TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apts

Artigos Científicos: Apts. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  5.338 Palavras (22 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

1- Introdução.................................................................................................................... 04

2- Pesquisa sobre alguns conceitos.................................................................................. 05

3- Resenha sobre os conceitos.......................................................................................... 07

4- Conclusões sobre os conceitos..................................................................................... 09

5- Missão, Visão e Valores da Cafeteria.......................................................................... 10

6- Novos conhecimentos para tomada de decisões.......................................................... 11

7- Publico alvo ideal para a Cafeteria.............................................................................. 13

8- Organograma da Cafeteria........................................................................................... 15

9- A Tecnologia para auxiliar a Cafeteria de maneira estratégica................................... 16

10- Estratégias para Sanar as Dificuldades........................................................................ 17

11- Os Diferentes tipos de Liderança................................................................................. 19

12- Aplicando as estratégias na Cafeteria.......................................................................... 21

13- Estratégias Social eAmbiental.................................................................................... 23

14- Padrões de mensuração de resultados a ser adotado pela Cafeteria............................ 26

15- Como foi criado o valor da empresa através de ações estratégicas de melhorias....... 27

16- Conclusão................................................................................................................... 29

17- Referencias Bibliograficas........................................................................................... 30

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar as habilidades necessárias para obter sucesso em uma empresa, sobre os assuntos como o que é empresa, gestor, empresário, sistema abertos, missão, visão e valores. Como obter conhecimentos para tomadas de decisões, e qual e o publico alvo ideal, tecnologia para auxiliar a Cafeteria de maneira estratégica, e como aplicar as estratégias dentro da cafetaria.

Mostra os diferentes tipos de liderança, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, assim a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns conhecimentos obtidos nas pesquisas realizada.

04

ETAPA 4

Pesquisa dos conceitos das habilidades necessárias para um gestor de sucesso, sobre o que é Empresa/ Gestor/ Empresário/ Sistemas Abertos/ Missão/ Visão e Valores.

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Habilidades técnica, humana e, conceitual, como sendo as principais aptidões necessárias para umgestor de sucesso.

2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?

Empresa:

As habilidades de cada gestor podem variar em sua aplicação dependendo da Empresa em que atua. Desta forma podemos entender por conceito de Empresa, como sendo uma das mais complexas e admiráveis formas de organização, que tem por objetivo inicial o lucro financeiro, sem deixar de modificar através de sua atuação toda uma comunidade social, da qual se alimenta e sustenta.

Gestor:

Do Latim Gestio, o conceito de gestão refere-se a ação e ao efeito de gerir ou administrar.

Um gestor pode ser um gerente um supervisor ou presidente de uma Empresa, tem como função conduzir e, dirigir uma associação de pessoas para a realização de tarefas pré determinadas, com diferentes níveis de atuação, que vai desde rotinas e procedimentos operacionais ate articulação interna da Empresa.

Empresário:

No Direito Empresarial, empresário é o sujeito de direito que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços.

O empresário pode ser pessoa física(empresário individual) ou jurídica(sociedade empresaria).

3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

As empresas se tornaram com o passar do tempo sistemas abertos devido a sua alteração na capacidade inicial de interagir com o ambiente externo, fazendo um intercambio de 05

produtos e técnicas, possuem uma variedade enorme de entradas e saídas e exibem uma capacidade enorme de conexão com as novas tecnologias, e conceitos de adaptação.

4. O que é missão, visão e valoresorganizacionais? Pode-se também fazer pesquisas na internet, lembrando que sempre devem ser visitados sites confiáveis quanto sua veracidade. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho.

MISSÃO: A missão significa a razão de ser do próprio negocio, porque ele foi criado e para que ele existe. E aquilo que da direção e significado a esta existência, esta ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, à medida que representa sua razão de ser, como por ex. Empresa Fiat: sua missão é produzir automóveis de qualidade.

VISÃO: É um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos cinco anos de sua existência, é algo mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado, deve ser inspiradora, clara e concisa.

VALORES: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações, normalmente os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.

