TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anelideos

Tese: Anelideos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Anelídeos

Anelídeos são animais pluricelulares de corpo mais ou menos cilíndrico e alongado que se apresenta, ao longo de seu eixo maior, que é subdividido, tanto externo como internamente, em anéis ou metâmeros. Os anelídeos são desta forma, vermes mais evoluídos que os platelmintos e nematelmintos, que são ametaméricos. Seu nome deriva do fato de ter o corpo dividido em segmentos ou "anéis", peculiaridade que o aproxima dos artrópodes, também segmentados. As semelhanças entre anelídeos e artrópodes levaram alguns autores a reunir os dois grupos em um único filo, o dos articulados. Existem representantes desses filos que são muito pequenos e outros que podem atingir até 16 metros, como a lula gigante, que é bastante rara. Outros animais de corpo mole como caramujos, polvos e lulas são classificados como moluscos.

Classificação dos Anelídeos

- Oligoquetos (poucas cerdas)

- Poliquetos (muitas cerdas)

- Aquetos (sem cerdas)

Habitat

O habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos ou a água doce e a terra úmida.

Sustentação e Locomoção

O esqueleto está ausente. A sustentação do corpo é dada pelo celoma, que atua como esqueleto hidrostático. Apresentam um sistema muscular representado pelo sistema músculo-dermático, constituído por duas camadas de fibras musculares: uma externa circular e outra interna longitudinal. A locomoção é feita por contrações rítmicas da musculatura

Digestão nos Anelídeos

Possuem aparelho digestivo com tubo digestivo completo. A digestão é extracelular. As minhocas nutrem-se de vegetais em decomposição presentes no solo. O intestino apresenta projeções cegas (cecos intestinais) e uma prega em seu interior (tiflossole) que aumentam a superfície de absorção do alimento.

Aparelho Respiratório

Os anelídeos são desprovidos de aparelho respiratório, a respiração é cutânea (respiração realizada através da pele, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas).

Excreção

Está formado por um par de nefrídeos em cada anel do corpo. Estes retiram as excretas da cavidade celomática e os eliminam para o meio externo através de poros excretores localizados na superfície lateral do corpo.

Sistema Nervoso

O sistema nervoso é centralizado, do tipo ganglionado. Há um par de gânglios cerebroides localizados sobre a faringe, de cada um dos quais parte um cordão nervoso longitudinal e ventral. Em cada anel há um par de gânglios dos quais partem nervos que se dirigem para os órgãos e para a superfície do corpo.

Produção

Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditos, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com