TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  1.449 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TEXTO AUXILIAR – ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS..............7

2.2 PROPOSTA PRÁTICA..................................................................................8

3 CONCLUSÃO...............................................................................................11

4 REFERENCIAS................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

As orientações para o ensino de natureza e sociedade são baseadas no referencial comum curricular nacional pra educação infantil que se constitui em um conjunto de referenciais e orientações didáticas, trazendo um eixo de trabalho pedagógico ‘’o brincar como forma de expressão de pensamento interação de comunicação e socialização por mio da sua participação e inserção nas mais diversas praticas sociais sem descriminação de espécie’’.

Podendo assim assegurar o atendimento as necessidades básicas do desenvolvimento sócio afetivo, físico mental e intelectual, garantindo no avanço na contribuição do conhecimento diante de procedimentos didáticos e estratégias metodológicas adequadas as necessidades das crianças.

Desenvolver o eixo temático exige uma preparação e organização criteriosa do trabalho pedagógico o qual deve abordar situações desafiadoras de aprendizagem capaz de cumprir as funções sociais daquilo que se pretende ensinar.

Segundo as orientações do RCNEI o professor deve planejar considerando as importâncias sociais e culturais dos conteúdos e ao mesmo tempo adotar uma abordagem sócio construtiva, que coloquem os conhecimentos prévios das crianças como requisito fundamental para toda intervenção pedagógica.

2 DESENVOLVIMENTO

Uma visão de currículo

Como base para a educação infantil deve-se haver um currículo ou proposta pedagógica de forma diferenciada e articulada dando ênfase ao desenvolvimento das crianças inseridas nas instituições e as aprendizagens que se quer promover.

Essa instituição organiza os projetos levando em consideração tanto seu currículo interno como nas relações sociais que ajudam na construção da identidade das crianças. Ele deve ser um instrumento que envolva conhecimento teórico, científico e formulado coletivamente.

Deve- se levar em consideração, na hora da criação ou formulação da proposta pedagógica para a educação infantil a individualidade e integração social, ética, cultural, linguística e avaliar a aprendizagem de acordo as estratégias elaboradas.

A democracia precisa fazer parte dessa proposta, pois ela deve envolver professores, profissionais da instituição, famílias, comunidade e as crianças.

A criança é o centro na hora de planejar a proposta, projeto ou currículo pedagógico. Pois ela vai se desenvolver, relacionar-se nos grupos e contextos culturais do ambiente ao qual ela está inserida.

Ela quer dar significado às suas teorias e experiências e tende a buscar no mundo a sua volta orientações para ampliar seus conhecimentos através dos relacionamentos, do convívio social, do que ela vê toca, por quês, produzindo assim sua cultura.

Embora o período da educação infantil caracteriza-se pelo grau de desenvolvimento físico, biológico e orgânico da criança, existem também as experiências que serão desenvolvidas através das relações com o mundo material, social ou com outras crianças mais experientes.

Assim a criança necessita desse contato com o outro e com o mundo a sua volta para se desenvolver, compreender o mundo e a si mesma testando e modificando as interações que constrói com o outro ser humano ou com objetos.

A ludicidade e a brincadeira são fundamentos para o aprendizado e o desenvolvimento da capacidade infantil como também ajudam a ampliar compreensão da aprendizagem infantil.

Nesse processo de aprendizagem infantil é dado às crianças os princípios éticos como a valorização da autonomia; cada ser humano é único e merece ser respeitado da responsabilidade como cidadão, da ajuda ao próximo, do respeito ao grupo, do trabalho para o bem de todos, respeito e conservação do meio ambiente e das culturas etc..

Cabe às instituições ajudar nesse desenvolvimento através das atividades propostas, a ensinar a criança valores, autonomia nas escolhas das brincadeiras, os relacionamentos, fortalecerem a autoestima e a afetividade com todos.

Devem-se ensinar os valores a relação com os espaços públicos a natureza, a vida, e a preservação dos recursos naturais.

A educação infantil também deve iniciar o trabalho da formação do cidadão pensante, colaborador, questionador comprometido e formador de opinião.

De acordo ao RCNEI , a organização dos conteúdos por blocos, esses conteúdos podem ser apresentados ou trabalhados em um ou mais lixos porém expandido para vários temas. Dessa forma, o professor que conta uma história, não só trabalha a leitura como a escuta e a escrita, como em qualquer outra atividade proposta ele pode explorar várias áreas de conhecimento e desenvolver outras habilidades das crianças. O professor pode organizar seu planejamento estando atentas as várias possibilidades não ficando preso a um único eixo, usando a criatividade a seu favor, para melhoria do trabalho pedagógico.

Os conteúdos devem ser selecionados de forma a atingir os objetivos gerais estabelecidos. Porém deve o professor se preocupar em considerar as particularidades e necessidades de cada grupo, selecionando esses conteúdos para que sejam significativos para a criança.

É de suma importância, também que nesse processo de escolha haja uma compreensão de que ele fará parte do processo de avanço do aprendizado e da possibilidade de crescimento do conhecimento da criança e que ela é o objeto de maior importância na escolha dos conteúdos. Por isso ao priorizar os conteúdos, deve-se trabalhar em momentos diversos, recapitula-los em outras ocasiões, ir e voltar a eles quantas vezes forem necessário, aprofundando-se de maneira prazerosa e que chame a atenção da criança.

A integração dos conteúdos para analise da realidade não se constitui um fim em si mesmo, pois uma atividade puxa outra atividade e as dimensões de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com