TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amplificador Operacional

Exames: Amplificador Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Neste relatório será apresentado o estudo do amplificador operacional que é uma unidade eletrônica que se comporta como uma fonte de tensão controlada por tensão. O amplificador operacional realiza operações matemáticas sobre os sinais de entrada, como operações de amplificação, redução, integração e diferenciação do sinal de entrada. Desta forma, o AMPOP é um elemento fundamental em projetos de circuitos analógicos, visto que os AMPOPS são baratos, versáteis e fáceis de utilizar. Os AMPOPS são encontrados no mercado em forma de circuitos integrados, pois construir um amplificador operacional requer o conhecimento de arranjos complexos de resistores, transistores, capacitores e diodos.

O circuito integrador utilizado no laboratório correspondente a um AMPOP 741, sua pinagem e simbologia é mostrada logo abaixo:

Figura 1: Configuração do CI 741 e sua simbologia.

Os terminais importantes do CI descrito acima, correspondem a:

1. Entrada inversora (pino 2)

2. Entrada não inversora (pino 3)

3. A saída (pino 6)

4. A fonte de alimentação positiva V+ (pino 7)

5. A fonte de alimentação negativa V- (pino 4)

Objetivo

Será proposto como objeto de estudo circuitos com amplificadores operacionais composto por capacitores, indutores e resistores. Desta forma será possível apresentar uma abordagem diferente para amplificadores operacionais mostrando as operações matemáticas de integração e diferenciação apresentando trabalhado com uma equação matemática.

Materiais Utilizados

A. Fonte de alimentação modelo MPL-1303 Minipa;

B. Gerador de funções modelo GV-2002 ICEL;

C. Osciloscópio 2530 BK Precision;

D. Circuito operacional 741;

E. Resistores de 1kΩ, 100Ω;

F. Capacitor de 1µF.

Procedimento experimental e Resultados

Montado o circuito da Figura-2, com Vin(t) representando pelo gerador de funções (ICEL GV-2002). Foram utilizados R = 1kΩ, C = 1µF e RC = 100Ω. O resistor de compensação RC evita oscilações e à amplificação de ruído em altas-frequências. Foram observados e documentados as formas de onda na saída Vout(t), para as entradas Vin(t) mostradas na Tabela-1. Foram verificados os comportamentos das ondas juntamente com as faixas frequências, amplitudes e analisando se o circuito funcionava como um diferenciador.

Figura-2

Montado o circuito da Figura-3, com Vin(t) representado pelo gerador de funções (ICEL GV-2002). Foi utilizado R = R’ = 1kΩ e C = 1µF. Foi observado e documentado em tabela as formas de onda na saída Vout(t), para as entradas Vin(t) mostradas na Tabela-2. Foram verificadas se ocorreria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com