06

Resenha sobre a pesquisa dos conceitos das habilidades necessárias para um gestor de sucesso, sobre o que é Empresa/ Gestor/ Empresário/ Sistemas Abertos/ Missão/ Visão e Valores.

Para ajudar o proprietário da cafeteria a melhorar sua gestão e seus lucros em seu negocio ele deve observar e seguir alguns conceitos. Para ele ser um gestor de sucesso ele deve saber quais são as principais habilidades necessárias para ele obter o sucesso como, por exemplo, ter habilidade técnicas, que seria o conhecimentoespecializado e habilidades para executar as tarefas, habilidades humanas que seria o relacionamento interpessoal e grupal, facilidade para motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos, e as conceituais que serve para compreender todas as funções da organização como elas se relacionam e como as mudanças nas mesmas podem afetar a organização.

Saber os conceitos de empresa, gestor e empresário. Empresa: definir o que é empresa é muito complexo, podemos entender como sendo uma organização que tem por objetivo inicial o lucro financeiro, sem deixar de modificar através de sua atuação toda uma comunidade social, da qual se alimenta e sustenta, podendo cada gestor variar sua aplicação dependendo do ramo em que a empresa atua. Gestor: do Latim Gestio, o conceito de gestão refere-se à ação e ao efeito de gerir ou administrar. Um gestor pode ser um gerente um supervisor ou presidente de uma Empresa, tem como função conduzir e, dirigir uma associação de pessoas para a realização de tarefas pré-determinadas, com diferentes níveis de atuação, que vai desde rotinas e procedimentos operacionais ate articulação interna da Empresa. Empresário: no Direito Empresarial, empresário é o sujeito de direito que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços. O empresário pode ser pessoa física (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresaria).

O proprietário deve entender que as empresas se tornam com o passar do tempo sistemas abertos devido a sua alteração na capacidade inicial de interagir com o ambiente externo, fazendo um intercambiode produtos e técnicas, possuem uma variedade enorme de entradas e saídas e exibem uma capacidade enorme de conexão com as novas tecnologias, e conceitos de adaptação.

E para finalizar ele deve entender o que é missão, visão e valores e defini-las em sua empresa. Missão significa a razão de ser do próprio negocio, porque ele foi criado e para que ele existe, missão é o que da direção e significado a existência da empresa, esta ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, à medida que representa sua razão de ser. 07

Visão é um plano, uma ideia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos cinco anos de sua existência, é algo mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado, deve ser inspiradora, clara e concisa. E valores representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações, normalmente os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.

Sabendo esses principais conceitos, entendendo e saber como implanta-los e utiliza-los na organização o proprietário da cafeteria tem grandes chances de melhorar os lucros, renovar os negócios e conseguir interagir melhor com seus funcionários, atingindo o sucesso.

08

Conclusões sobre os conceitos levantados no passo 1

Entendimento de cada integrante do grupo;

O grupo acredita que os conceitos levantados no passo um, são de extrema importância para uma empresa, e para o seu crescimento. As habilidades técnicas do gestor como habilidades técnica,humana e, conceitual que são descritas no passo um serve como um manual que todo o gestor deve observar, analisar e executar com sua equipe.

Além dos das habilidades descritas acima os gestores tem devem ter principalmente planejamento, pois melhor o planejamento maior será a possibilidade de realização do futuro desejado.

Consenso dos tópicos que foram adotados para fundamentação do trabalho;

Os conceitos de empresa, empresário e empregador são confundidos, muitas vezes. O presente estudo, por meio de pesquisas bibliográficas, apresenta definições de empresa, estabelecimento, empresário, empresário individual, empregador, atividades econômicas civis, além de apontar convergências e divergências entre todos esses conceitos. Resta claro com o trabalho que empresa e estabelecimento comercial são coisas distintas, a primeira se refere ao desempenho de atividades, mediante organização de bens e serviços, e o segundo ao local físico onde se estabelece a empresa. A empresa pode perdurar no tempo, enquanto o empresário, ser humano que é, certamente terá um fim. Empregador é quem contrata mão-de-obra assalariada, mas nem sempre quem faz a contratação é o empresário, e a empresa não é a única que pode ser empregadora.

