TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Ensaio: Anatomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Ensaio  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

1. Neste capítulo você teve contato com diversos modelos de sociedade e de cultura. Do Mito ao Iluminismo observamos contextos socioculturais bem distintos. Desenvolva um texto que descreva as principais características de cada período, marcando as diferenças entre os

valores pré-modernos e modernos.

O Iluminismo também conhecido como século das luzes foi um movimento cultural da elite intelectual européia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão,afim de reformar em um novo conceito a sociedade e todo seu conhecimento.Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo , que segundo eles bloqueavam a evolução do homem. O avanço cientifico e tecnológico do século XX trás novas expectativas a humanidade. As invenções contribuem para um clima de conforto e praticidade . Afinal o telefone, a lâmpada elétrica , o automóvel e o telegrafo começam a influenciar , definitivamente na vida das pessoas . Além dessas a arte mostrou um inovador meio de comunicação , diversão e entretenimento : o cinema . Chamamos de Pré modernismo a essa fase de transição literária entre as escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas . Enquanto a Europa preparava-se para a guerra o Brasil vivia uma fase chamada café com leite onde os grandes latifundiários do café dominavam a economia.O pré modernismo deve ser situado nas duas décadas inicias deste século , até 1922 quando foi realizada a semana da arte moderna . Serviu de ponte para unir os conceitos prevalecentes do parnasianismo . O pré modernismo não foi um movimento organizado , por isso deve ser apenas considerado como uma fase. Chama-se genericamente o conjunto de movimentos culturais , escolas estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX de modernismo. Encaixam-se nesta classificação a literatura , a arquitetura, design , pintura ,teatro e a musica . O modernismo baseou-se na idéia de que as formas tradicionais das artes plásticas , literárias e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas , e que se fazia fundamental deixá-las de lado e se criar no ligar uma nova cultura.

2. No século XVIII duas revoluções - Industrial e Francesa - transformaram as relações sociais na Europa. Relacione os aspectos específicos de cada Revolução, colocando no local indicado a letra correspondente:

(A) Revolução Industrial

(B) Revolução Francesa

(A ) foi considerada uma revolução econômica.

(B ) foi considerada uma revolução política.

(B)’’ luta pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade”.

(A ) separação entre capital e trabalho.

(A ) forneceu bases políticas para o desenvolvimento do capitalismo.

Exercícios

1. Para aprofundar e exercitar sua compreensão a respeito da teoria funcionalista proposta por Émile Durkheim, é fundamental conhecer os conceitos apresentados por ele para análise da Sociedade. Assim sendo, relacione os conceitos as suas definições:

Tempo da Atividade: 10 minutos.

(a) Fato Social

(b) Consciência Coletiva

(c) Solidariedade mecânica

(d) Solidariedade orgânica

(B ) A forma moral vigente na sociedade que determina a maneira de pensar, ser e agir dos indivíduos.

(A ) São fenômenos sociais, exteriores aos indivíduos, que podem ser tratados como coisas.

(B ) Forma de organização social típica das sociedades modernas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com