TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antibióticos

Projeto de pesquisa: Antibióticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.837 Palavras (36 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 36

1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Os perigos da ingestão de antibióticos sem prescrição médica

22 de agosto de 2011 comente

Desde o final de novembro do ano passado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga farmácias e drogarias a exigir receita médica para a venda de antibióticos, com prescrição feita em duas vias e a validade da receita de dez dias.

No final de abril deste ano as embalagens e bulas passaram a incluir a seguinte frase: “Venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção da receita”. O mês também foi o prazo final para que farmácias e drogarias concluíssem a adesão ao processo de escrituração das receitas, registrando a venda no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

A proposta para restringir e tornar mais rígidas as vendas de antibióticos no Brasil teve como objetivo diminuir o consumo desnecessário desses medicamentos e evitar o aumento da resistência bacteriana a essas drogas. Segundo o infectologista Jaime Rocha, a medida da Anvisa é extremamente benéfica já que, na prática, uma boa parte das vendas de antibióticos era feita sem nem mesmo a apresentação de uma receita médica. “O antibiótico é o único medicamento com impacto social. Se uma pessoa usa mal o antibiótico, pode-se induzir uma resistência bacteriana para outros pacientes, ou seja, ele pode deixar a bactéria ainda mais resistente e trocar material genético com outras bactérias, atingindo o que chamamos de transmissão horizontal,” explica o especialista.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais da metade das prescrições de antibióticos feitas no mundo é inadequada. De acordo com Jaime Rocha, para minimizar esse problema existem exames como o antibiograma que ajudam o médico a escolher o antibiótico mais apropriado para o paciente. “O uso de antibiótico deve ser pautado em diagnóstico preciso, clínico, laboratorial e microbiológico”, reforça.

Outra análise que auxilia a prescrição correta de medicamentos é a procalcitonina (PCT), que diagnostica a infecção bacteriana grave do organismo, chamada no jargão médico de sepse. Segundo o infectologista, o resultado desse exame pode resultar na diminuição dos efeitos colaterais das medicações, bem como da resistência bacteriana e de custos hospitalares, pois pode auxiliar na retirada de antibióticos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova norma para venda de antibióticos no País – a resolução RDC nº20/2011. A dispensa sob prescrição médica e a retenção da receita continuam valendo, mas a primeira via do receituário ficará com o paciente e a segunda será retida na farmácia. Antes da norma, o paciente ficava com a segunda via. Agora, o médico também precisa discriminar a idade e o sexo do paciente na receita.

Nesse post, mencionamos os antibióticos, mas é sabido que o uso de qualquer medicação, deve ser feita, sob orientação médica.

Leia mais: http://longevidade-silvia.blogspot.com/2011/08/os-perigos-da-ingestao-de-antibioticos.html#ixzz2y7LXULFF

Under Creative Commons License: Attribution

Antibióticos

De acordo com determinação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que vigora desde novembro do ano passado, a compra de antibióticos só pode ser feita mediante apresentação de receituário médico, pois o uso indiscriminado do medicamento fortaleceu as bactérias, tornando-as resistentes. Nem toda infecção deve ser tratada com antibiótico e o medicamento deve estar de acordo com a bactéria que se instalou. Em entrevista, Dr. Walter Tavares, Professor de Doenças Infecto-Parasitárias, aborda estes temas e explica o efeito dos antibióticos no organismo e os males causados pelo seu uso indevido.

Leia a entrevista e saiba mais sobre a determinação.

Entrevista com Dr. Walter Tavares

(clique nas perguntas para ver as respostas)

1. Como os antibióticos combatem as infecções no organismo?

2. Em quais casos os antibióticos são realmente indicados?

3. O que levou a esta determinação da ANVISA? Em que a regulamentação pode

auxiliar na saúde das pessoas e no uso correto dos antibióticos?

4. Quais são as possíveis complicações do uso do antibiótico incorreto ou em uma situação desnecessária?

5. Quais são os medicamentos que não devem ser ingeridos junto com os

antibióticos? Quais são os efeitos desta interação medicamentosa?

6. Existem alguns mitos populares relacionados à ingestão de antibióticos. Entre eles: não se pode ingerir em jejum; deve-se preferir a ingestão junto a uma refeição; deve-se ingerir o medicamento com leite, para evitar que ele cause dor no estômago; os antibióticos estragam os dentes; diminuem o efeito dos anticoncepcionais. O que é verdade e o que é apenas mito?

* Doutor em Medicina pela UFRJ e Professor de Doenças Infecto-Parasitárias do Departamento de Medicina da UFRJ, UFF, Centro Universitário de Volta Redonda, Centro universitário Serra dos Órgãos, da Universidade Gama Filho, da Universidade Severino Sombra.

Mais sobre a determinação

Antibióticos, só com prescrição médica

Desde o final do ano passado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga farmácias e drogarias a exigirem receita médica para a venda de antibióticos. As embalagens e bulas também já incluem a seguinte frase: "Venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção da receita" A proposta para restringir e tornar mais rígidas a venda de antibióticos no Brasil teve como objetivo diminuir o consumo desnecessário desses medicamentos e evitar o aumento da resistência bacteriana a esses remédios. Segundo o infectologista Jaime Rocha, a medida da ANVISA é extremamente benéfica. "O antibiótico é o único medicamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com