Como foi o processo do debate realizado.

O processo de debate foi baseado no PLT da matéria, e matérias relacionadas ao tema pedido entrando assim num consenso do que foi solicitado.

09

Missão, Visão e Valores da Cafeteria

Missão: Satisfazer as necessidades dos clientes, oferecendo produtos de diferentes gostos e com boa qualidade emseu cardápio e sofisticação. Sempre servidos por uma equipe de funcionários que trabalhem com dedicação e motivados para prestar um ótimo atendimento, colocando a empresa no mercado competitivo e sendo reconhecida como a melhor escolha de cafeteria entre outras, com produtos com mais qualidades e com serviço diferenciado.

Visão: Melhora nas vendas, obter lucros, assim mantendo sempre um capital de giro, pagamentos dos funcionários em dia, abrindo vagas para novos funcionários qualificados no ramo, ampliando a liderança na gerencia e na parte administrativa aonde seu proprietário esteja mais presente nos negócios fazendo assim a satisfação do seus clientes.

Valores: Oferecer qualidade serviços limpeza aos clientes; benefícios e formação aos funcionários; inovação nos cardápio; confiança tanto nos funcionários como nos clientes, incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento, ética, respeito, honestidade, e compromisso com o crescimento nos resultado.

10

Novos conhecimentos para tomada de decisões

Com o passar do tempo acumulamos experiência e, subconscientemente, criamos categorias de eventos de acordo com a forma como devemos reagir. Quando você encontra uma determinada situação, seu cérebro revê seu catálogo de lembranças e procura algo que se assemelhe o máximo possível com o que está ocorrendo. Com base nisso, o cérebro decide imediatamente por uma determinada ação ou estratégia. Tudo isso ocorre em milionésimos de segundo. Visto desta forma, a intuição é na verdade um aprendizado - temos que aprender a ver e reconhecerrapidamente o que está acontecendo.

Diz a teoria clássica da Tomada de Decisões que você deve:

Identificar opções.

Avalia-as.

Dar notas (prós e contras).

Escolher a maior nota.

Quanto maior a pressão, menos se busca a solução certa, busca-se apenas a solução que funciona. Para isso, é fundamental diferenciar risco percebido de risco real. Muitas empresas gastam milhões de reais defendendo-se de riscos completamente fora do seu controle. Numa situação de apuro, controle apenas o que você pode controlar.

Pessoas experientes vêem um mundo diferente do que os novatos. E o que eles vêem os leva a tomar certas decisões - ou decisões certas. É tudo uma questão de percepção. Diante de um cenário complexo, em que as mudanças são constantes e evolutivas, torna-se crucial repensar as práticas e os processos; neste mundo de mudanças aceleradas, as organizações e as pessoas vêm sendo afetadas de forma diferenciada. Cabe ainda ressaltar que nenhuma empresa será líder de mercado se tentar ser tudo para todos. Em vez disso, a organização precisa estar alinhada às estratégias do negócio e encontrar o valor único que somente ela pode entregar (ou agregar) a um mercado escolhido.

Nesse caso é necessário considerar três conceitos essenciais para o alinhamento às estratégias de negócio:

11

Proposição de Valor – é a promessa implícita que uma empresa faz aos clientes de entregar uma determinada combinação de valores – preço, qualidade, desempenho, seleção, conveniência e assim por diante.

Modelo operacional movido a valor – é a combinação de processosoperacionais, sistemas gerenciais, estrutura empresarial e cultura que dá a uma empresa a capacidade para cumprir sua proposição de valor.

Disciplinas de Valor - refere-se às maneiras desejáveis pelas quais as empresas podem combinar modelos operacionais e proposições de valor para serem as melhores em seus mercados. Podem ser identificadas em função do valor que agrega ao cliente: excelência operacional (preço baixo e atendimento sem críticas); liderança de produto (melhor produto) e intimidade com o cliente (focar aquilo que os clientes específicos desejam; cultiva relacionamentos e se especializa em satisfazer necessidades únicas).

