhora com o

vestido violeta.

- Qual a cor do vestido de cada senhora?

EXERCÍCIOS – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

2 - Um homem precisa atravessar um rio com um barco

que possui capacidade apenas para carregar ele

mesmo e mais uma de suas três cargas, que são: um

lobo, um bode e um maço de alfafa. O que o homem

deve fazer para conseguir atravessar o rio sem perder

suas cargas? Escreva um algoritmo mostrando a

resposta, ou seja, indicando todas as ações necessárias

para efetuar uma travessia segura.

23/02/2014

41

EXERCÍCIOS – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

3 – No torneio de atletismo, Barnabé, Gumercindo e Teodoro

participaram das provas de 100 metros rasos, salto em

distância e arremesso de dardo. Cada um deles conseguiu

um primeiro lugar, um segundo e um terceiro. Descubra o

que cada um conquistou, sabendo que:

1) Gumercindo venceu Barnabé no salto em distância;

2) Teodoro chegou atrás de Gumercindo no arremesso de

dardo;

3) Barnabé não chegou em primeiro nos 100 metros rasos.

R: Salto em distancia: Gumercindo, Teodoro, Barnabé

Arremesso de dardo: Barnabé, Gumercindo, Teodoro

100 metros rasos: Teodoro, Barnabé, Gumercindo

OBRIGADO

...

Baixar como  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »