TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Das Demonstrações Financeiras - Analisando Uma Empresa E Seus Indicadores

Artigos Científicos: Análise Das Demonstrações Financeiras - Analisando Uma Empresa E Seus Indicadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMO APOIO AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES

Um breve histórico sobre a Análise das Demonstrações Contábeis

(Análise de Balanços)

A análise das demonstrações contábeis, segundo muitos estudiosos, é tão antiga quanto a própria contabilidade. Claro que, no começo, sua utilização, assim como a da própria contabilidade, era feita de maneira rudimentar. No final do século XIX, com o aparecimento da figura dos banqueiros e a consequente necessidade de informações mais precisas para a concessão de empréstimos, começou-se o aprimoramento das técnicas de análise de balanços. Aliás, o termo “análise de balanços” tem uma explicação bastante interessante. Segundo o Prof. José Carlos Marion, “… por se exigir, de início, apenas o balanço para a análise é que se introduz a expressão Análise de Balanços, que perdura até nossos dias. Com o tempo, começou-se a exigir outras demonstrações para a análise e para a concessão de crédito, como a Demonstração do Resultado do Exercício;… Como forte argumento para a consolidação da denominação Análise de Balanços, salientamos que a Demonstração do Resultado do Exercício foi conhecida, em certo período, como Balanço Econômico (Balanço de Resultado). A denominação Fluxo de Caixa já foi conhecida como Balanço Financeiro; então, tudo era Balanço.”

Fonte: Éden Torres Alves – Contador; Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria; pós graduando com Acesso ao mestrado em Gestão de Empresas; Contador do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas; ex-professor do curso de Ciências Contábeis – FAA/IESA, SEUNE, Faculdade Maurício de Nassau e UFAL.

Site: http://guardalivros.wordpress.com/2009/12/29/um-breve-histrico-sobre-a-anlise-das-demonstraes-contbeis-anlise-de-balanos/

Para entendermos melhor a importância da análise das demonstrações financeiras, vamos responder algumas questões:

 O que é Análise Financeira de uma empresa? E quais são as principais fases que integram um processo de análise de empresas?

A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

A análise financeira é, assim, a capacidade de avaliar a rentabilidade das empresas, tendo em vista, em função das condições atuais e futuras, verificar se os capitais investidos são remunerados e reembolsados de modo a que as receitas superem as despesas de investimento e de funcionamento.

As principais fases que integram um processo de análise de empresas são as seguintes:

 Qual o papel de um analista financeiro de empresas e qual a influência que a relação risco/retorno tem nessa atividade?

Analista financeiro é o profissional que desenvolve a análise de uma empresa. O binômio risco e retorno se refere à análise de alternativas de investimentos. Antes de investir seu dinheiro, o investidor precisa saber qual o retorno esperado daquela aplicação, isto é, quanto terá de lucro no período. Ao mesmo tempo, é necessário que o investidor saiba qual o risco apresentado pelo respectivo investimento. Quanto maior for o risco, maior será o retorno exigido pelo investidor, de modo que, à medida que o risco vai aumentando, o investidor vai exigindo retorno em proporções ao próprio crescimento do risco.

Sendo a função do analista financeiro a de analisar empresas, ao considerar alternativas de investimento, este deverá levar em conta o binômio risco e retorno.

 Por que é necessário realizar a chamada ‘padronização’ das demonstrações contábeis antes da realização da análise financeira?

A padronização das demonstrações contábeis para fins de análise tem por finalidade levar as peças contábeis a um padrão de apresentação que atenda às diretrizes técnicas internas da instituição ou do profissional independente que esteja desenvolvendo a análise para atender a determinada finalidade, como uma decisão de investimentos ou decisão de crédito, entre outros objetivos.

 Identificando alguns itens dos demonstrativos abaixo:

Fonte dos demonstrativos: web site: www.pscontax.com.br

a) Patrimônio Líquido, Ativo Imobilizado e Ativo Total;

2012 2011

Patrimônio Líquido - 257.762.652,00 - 269.250.775,00

Ativo Imobilizado 152.271.170,00 126.310.450,00

Ativo Total 305.240.568,00 241.299.197,00

b) Dívida Financeira de Curto Prazo;

2012 2011

Dívida Financ. de Curto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com