12

Público alvo ideal para a Cafeteria

O público alvo ideal para a cafeteria seriam homens e mulheres dos 20 aos 60 anos, de classes sociais variadas, pois a cafeteria tem preços de acordo com a região e como a cafeteria está localizada no centro da cidade, onde há muitas empresas por perto e grande fluxo de pessoas, a maioria das pessoas que passam por lá são pessoas que trabalham por perto, ou até mesmo estudantes, ou seja, pessoas que passam para tomar café antes de entrar no trabalho, depois ou até mesmo durante o almoço, por isso a escolha da faixa etária de 20 à 60 anos e das mais variadas classes sociais.

13

Organograma da Cafeteria

Para melhorias na cafeteria o proprietário deve fazer um desenho organizacional, que é a estrutura organizacional dentro dos departamentos, quais os processos paraalcançar seus objetivos, fazer o desenho de cargos e tarefas, que seria organizar os colaboradores conforme suas tarefas como sugere o organograma acima.

A Cafeteria conta hoje com o proprietário, que negocio com os fornecedores, não se envolve com o publico e só fica no escritório; 2 atendentes mal remunerados e 1 pessoa para preparar os pedidos. Nosso organograma sugere que o proprietário procure e invista em novos fornecedores para a melhoria na qualidade dos produtos, se envolva mais com seus colaboradores, ele deve melhorar suas habilidades humanas e técnicas para compreender todo o processo da cafeteria, ele deve contratar um gerente para auxiliar na parte administrativa e comercial da organização, ajudando na parte financeira (contas a pagar e a receber), montar um planejamento de vendas e marketing para impulsionar os lucros, o proprietário e o gerente devem revezar para ficar na cafeteria, gerenciando, organizando e auxiliando no andamento dos pedidos, devem ser contratados mais 2 atendentes para fazer turnos com os outros 2 para não sobrecarregar nenhum funcionário e dar um melhor atendimento aos clientes, como 14

só há uma pessoa para preparar os pedidos, devem ser contratados mais dois auxiliares de cozinha, para que o preparo seja mais rápido e eficaz e assim melhorando a qualidade dos pedidos preparados.

Seguindo essas propostas e fazendo o desenho organizacional horizontal, fazendo a departamentalização, a cafeteria estará seguindo para o sucesso, pois mudando a estrutura organizacional as chances de sucesso serão maiores, melhorando suaorganização, qualidade e atendimento, assim conquistando mais clientes e gerando mais lucros.

15

A Tecnologia para auxiliar a Cafeteria de maneira estratégica

As empresas cada vez mais vêm investindo na tecnologia para auxiliar em sua estratégia e realizar tarefas, na cafeteria o foco é ajudar na estratégia de divulgação, marketing e vendas, para alcançar maiores resultados.

A cafeteria deve criar um Site onde há a divulgação dos seus produtos, horário de funcionamento e cardápio, criar também uma pagina no facebook para maior divulgação, contendo informações sobre onde está localizada, eventos próximos ao local, e promoções, como por exemplo, quem curtir a pagina e compartilhar deve ganhar um café expresso pequeno, e se renovando sempre, criar um e-mail para maior facilidade de contato com os fornecedores e um e-mail para os clientes, aceitando sugestões e criticas.

Sabemos a grande influência que a tecnologia tem, é uma forte ferramenta de informação e divulgação, acreditamos que investindo nessas ferramentas: site, facebook e e-mail a cafeteria vai atingir seus objetivos.

16

Estratégias para Sanar as Dificuldades

Muitas mulheres têm o costume de ir ao estabelecimento apenas pelo prazer de olhar as vitrines, mas param para tomar um cafezinho. Já o executivo, muitas vezes, substitui o ambiente de trabalho para discutir algum assunto importante numa cafeteria, para trocar o ambiente, e por esse momento ser algo de maior valor agregado. Será o ambienteaconchegante, o aroma e sabor do café ou os produtos agregados, que fazem os brasileiros apreciarem e pagarem por esse momento? Tal momento virou rotina da cultura brasileira, em alguns estados mais fortes, em outros aos poucos estão sendo contagiados por lugares que conseguem passar ao consumidor esse momento de prazer. No Brasil, as cafeterias ainda são muito confundidas com bares e lanchonetes, mas cada vez mais elas passam a adquirir uma identidade própria e de valor. O que faz então algumas cafeterias estarem cheias e satisfazendo seus clientes, e outras vazias e quem vai não volta? A resposta é muito clara: Administração e Planejamento. A falta de recursos financeiros pode adiar a concretização de uma ideia, mas a falta de planejamento pode simplesmente destruir essa ideia. Instituto que mede as taxas de empreendedorismo mundial foi demonstrado que o Brasil é o décimo país com o maior número de pessoas que abrem negócio no mundo. São cerca de 13,7 milhões de empreendedores iniciais. E segundo uma pesquisa internacional realizada em 2000 e divulgada pela Revista Exame foi identificado que para cada oito brasileiros em idade adulta, um está abrindo ou pensando em abrir um negócio. Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar neste, sendo que a proporção é de um empreendedor a cada dez pessoas. Na Austrália, terceira colocada, a proporção é de um a cada doze. Os mesmos levantamentos mostram que, apesar do grande número de empreendedores, no Brasil a oportunidade de criar e manter um negócio por mais de três anos é relativamente baixa. E o principal não são os impostos ou anecessidade de crédito, mas principalmente a falta de preparo, informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio. De acordo com a pesquisa realizada em 2000 pela GEM.

Estratégias para sanar dificuldades encontradas:

Treinamento organizacional, incluindo os atendentes e proprietário.

Atualização do cardápio.

Treinamento do chefe de cozinha.

Contratação de novos funcionários. 17

A organização e seus ambientes Dentro de um quadro global a empresa deve monitorar forças. E é válido lembrar que não apenas monitorar elas isoladamente, mas também a interação entre elas. Analisar as variáveis ambientais do setor é a base para o desenvolvimento estratégico do negócio em questão, e isso se dá tanto em análises macro ambientais quanto micro. O ambiente geral é onde são encontradas as forças, denominadas variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, demográficas, sócio-culturais, legais e ecológicas.

Variáveis tecnológicas: As variáveis tecnológicas são referentes a novas tecnologias desenvolvidas para facilitar atividades e também como diferenciação. Uma nova tecnologia desenvolvida por uma empresa é capaz de levar a outra a falência.

Variáveis demográficas: A demografia é outra variável que influencia no âmbito empresarial. Será que a característica de seu consumidor é constante ou volátil? Será que daqui a alguns anos essa faixa etária que a empresa atende terá aumentado ou diminuído? Se o produto é voltado à educação, será o a população ainda precisará dele? Os índices estãoaumentando ou diminuindo? Será que o seu público tem a renda suficiente para pagar o quanto a empresa espera pelo produto?

Ausência de diferenciação ou custos de mudança: A diferenciação distancia uma empresa da outra, pois o cliente é leal à determinada marca devido a sua característica de diferenciação, então possui um público fiel, e neste caso a concorrência diminui. Assim, a ausência de diferenciação acirra mais a concorrência.

18

Os Diferentes tipos de Liderança

Liderança ao contrário do que muitos pensam, liderança não é apenas assumir um cargo de chefia, há muitas ações, pensamentos e atitudes envolvidas nesta questão. O papel de um líder é uma extrema importância para o bem estar, obtenção de resultados e melhor interação do grupo em geral. Assim sendo um estilo de profissional buscado por grande parte das empresas que, com as condições atuais de mercado, necessitam mais de um líder do que um chefe.

Um líder não é escolhido porque sabe tudo e pode tomar qualquer decisão. É escolhido para reunir o conhecimento disponível e então criar os pré-requisitos para realização do trabalho.

