TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais Vertebrados

Casos: Animais Vertebrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 5

Características dos vertebrados

Os vertebrados têm como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral, que é formada por vértebras. Esses animais possuem músculos e esqueleto, fazendo com que realizem movimentos mais complexos que os invertebrados. A maior parte dos vertebrados possui o sistema nervoso bem desenvolvido, tendo o sistema central composto pelo cérebro e medula espinal. Os vertebrados inferiores são controlados predominantemente pelo cérebro, que desempenha o comando das funções dos órgãos sensoriais. Os vertebrados superiores têm o cérebro maior, que permite a troca de informações mais intensa entre as diversas partes do organismo. Os músculos (estriado esquelético, cardíaco e liso) e o esqueleto interno formam estruturas necessárias para que os animais se adaptem a forma de vida que levam. Na formação de órgãos, encontram-se responsáveis os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso. Todos os animais vertebrados possuem cabeça e crânio circuncidando o encéfalo, que é formado por prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Na fase embrionária, eles possuem a crista neural, que forma estruturas como as cefálicas. O sistema de respiração desses animais se dá através de brânquias, pulmões ou ainda pela pele.

Sua estrutura

Os vertebrados têm estruturas que permitem que o seu tamanho corporal se apresente maior. Eles têm também órgãos importantes com melhor proteção. A coluna e o crânio formam o esqueleto axial, a cauda e a caixa torácica (formada pelas costelas) fazem parte desse esqueleto. Essa caixa torácica protege alguns dos órgãos vitais, tais como o coração e os pulmões. Ossos e cartilagens formam as nadadeiras, braços, pernas e asas, esses fazem a representação do esqueleto apendicular. É graças a tais estruturas que os vertebrados são reconhecidos mais facilmente.

Exemplos de animais vertebrados

Aves: Ema, galinha, beija-flor, pinguim, joão-de-barro etc.;

Peixes: Arraia, barracuda, cavalo-marinho, tubarão, peixe-bruxa, lampreia, peixe-palhaço, dourado etc.;

Répteis: Serpente, tartaruga, jacaré, lagarto, cobra-de-duas-cabeças etc.;

Anfíbios: Rã, sapo, perereca, cobra-cega etc.;

Mamíferos: Gato, cachorro, macaco, leão, onça, vaca, etc.

Aves

Características das Aves:

- São animais vertebrados (presença de coluna vertebral segmentada);

- São bípedes (se movimentam na posição vertical, usando as extremidades inferiores para assentar no solo);

- São ovíparos (embrião se desenvolve dentro de um ovo, em ambiente externo e sem ligação com a mãe);

- São homeotérmicos (a temperatura corporal é mantida constante, mesmo com variação da temperatura do meio ambiente);

- Possuem o corpo coberto por penas;

- Possuem asas (grande parte das aves consegue voar com estas asas);

- Possuem bico (usado para pegar alimentos, quebrar, furar e até transportar);

- Possuem ossos pneumáticos (com presença de ar na parte interna, são ocos).

Habitat

As aves são encontradas em quase todas as partes do planeta. Mesmo em áreas com temperaturas extremas (desertos e pólos) podemos encotnrar algumas espécies adaptadas. Porém, a maior quantidade de aves habita regiões de floresas em função da grande disponibilidades de alimentos.

Alimentação

A alimentação das aves é bem variada. Algumas espécies são carnívoras (urubu, gavião, águia), porém a maioria das aves se alimenta de frutos, grãos e sementes. Já os pinguins, por exemplo, possuem alimentação baseada no consumo de peixes.

Reprodução

As aves possuem reprodução interna. A fêmea possui um ovário, enquanto o macho libera espermatozoides através dos dois testículos. A fecundação é interna e as fêmeas põem ovos que são cobertos por uma casca calcária.

Você sabia? Nem todas as aves podem voar. Pinguins, avestruzes e quivis são aves não voadoras. A anatomia do corpo destas aves não permite que elas consigam sair do solo.

Reino: Animalia Subreino: Metazoa Filo: Chordata Subfilo: Vertebrata

Infrafilo: Gnathostomata Superclasse: Tetrapoda

Classe: Aves

Exemplos de espécies de aves conhecidas:

- Águia ,Arara ,Avestruz ,Beija-flor, Bem-te-vi ,Canário, Cegonha,Cisne,Coruja,Ema, Galinha Garça, Gavião,Marreco,Papagaio, Pato, Peru, Pinguim,Pombo,Sabiá,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com