TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Casos: Anatomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 6

1. ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA

2. Anatomia Ciência que estuda a estrutura macroscópica e microscópica do corpo dos seres vivos.

3. ANATOME derivado do grego ANA – em partes TOME - cortes

4. ANATOMIA SISTÊMICA Sistema esquelético (Osteologia) Sistema Articular (Artrologia) Sistema Muscular (Miologia) Sistema Nervoso ( Neurologia) Sistema Tegumentar (Dermatologia) Sistema Circulatório (Angiologia) Sistema Disgestório ou Digestivo (Gastroenterologia) Sistema Respiratório (Pneumologia) Sistema Urinário (Urologia) Sistema Endócrino (Endocrinologia) Sistema Reprodutor

5. OBJETIVO DA DISCIPLINA Estudar a estrutura do corpo humano nos diferentes sistemas: esqueléticos e muscular

6. Conceito de Variação Anatômica e Normal 1. A simples observação de um grupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo. 2. Estas diferenças morfológicas são denominadas variações anatômicas e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo.

7. Conceito de Variação Anatômica e Normal ►Variações anatômicas externas: a) diferença de altura entre duas pessoas. b) uma pessoa obesa diante de uma magra. ►Variações anatômicas internas: a) forma do estômago entre dois indivíduos. b) as veias superficiais dos braços de um mesmo indivíduo.

8. Anomalia e Monstruosidade 1. Dissemos que na variação anatômica não há prejuízo da função. 2. Entretanto, podem ocorrer variações morfológicas que determinam perturbação funcional por exemplo, o indivíduo pode nascer com um dedo a menos na mão direita. 3. Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, diz-se que se trata de uma anomalia e não de uma variação.

9. Anomalia e Monstruosidade 4. Se a anomalia for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade. 5. Por exemplo: a agenesia ( não formação) do encéfalo. 6. O estudo deste assunto é feito em teratologia

10. Fatores Gerais da Variação ►As variações anatômicas ditas individuais, devem-se acrescentar aquelas decorrentes: - da idade. - do sexo. - da raça. - do tipo constitucional. - da evolução.

11. Fatores gerais de variação 1. Idade. -é o tempo decorrido ou a duração da vida. Notáveis modificações anatômicas ocorrem as fases da vida intra e extra- uterina do mamífero. -em cada período o indivíduo recebe nome especial a saber:

12. Fatores Geras de Variação a) Fase intra-uterina 1) ovo – quinze primeiros dias. 2) embrião – até o fim do 2º mês. 3) feto – até o 9º mês. b) Fase extra-uterina 4) recém-nascido – até 1 mês após o nascimento. 5) infante – até o fim 2º ano. 6) menino – até o fim do 10º ano.

13. Fatores Gerais de Variação 7) pré-púbere – até a puberdade. 8) púbere – dos 12 anos aos 14 anos, correspondendo à maturidade sexual que é variável nos limites da fase e nos sexos. 9) jovem – até os 21 anos no sexo feminino e 25 anos no sexo masculino. 10)adulto – até a menopausa (castração fisiológica natural) feminina (cerca de 50 anos) e ao correspondente processo no homem (cerca de 60 anos). 11) velho – além dos 60 anos.

14. Fatores Gerais de Variação 2. Sexo. -é o caráter de masculinidade ou feminilidade. -é possível reconhecer órgãos de um e de outro sexo, graças a características especiais, mesmo fora da esfera genital

15. Fatores Gerais de Variação 3. Raça. -é a denominação conferida a cada grupamento humano que possui caracteres físicos comuns, externa e internamente, pelos quais se distinguem dos demais. -raças Branca, Negra e Amarela e seus mestíços, ou seja, “o produto do seu entrecruzamento”.

16. Fatores Gerais de Variação 4. Biotipo. -é a resultante da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio e da sua interrelação. -os biótipos constitucionais existem em cada grupo racial. -na grande variabilidade morfológica humana há possibilidade de reconhecer o tipo médio e os tipos extremos. -os dois tipos extremos são chamados longilíneo e brevilíneo.

17. Fatores Gerais de Variação a)OS longilíneos são indivíduos magros, em geral altos, com pescoço longo, tórax muito achatado ântero-posteriormente, com membros longos em relação à altura do tronco. -um exemplo seria o da conhecida figura de D. Quixote.

18. Fatores Gerais de Variação b)Os brevilíneos são indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de grande diâmetro ântero-posterior, membros curtos em relação à altura do tronco. -a figura de Sancho Pança representa a de um brevilíneo. c)Os mediolíneos apresentam caracteres intermediários aos dos tipos precedentes.

19. Fatores Gerais de Variação 5. Evolução. Influencia o aparecimento de diferenças morfológicas, no decorrer dos tempos, como foi demonstrado pelo estudos dos fósseis.

20. Considerações Gerais O estudo do material cadavérico deve ser sempre referido ao do animal vivo ou comparado ao do vivente, o que pode ser obtido por outros métodos, como a radiografia e a radioscopia e os exames endoscópicos. Esta noção é de fundamental importância: o que se vê nos cadáveres não corresponde, exatamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com