Com isso, os vários conceitos de liderança mostram que a figura do líder é imprescindível no ambiente de trabalho, pois é por meio de uma boa liderança que a empresa terá colaboradores motivados, um clima organizacional satisfatório com boas relações de trabalho, clientes satisfeitos, bons lucros, resultados positivos, entre outros.

Um ato de liderar consiste no poder de conseguir influenciar os seus companheiros de equipe, de forma ética e positiva,para que estes se sintam tão envolvidos e entusiasmados no processo, que ajam de forma voluntária, contribuindo com o desenvolvimento do grupo e alcance dos objetivos.

Podemos analisar alguns traços característicos da personalidade:

Traços Físicos: como energia, aparência pessoal, estrutura e peso.

Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.

Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.

Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

Os lideres devem cultivar as seguintes características e atributos: ouvir atentamente; despertar empatia; desenvolver atitudes positivas e otimistas; exceder promessas e compromissos; reconhecer dúvidas e vulnerabilidades pessoais; ser energético em alto nível; e ser sensível ás necessidades, aos valores e ao potencial de outros.

Podemos subdividir a liderança em cinco estilos diferentes, de acordo com o modo de atuação e características de gestão de cada líder:

19

Liderança autocrática: o líder é focado nas tarefas, onde toma as decisões individualmente, desconsiderando a opinião dos liderados, o líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprescindível para o grupo, além disso, é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

Liderança democrática: estilo voltado para as pessoas, com um método de liderança participativo ou consultivo, onde há participação dos liderados no processo decisório, as tarefas ganham novas perspectivas com debates, fazendo comque a divisão das mesmas fique a critério do próprio grupo, isto faz do líder um membro normal na equipe.

Liderança liberal: as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante, este pode ser também indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixe passar falhas e erros sem corrigi-los.

Liderança paternalista: estilo onde o líder e sua equipe têm relações interpessoais similares ás de pai e filho, tornando o ambiente confortável para os liderados, evitando conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.

Liderança por ideal: como o próprio nome já diz, é um estilo que conduz a equipe por meio das convicções e dos valores do líder sem desmerecer os objetivos individuais dos liberadores, os clientes, a cadeia de suprimentos e o próprio líder.

Podemos ver a importância do líder no clima organizacional e no comportamento das pessoas, ajudando a cafetaria para que haja um ambiente saudável e funcionários satisfeitos, é preciso haver a figura do líder que saiba ouvir as pessoas e ajuda-las a se comprometerem com a empresa. Deve saber lidar também com os conflitos que venham surgir, transformando os resultados construtivos, fazendo com que sua equipe reflita e amadureça diante das desavenças, pois comportamentos positivos requerem pessoas com maturidade pessoal e profissional. 20

Aplicando as estratégias na Cafeteria

Verificando o tipo de administração utilizada na cafeteria o proprietário não tem o costume de fazer seus objetivos pessoais os mesmos da empresa, faltando nele automotivação, auto direção e criatividade para trazer mudanças dentro do ambiente da empresa.

A falta da liderança ativa do proprietário da cafeteria interfere de forma negativa no resultado dos funcionários, que ficam desmotivados e não conseguem ter uma visão do futuro do negócio. O proprietário precisa agir de forma democrática, sair do escritório, entender o funcionamento dos processos da cafeteria, ouvir as necessidades e dificuldades dos funcionários, participar ativamente dos processos e gerir de forma que o trabalho pareça algo natural no seu dia-a-dia, motivando os funcionários, buscando um trabalho de qualidade que trará de volta os clientes a sua cafeteria. É necessário sair da zona de conforto e assumir certos riscos para poder ver de volta o crescimento do estabelecimento e se destacar no mercado.

Mudando atitudes que vem do proprietário, os funcionários serão contagiados com essa mudança, gerando consequências positivas a todos. Trabalhar de forma que os funcionários se veem com a possibilidade de fazer parte da tomadas de decisões da empresa é importante para os mesmos sentirem que suas necessidades podem ser atendidas. Utilizando a descentralização das decisões, o proprietário trabalha em conjunto com os funcionários para tomar decisões de mudanças dentro dos processos e das funções de cada colaborador. É importante também que todos oscolaboradores tenham ideia da sua contribuição dentro da empresa, conhecendo o funcionamento de diversos processos, com a ampliação de cargos. Criar oportunidades de inovação para os funcionários é importante para a automotivação, como por exemplo, a possibilidade do responsável pelos pedidos criar receitas próprias que trazem um sabor diferente e único que será encontrado na cafeteria.

