TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila De Contabilidade

Artigos Científicos: Apostila De Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  9.279 Palavras (38 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 38

FINDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E DA ECONOMIA

UNIDADE 01 VISÃO GERAL

Apresentação da disciplina

Bases históricas da administração. Conceitos e processos básicos da administração. O ambiente das organizações. Funções administrativas: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Empreendedorismo.

Objetivo da Disciplina

Apresentar aos alunos os conceitos básicos da administração, seus antecedentes e bases históricas. Desenvolver o conhecimento a nível teórico das principais teorias da administração. Tornar evidente a importância das funções administrativas e a influência do ambiente nas organizações. Apresentar aos alunos os conceitos ligados ao empreendedorismo.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – BASES HISTÓRICAS

Bases históricas da administração; Principais Teorias

UNIDADE II – CONCEITOS E PROCESSOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Organizações; Componentes, Ambiente, Cultura; Eficiência e Eficácia

UNIDADE III – FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Planejamento; Organização; Direção; Controle.

UNIDADE IV – EMPREENDEDORISMO

Conceito; Empreendedorismo no Brasil e no Mundo

UNIDADE I – BASES HISTÓRICAS

• Bases históricas da administração; Principais Teorias

UNIDADE II – CONCEITOS E PROCESSOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO

• Organizações; Componentes, Ambiente, Cultura; Eficiência e Eficácia

UNIDADE III – FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

• Planejamento; Organização; Direção; Controle.

UNIDADE IV – EMPREENDEDORISMO

• Conceito; Empreendedorismo no Brasil e no Mundo

Metodologia

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e WebAulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.

WEB-AULA 1

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo a nossa disciplina Fundamentos de Administração. Sou a Profª Samara Silva e estaremos juntos durante quatro semanas. Você poderá entrar em contato comigo durante as tele-aulas, nos fóruns de discussão e também através do meu e-mail.

Você pode estar se perguntando por que a disciplina fundamentos de administração em um curso de ciências contábeis? Pois bem espero que ao final de nossa disciplina você possa compreender de forma clara a importância desse assunto para a sua vida profissional.

Em sua profissão como contador você irá trabalhar com organizações e toda organização precisa ser administrada. As pessoas que compõem uma organização irão executar essa função independente de possuírem conhecimento formal sobre o assunto. Porém é de fundamental importância que você como contador entenda os conceitos e fundamentos da administração, pois trabalhando com as organizações você será convocado a participar dos processos de decisão estratégica. Somente o conhecimento técnico em sua área não será suficiente para auxiliar as organizações nos processos de planejamento e de administração de riscos, por exemplo.

Durante a sua trajetória profissional, você com certeza entrará em contato com o tema empreendedorismo. Muitos empreendedores buscarão o seu auxílio para iniciar um novo negócio. Você mesmo, poderá se tornar o dono de seu próprio negócio. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade em dezembro de 2008 existiam no Brasil, cerca de 405.375 profissionais de contabilidade, entre contadores e técnicos. E cerca de 69.107 escritórios de contabilidade. Sendo assim esse é um tema de extrema importância para sua profissão, compreender o que envolve o empreendedorismo irá apoiar a sua atuação na tarefa de ajudar as pessoas que buscam a sua orientação em um momento tão importante como é a decisão sobre iniciar um novo empreendimento.

Por que estudar administração em um curso de contabilidade? Uma questão que vamos levantar nessa nossa primeira web-aula. Conhecer os fundamentos da administração vai ajudá-lo(a) a entender melhor a importância do estudo da administração no curso de ciências contábeis. Você verá caro(a) aluno(a) que um dos conceitos bases da administração é o conceito de organização. Não dá para pensar em exercer a atividade de contabilidade sem a existência de uma organização.

Assim tanto a administração quanto a contabilidade serão exercidas dentro de uma organização e muitas vezes elas são confundidas.

“Pera aí! Como assim? Explica isso melhor!!!“

É muito comum quando perguntamos a um empresário, de micro ou pequena empresa principalmente, se ele faz a gestão de sua empresa que ele responda da seguinte forma “Ah o meu contador faz” “Todo mês eu mando os documentos para ele”. Com essa resposta temos certeza de que a contabilidade da empresa deve estar em dia, mas isso é a mesma coisa que administrar a empresa? Pense sobre isso, pois será o tema de nosso primeiro Fórum.

Compreender o conceito de organização irá ajudar a responder essa questão, e sabe por quê? Porque “um conceito puxa outro”. Isso mesmo!! Nessa primeira unidade de estudo você também compreenderá o conceito de administração. Como esse conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com