TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação

Seminário: Apresentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Seminário  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação

Ambientes laboratoriais geralmente são locais que podem expor as pessoas que nele trabalham ou circulam, a riscos de várias origens. Profissionais da área de saúde e outros trabalhadores que exercem suas atividades em laboratórios, estão sob risco de desenvolver doença profissional por exposição a agentes infecciosos, radiação, produtos químicos, tóxicos e inflamáveis, entre outros.

Atualmente, com a sofisticação das novas técnicas de diagnóstico, observamos profissionais de outras áreas, tais como físicos, químicos, analistas de sistemas, etc., envolvidos em atividades com exposição a agentes infecciosos e por outro lado, microbiologistas manipulando substâncias químicas ou materiais radioativos.

Tornou-se imperativo conscientizar o profissional da importância da sua adesão às técnicas microbiológicas seguras e da incorporação das normas de biossegurança ao seu trabalho diário.

A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde. Aborda medidas de Controle de Infecção para proteção da equipe de assistência e usuários em saúde, e tem um papel fundamental na promoção da consciência sanitária na comunidade onde atua. É importante para a preservação do meio ambiente, orientando a manipulação e o descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes, tendo como principal objetivo a redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais.

Este manual de segurança foi aprovado e consta nas normas descritas no Ato Normativo da FITS. O aluno deverá esta sempre em posse deste manual por todo o semestre, pois nele consta as normas de segurança, o modelo de relatório e os roteiros das práticas.

2. Modelo para Elaboração do Relatório de Aula Prática

Modelo de Relatório

FORMATAÇÃO

Apresente o relatório formatado para folha de papel A4;

Páginas devem ser numeradas (exceto a capa) no canto superior direito.

As margens devem ser de 2,5cm.

A fonte usada deve ser Arial tamanho 12.

Os parágrafos devem ser justificados com espaçamento simples

entre as linhas.

CAPA Nome da Faculdade e logotipo da Fits

Relatório de aulas práticas de Bioquímica

Nome do aluno e a turma

Título da aula (numero da aula)

Nome da professora e auxiliar

Data (d/m/a)

OBJETIVOS É uma proposta de trabalho, meta a ser atingida para a solução do problema. Para redação dos objetivos, devem-se usar preferencialmente verbos no infinitivo.

INTRODUÇÃO

Definir o tema abordado, incluindo os fundamentos bioquímicos da metodologia empregada, bem como a importância do assunto.

METODOLOGIA

MATERIAIS E MÉTODOS (PROCEDIMENTOS)

Descrever os procedimentos executados em aula, inclusive as modificações propostas pelo professor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nesse item, apresentam-se os dados coletados de forma organizada, representando-os na linhagem pertinente, como gráficos, tabelas. A discussão é o momento de descrever o que foi observado nos dados coletados. Relacionar os dados obtidos entre si e com a literatura da área, inferindo deduções, generalizações, teorias sobre os dados e que proponham a resolução do problema.

CONCLUSÃO Comentar quais as conclusões da aula prática. A conclusão deve ser clara, direta e concisa. É a resposta propriamente dita à pergunta levantada pelo problema, ao objetivo proposto. Advém dos resultados obtidos e do contraste fundamentado da literatura. Algumas poucas linhas são suficientes. Esclarecer se os objetivos propostos foram atingidos ou não.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Corresponde a toda a literatura consultada em todas as fases da atividade.

ROTEIRO DE PRÁTICA DE BIOQUÍMICA BÁSICA

Curso: Enfermagem Ano: 2013 Turma: 1ºA

Disciplina: Bioquímica Básica Professor: Maria Anilda dos S. Araújo

PRÁTICA 1 - NORMAS DE BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO

1 - OBJETIVO:

Identificar os riscos em um Laboratório de Análises Clínicas e os recursos empregados para combatê-los, bem como conhecer as normas de biossegurança utilizadas.

2 – INTRODUÇÃO:

O Laboratório de Análises Clínicas oferece severos riscos aos usuários. Estes riscos são divididos em três grupos:

a) Riscos Físicos: cortes, contusões, queimaduras, choque elétrico, etc.

b) Ricos Químicos: substâncias tóxicas, corrosivas, irritantes, anestésicas, alucinógenas, etc.

c) Riscos Biológicos: contaminação com microrganismos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com