A empresa necessita pagar suas dividas para poder melhorar a situação dos funcionários e fazer o pagamento de salário mensalmente, para os mesmos terem suas obrigações pagas em dia, afinal o salário representa o que a empresa deve de retorno referente à mão de obra oferecida pelo colaborador. O proprietário pode conversar com os seus funcionários para a busca de soluções das dividas e criar um canal onde ele pode obter informações de meios para a solução de problemas que ocorrem dentro da empresa e ele acaba não vendo por estar sempre no escritório. 21

Com uma melhoria geral da empresa é possível criar um sistema de recompensas para os funcionários, no qual os mesmos ganhem incentivos salariais, promoções, status na empresa e outros bens por estarem participando positivamente, em contrapartida, são necessárias punições para casos problemáticos como não cumprimento das tarefas básicas.

A comunicação é parte fundamental entre os funcionários, criar ambientes de relações informais e formais cria um clima sociável tanto no ambiente interno, trazendo funcionários felizes,quanto no externo, pois os clientes vão se deparar com um clima leve e agradável, no qual não existem temores e desconfianças que provem do proprietário. O próprio proprietário deve ser comunicativo e incentivar os relacionamentos interpessoais entre funcionários e clientes, trazendo assim o diferencial de que a empresa é comunicativa com seus clientes e deseja tê-los como amigos e não só como clientes que trazem dinheiro a cafeteria.

22

Responsabilidade Social

Existem diversas formas de implantar a Responsabilidade Social em uma empresa, porém algumas estratégias tem maior destaque sobre outras, por ter um papel social relevante diante da sociedade e são exatamente essas Responsabilidades Sociais que a cafeteria deve aderir. São algumas delas:

Contratar pessoas com deficiência para exercer funções na cafeteria, tornando o mercado de trabalho mais acessível a esta parte da população.

“Adotar” uma creche, um asilo ou uma ONG e destinar a receita de um dia da cafeteria a esta instituição.

Promover palestras e debates que conscientizem mais empresas a tomar esta atitude.

Todas as estratégias de Responsabilidade Social citadas tem um grande impacto na sociedade em geral, pois aderindo a essas práticas sociais, a cafeteria estará promovendo o desenvolvimento da sociedade onde está situada, do bairro onde está localizada, das pessoas envolvidas, da própria população, moldando assim o marketing e o reconhecimento da entidade diante do mercado e dos seus clientes e principalmente conscientizando outras empresas a implantaremResponsabilidades Sociais parecidas ou tão boas quanto.

Responsabilidade Ambiental

A preocupação com o meio ambiente tomou grandes proporções nos últimos anos, fazendo com que as empresas ficassem atentas, tornando seus processos sustentáveis e com responsabilidade com o meio ambiente. As organizações do futuro tendem a serem organizações “verdes”, ou seja, empresas que irão produzir produtos renováveis, que os processos para a produção de seus produtos não prejudique o meio ambiente e que tenham grande responsabilidade com o Planeta e sua sustentabilidade, portanto é de extrema importância a implantação de Responsabilidade Ambiental na cafeteria.

23

Estratégias de Responsabilidade Ambiental

Reciclar materiais utilizados na empresa e incentivar a reciclagem.

Utilizar equipamentos que são mais econômicos no consumo de energia.

Reciclando a borra do café

As borras contem um material muito valioso e que muitas empresas já estão usando na fabricação de produtos como camisas de jogadores de futebol, tapetes e briquetes (é um bloco denso e compacto de materiais energéticos, geralmente feitos a partir de resíduos de madeira).

