TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Contabilidade Geral Capitulo 1

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

[pic 1]

ORIGENS

Por volta de 1450, muitos dos clássicos da matemática foram traduzidos para o italiano e publicados em latim. Os matemáticos entregaram-se a animados debates públicos sobre as soluções de complexas equações algébricas.

O estímulo de grande parte desse interesse data de 1494, com a publicação de um notável livro de um monge franciscano chamado Luca Paccioli: Summa de Arithmetic, Geometria et Proportionalità. A Summa fixa os princípios básicos da álgebra e contém todas as tábuas de multiplicação até 60 x 60 - um recurso útil em uma época em que a imprensa disseminava o uso do novo sistema de numeração.[pic 2]

Uma das contribuições mais notáveis do livro foi sua apresentação da contabilidade por partidas dobradas. Embora não fosse inventada por Paccioli, recebeu o mais extenso tratamento até então. A noção de contabilidade por partidas dobradas já aparecera em um livro publicado em torno de 1305 pela filial londrina de uma empresa italiana. Qualquer que seja sua origem, essa inovação revolucionária nos métodos contábeis teve importantes consequências econômicas, comparáveis à descoberta da máquina a vapor trezentos anos depois.

Do método italiano da época de Luca Paccioli para o atual, ressaltamos quatro diferenças que, pode-se dizer, foram evoluções naturais:

  • O sistema contábil anterior tinha por objetivo informar apenas o proprietário.
  • Os ativos e passivos do proprietário e do negócio confundiam-se.
  • Não existia a ideia de período contábil nem de continuidade.
  • Não existia um denominador comum monetário.

LIMITAÇÕES

Uma das limitações é dificuldade em produzir demonstrações financeiras uniformes e de fácil entendimento pela maioria dos interessados, pela falta de um conjunto coerente de princípios e normas e de uma terminologia definida. Essa é uma limitação que vem sendo reduzida, na medida em que os órgãos governamentais e de classe se mobilizam para melhorar as normas e procedimentos para a produção e publicação das informações contábeis.

As decisões tomadas pelos usuários da informação contábil são influenciadas por aspectos não quantitativos que, normalmente, escapam do alcance da Contabilidade, que só é capaz de registrar fatos avaliáveis monetariamente, no entanto é uma limitação que não invalida o método contábil.

EVOLUÇÃO

O conhecimento de contabilidade deixou de ser exigência apenas do pessoal envolvido diretamente com a contabilidade e passou a ser também de todo o pessoal das áreas operacionais, que se tornaram responsáveis pelo registro contábil de suas próprias operações. Os modernos sistemas contábeis são integrados aos sistemas operacionais e estão sob a responsabilidade dos diversos departamentos da empresa. Passamos a ter uma contabilidade descentralizada, pois o próprio responsável pelas operações passou a ser também responsável pelo registro contábil delas.

O PATRIMÔNIO E SUAS VARIAÇÕES[pic 3]

O objeto de estudo da Contabilidade é o Patrimônio e suas variações ao longo do tempo, mensurando seus valores e apurando o resultado dessa movimentação. A contabilidade capta informações sobre os fenômenos que afetam o patrimônio, registrando, acumulando, resumindo e interpretando-os. Emite relatórios com informações relevantes sobre o patrimônio e sua movimentação a grupos de pessoas interessados na informação contábil, tais como: 

  • Sócios, acionistas e detentores de participações em sociedades: São pessoas que podem estar presentes na administração da empresa ou apenas acompanhando a distância, como investidor, mas de qualquer maneira estão interessadas em acompanhar o desenvolvimento dos negócios da empresa, em saber qual está sendo sua rentabilidade, quais as perspectivas de retorno e quais os riscos envolvidos com essa empresa.
  • Administradores, Diretores, Gerentes e outros executivos: Este grupo de pessoas utiliza-se da informação contábil para tomada de decisão, portanto o seu grau de aprofundamento nas informações contábeis é muito maior. O administrador inteligente sabe que, usando a informação contábil e conhecendo suas limitações, tem, em suas mãos, uma poderosa ferramenta de gestão, pois a Contabilidade não se limita a registrar informações passadas, ela oferece um fluxo contínuo de informações sobre a gestão econômica e financeira das empresas.
  • Governo e seus representantes: O governo precisa das informações contábeis para arrecadar impostos, taxas e contribuições. Vários órgãos governamentais utilizam-se da informação contábil das empresas para fazer análises globais ou setoriais da economia.
  • Instituições Financeiras e Fornecedores de Capital :Estes usuários da informação contábil estão interessados quase exclusivamente na rentabilidade da empresa e seu risco, pois querem segurança para os empréstimos que fazem às empresas.
  • Pessoas Físicas em geral :Um pouco de ordem e controle nas finanças pessoais é bastante aconselhável, portanto alguns conhecimentos de Contabilidade e Finanças ajudam no equilíbrio do orçamento doméstico e também na administração do patrimônio pessoal.

O Patrimônio é entendido como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade (pessoa física ou jurídica, com ou sem fins lucrativos).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (508.7 Kb)   docx (567.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com