TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Teste De Chama

Dissertações: Ensaio Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Ensaio de teste de chama.

O teste de chama é um método de identificação de íons metálicos através da elevação da temperatura, com o objetivo de relacionar o experimento ao modelo atômico de Bohr é possível identificar o cátion através do espectro de emissão.

Niels Bohr estabeleceu o modelo atômico que é utilizado até os dias de hoje ele afirma que o núcleo dos átomos é composto de prótons e os elétrons giram em sua órbita, quando eles estão em suas órbitas originais conhecidas como orbitas estacionárias eles não emitirão energia seguindo a teoria de Planck em que as energias não são enviadas de forma contínua, mas sim em pacotes que são denominados quantum, e esses pacotes quando enviados a um átomo fazem os elétrons saltarem de camada ficando em um estado excitado, como a tendência é retornar seu estado fundamental ele libera a energia em forma de luz e retorna para sua camada de origem.

O teste de chama é um método de identificação de íons metálicos, com a elevação da temperatura dos sais excitam os cátions, com isso este saltará de camada e ao retornar ao seu estado fundamental liberará a energia em forma de luz causando assim uma mudança na coloração da chama.

Modelo atômico de Bohr

Separado em 06 vidros numerados, de acordo com a tabela 01, separar com uma espátula os sais indicados, adicionar gotas de etanol no sal e acender um fósforo, após isso observa a coloração da chama.

Conforme o roteiro de pratica podemos identificar através da coloração da chama quais são os cátions e os ânions que são formados ao acender a chama.

Ao se acender uma chama no sal, esta fornecendo energia e conforme a teoria atômica de Bohr o elétron excitado tende a retornar ao seu estado fundamental ,logo, ele “saltará” de camada ,pois os elétrons só vão de uma camada para outra sem existir meio termo, e após isso ele liberará energia em forma de luz para retornar ao seu estado fundamental, energia essa que fará com que mude a coloração da chama.

Nome do sal Fórmula Cátion Ânion Cor Observada

Cloreto de Sódio NaCl Na+ Cl - Amarelo

Sulfato de Sódio Na2SO4 Na+ SO4 ²- Amarelo

Nitrato de Potássio KNO3 K+ NO3- Lilás

Cloreto de Estanho SnCl Sn+ Cl - Vermelho

Sulfato de Cobre(I) CuSO4 Cu+ SO4 - Verde

Sal Desconhecido

Cloreto de Cobalto CoCl2 Co+ Cl2 - Azul

Cloreto de Lítio LiCl Li+ Cl- Vermelho

Tabela 1

Com a realização desse trabalho podemos observar de prática como funciona realmente o modelo atômico estabelecido pelo físico Niels Bohr, conforme a tabela 1 apresentada anteriormente conseguimos concluir os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com