As borras de café também são extremamente interessante para centrais de compostagem, haja visto que atraem minhocas. Com isso, o composto orgânico fica menos denso e permite a melhor circulação de ar, fator decisivo para a melhoria de sua qualidade.

Além disso, reciclando o filtro de café, podemos obter verdadeiras obras primas e produtos maravilhosos e de qualidade, como por exemplo, uma Dupla de quadros de Rosas, um quadro deFlor, uma caixa decorada, uma fruteira, além de muitos outros produtos feitos a partir da reciclagem do filtro de café.

Benefícios da reciclagem no seu Negócio e no Meio Ambiente

Economia de energia;

Preservação dos recursos naturais;

Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado (aumento da vida útil dos aterros e diminuição das despesas com a coleta);

Diminuição dos impactos ambientais;

Geração de empregos diretos e indiretos;

Redução dos custos de matérias-primas industriais;

Promoção do desenvolvimento de uma consciência ambiental nas populações. 24

Portanto a implantação de Responsabilidade Ambiental na cafeteria e em qualquer empresa é de suma importância, pois trará benefícios não somente para a empresa, mas principalmente irá contribuir com a saúde e sustentabilidade do nosso precioso planeta.

25

Padrões de Mensuração de Resultados a ser adotado pela Cafeteria

26

Como foi criado o valor da empresa através de ações estratégicas de melhorias

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.

É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentandoa produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.

O planejamento financeiro também pode ser incluído em uma forma de planejamento estratégico. É de grande importância para a empresa, sendo que remete para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.

Existe também o planejamento estratégico pessoal, que é o ato de pensar a vida pessoal de forma estratégica, identificando a sua missão e valores, juntamente com as metas e objetivos a nível pessoal que o indivíduo pretende alcançar.

Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação. O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo). O planejamento tático tem um escopo médio na empresa e consiste no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executada por administradores. O planejamento operacional de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação.

Etapas do planejamentoestratégico.

É possível identificar as seguintes etapas do planejamento estratégico: 27

Definição de valores da empresa, como a visão emissão;

Análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a empresa;

Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças e fraquezas da empresa;

Análise do contexto atual da empresa através da análise SWOT Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);

Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. É importante saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo.

Formulação e Implementação da estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente. Na formulação das estratégias, é importante verificar os recursos disponíveis para a implementação da estratégia, e definir quais recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia escolhida.

Obtenção do feedback e controle, onde os responsáveis verificam os resultados do planejamento estratégico.

28

Conclusão

Neste trabalho abordamos vários assuntos e conhecimentos de como fazer a cafetaria obter o sucesso no mercado, e assim concluímos que para a empresa chegar ao sucesso ela precisa realizar varias mudanças tanto na parte administrativa como também na parte da produtividade dentro da empresa. Cumprimos todos objetivos que nos tínhamos proposto.

Este trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento ecompreensão dentro de uma empresa, porque assim conseguimos conhecer melhor e compreender quando uma empresa esta necessitando de aperfeiçoamento.

29

Referências Bibliográficas

Internet:

https://docs.google.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklX1pQeFB3OFMwUDA/edit

http://www.economiabr.net/colunas/candeloro/como_lidar_com_risco.html

http://avidaemadministracao.blogspot.com.br/2011/11/aula-organizacoes-formais-modernas.html

http://www.portalresiduossolidos.com/vestindo-borras-de-cafe/

http://www.elo7.com.br/lista/reciclando-filtro-cafe?city=&sortBy=10&min-price=&max-price=&pageNum

http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=6394

http://www.fec.unicamp.br/~crsfec/beneficios_ambientais.html

http://www.administradores.com.br/producao-academica/os-diferentes-tipos-de-lideranca-e-sua-influencia-no-clima-organizacional/5220/

http://www.significados.com.br/planejamento-estrategico/

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-planejamento-estrategico

Livro:

CHIAVENATO, Idalberto – Administração, Teoria, processo e prática – ELSEVIER, São Paulo, Anhanguera, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. – Administração, Teoria, Processo e Prática. 5 ª ed. Barueri: Manole, 2014.

...

Baixar como  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »