TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANELÍDEOS

Seminário: ANELÍDEOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

ANELÍDEOS(FILO ANNELIDA)

Os anelídeos são animais que apresentam o corpo segmentado em vários anéis. Um de seus representantes é a minhoca.

Características gerais

Os anelídeos são animais que apresentam o corpo cilíndrico divididos em vários segmentos ou anéis. As minhocas e as sanguessugas pertencem a esse grupo. Este filo inclui espécies marinhas, de água doce e terrestre.

Outra característica de muitos anelídeos é presença de cerdas, pequenos filamentos rígidos que auxiliam na locomoção. Os anelídeos respiram pela pele, que é muito fina e úmida. A digestão é somente extracelular e o tubo digestório é completo, ou seja, tem boca e ânus.

Classificação dos anelídeos

Os anelídeos podem ser divididos em três classes: os hirudíneos, os poliquetos e os oligoquetos.

Os hirudíneos não apresentam cerdas, como as sanguessugas.

Os poliquetos têm muita cerda no corpo, como a Nereis.

Os oligoquetos são caracterizados por terem poucas cerdas no corpo. As minhocas são os oligoquetos mais conhecidos. Próximo à boca desses animais há uma região chamada clitelo, formada por segmentos que produzem muco, que auxilia no deslocamento e mantém a umidade da pele. Além disso, o clitelo tem importante papel durante a reprodução.

As minhocas vivem em solos úmidos. Esses anelídeos ingerem porções de, terra de onde retiram restos vegetais, que são usados como alimento. Ao se alimentar, as minhocas cavam túneis que contribuem para a aeração do solo e suas fezes servem como adubo.

Os anelídeos compreendem cerca de quinze mil espécies, como representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Porem ser parasitas ou de vida livre. Alguns são hermafroditas, mas existem também os que apresentam sexos separados. Um dos mais conhecidos animais deste grupo é a minhoca.

Características gerais das minhocas

O corpo das minhocas é cilíndrico, alongado e dividido em anéis – que variam em número de acordo com a espécie e a idade.

No primeiro anel encontra-se a boca e, no último, o ânus,os anelídeos tem sistema digestório completo. Na pheretima hawayana – conhecida como “minhoca-louca”, porque se contorce muito quando incomodada, e comum em solos brasileiros -14º, o 15º e o 16º anéis, a contar da boca, formam uma região mais larga denominada clitelo.

O clitelo é importante na reprodução da minhoca.

Na superfície do corpo existem cerdas – pequenos filamentos que ajudam na locomoção.

As minhocas vivem no interior do solo. Ao se locomoverem, elas contraem e distendem seus músculos, fazendo com que os anéis se encolham e se entendam, num movimento ondulatório. O movimento e auxiliado também pelas cerdas, que se erguem, fornecendo ao animal mais apoio nas irregularidades do terreno.

As minhocas respiram por meio da pele que devem permanecer úmida para facilitar as trocas gasosas com o meio externo.

A reprodução das minhocas

No corpo de uma minhoca existem tanto o sistema genital masculino, quanto o sistema genital feminino.

O sistema genital feminino é formado ovários, que produzem os óvulos; ovidutos em forma de funil; poros genitais femininos que se abrem no clitelo e três pares de receptáculos seminais.

Os componentes do sistema genital masculino são os testículos, que produzem os espermatozóides, e os funis espermáticos que formam dois ductos seminais, são canais que se abrem nos poros genitais masculinos.

Sendo hermafrodita, a minhoca é incapaz de se autofecundar. Depende da união com outra minhoca para a troca de espermatozóides. Quando copulam, duas minhocas se unem pelo clitelo e trocam espermatozóides. Os espermatozóides de uma, fecundam os óvulos da outra.

O clitelo produz um casulo, são eliminados os óvulos maduros. O casulo desliga-se do clitelo e se desloca para a extremidade anterior do animal, onde recebe espermatozóides. Após a fecundação, o casulo separa-se do corpo da minhoca, sendo eliminado no solo.

A digestão das minhocas

As minhocas se alimentam de folhas caídas e de outros restos orgânicos misturados ao solo. Chegando ao papo onde fica temporariamente armazenado, o alimento passa para a moela, onde o alimento é ingerido e é triturado. Em seguida, o alimento passa para o intestino, onde a digestão se completa e os nutrientes digeridos são absorvidos.

A respiração e a circulação das minhocas

As minhocas, como a maioria dos anelídeos têm respiração cutânea as trocas gasosas entre o organismo e o meio externo ocorrem através da pele.

Alguns anelídeos aquáticos respiram por meio de delicados filamentos dotados de vasos sangüíneos chamados de brânquias e retiram gás oxigênio dissolvido na água.

Os anelídeos têm um sistema cardiovascular ou circulatório, onde o sangue circula por um sistema fechado de vasos. O sangue tem pigmentos respiratórios dissolvidos em sua porção líquida – o plasma sanguíneo. Na minhoca,o pigmento respiratório e a hemoglobina, responsável pelo transporte e distribuição de aproximadamente 40% do gás oxigênio utilizado pelo organismo. O resto do gás oxigênio apresenta-se dissolvido no plasma sanguíneo.

Os grupos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com