TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Ensaio De Chama

Casos: Artigo Ensaio De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Com base nos conceitos aprendidos durante as aulas de Química Geral, foi proposta a produção de um artigo referente à aula prática de análise de Sais por ensaio de chama, em que os alunos puderam visualizar a reação com monitoramento do professor Iran Santos. A prática foi utilizada com diferentes sais, relacionando-se com o modelo atômico de Bohr. A atividade permite identificar os metais envolvidos através do espectro da chama.

Palavras-chaves

Sais, espectro de chama, cor característica.

Introdução:

Em sala de aula, foi apresentado o modelo atômico de Bohr, onde o conceito de transição eletrônica está incluso. Logo após, na aula experimental no Laboratório de Química, foi possível realizar o experimento que prova a veracidade da teoria de Bohr através de sais entrando em contato com chama, resultando em cores especificas para cada um deles.

Experimental

Para realização da analise de sais por ensaio de chama é necessário dispor de equipamentos como um vidro de relógio ou Placas de Petri para cada tipo de sal utilizado, identificando-os, uma espátula para auxiliar na colocação do sal nas Placas e gotas de etanol para servir como combustível para reação após a utilização do fosforo.

No experimento foram utilizados 7 tipos de sais conhecidos sendo eles: Cloreto de Sódio- NaCl, Sulfato de Cobre- 〖Na〗_2 〖SO〗_4, Nitrato de potássio- K〖No〗_3, Cloreto de estanho- Sn〖Cl〗_2, Sulfato de Cobre (II) - Cu〖SO〗_4, Litio- Li, Acetato de cobre - Cu (CH3COO)2 e um sal desconhecido para que seja identificado a partir da cor característica da chama, sendo esta de cor laranja, podendo este ser cloreto de potássio ou cloreto de cálcio. É possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

A realização da analise de sais por ensaio de chama requer equipamentos como um vidro de relógio ou Placas de Petri para cada tipo de sal utilizado, identificando-os, uma espátula para auxiliar na colocação do sal nas Placas e gotas de etanol para servir como combustível para reação após a utilização do fósforo.

Cloreto de Sódio (Nacl)- Amarela

Sulfato de Cobre (〖Na〗_2 〖SO〗_4) Amarela

Nitrato de potássio (K〖No〗_3) Lilás

Cloreto de estanho (Sn〖Cl〗_2) Amarelo

Sulfato de Cobre (Cu〖SO〗_4) Verde

Lítio (Li) Vermelho

Acetato de cobre Cu(CH3COO)2 Verde e Amarelo

Sal desconhecido --------------------------- Laranja

* O sal utilizado e a cor da chama obtida foram os seguintes:

Resultados

Parte I

Cada sal em contato com a chama obteve uma cor específica, que foram:

Cloreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com