TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrose

Casos: Artrose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  4.431 Palavras (18 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 18

Artrose http://www.enciclopedia.med.br/wiki/Artrose

Sin. artropatia.

Doença articular.

___ , outras relacionadas com o trabalho, (ref. Protocolo de Procedimentos Médico-Periciais n. 13.III – Ministério da Previdência e Assistência Social) Artrose é a Afecção que atinge principalmente a Cartilagem hialina e o Osso subcondral, ainda que todos os tecidos Intra- e periarticulares possam estar envolvidos num remanejamento hipertrófico. Trata-se sobretudo de alteração destrutiva das cartilagens ou fibrocartilagens articulares, de natureza degenerativa. Na CID-10, no agrupamento das artroses (M15-M19), o termo osteoartrite é utilizado como Sinônimode Artrose ou osteoartrose. O termo primário vem sido utilizado com o seu significado usual em clínica, quando não se identifica a Afecção subjacente ou determinante. A osteoartrite ouArtropatia degenerativa caracteriza-se por Alterações bioquímicas e anatômicas, progressivas nas articulações, que resultam no compormetimento de sua estrutura e Função. As articulações mais comumente afetadas são as interfalângicas distais e proximais das mãos, e as que suportam peso (como as do Quadril e joelhos) e as da coluna cervical e lombar. O termo osteoartrite leva freqüentemente a confusão, por sugerir Inflamação da articulação, porém não há resposta inflamatória, sendo mais correto usar o termo osteoartrose. O quadro clínico é caracterizado por sintomas e sinais inflamatórios discretos, como dor, e Rubor nos tendões e/ou articulações acometidos. Em casos graves pode ocorrer Deformidade da Articulação. Na Artrite carpo-metacarpal o principal Risco ocupacional envolve os trabalhos de repetição do movimento de Pinça. Ao exame clínico os sintomas podem ser facilmente reproduzidos ao se repetir o movimento. Critérios Diagnósticos: História clínica e exame físico; exames complementares, incluindo Radiografia da Articulação comprometida (a correlação clínico-radiológica costuma ser pobre); Históriaocupacional; estudo do gesto e dos movimentos realizados na profissão.

Fatores etiológicos (gerais) e Identificação dos principais “agentes patogênicos” e/ou fatores de Risco de natureza ocupacional conhecidos – A Artrose é a mais freqüente das afecções articulares, em ambos os sexos, instalando-se por volta dos 20-30 anos, de Forma assintomática, e muito freqüente na Velhice. A Prevalência em adultos da população geral é de cerca de 12% (Estados Unidos). Ainda que depois dos 40 anos, quase todos apresentem algumas modificações patológicas das articulações, apenas poucos acusam algum Sintoma. Suas principais localizações encontram-se: na Articulação coxo-femoral (coxartrose), no Joelho (gonartrose), na coluna vertebral (cervicartrose, dorsaltrose, lombartrose, discartrose), nas mãos (rizartrose do polegar), nos pés (hallux vulgus). Entre as causas da Artrose são considerados fatores gerais, constitucionais, ligados ao Metabolismo e problemas endócrinos, e fatores locais, agindo direta e indiretamente e afetando o Indivíduo em qualquer idade, tais como luxação ou sub-luxação articular, osteocondrites, epifiolise, pioartrite, Artrite reumatóide, osteocondrite dissecante, Necroseasséptica, etc. Em certos casos de acometimento de trabalhadores, jovens, a Patogênese parece estar associada a movimentos ou impactos repetitivos sobre determinadas articulações. A literatura de Medicina do Trabalho é rica em descrições de artroses relacionadas com determinadas profissões, gestos, ou movimentos, destacando-se, como exemplos, a osteoartrose da coluna, dos carregadores de peso, principalmente estivadores, que pode se apresentar como “espondilite”; a osteoartrose das articulações interfalangeanas do indicador (ou do dedo médio) e doPolegar dos alfaiates, das costureiras e dos Tecelões; a osteoartrose do Punho e Cotovelo dos que lidam com ferramentas giratórias (chave de fenda) e/ou vibratórias (marteletes pneumáticos); a osteoartrose do Joelho de pedreiros, ladrilheiros e mineradores que trabalham agachados ou de joelhos; a osteoartrose das articulações metatarsofalangeanas dos bailarinos, com a Deformaçãoprofissional do hallux valgus, etc. A suscetibilidade individual ou fatores ligados ao Hospedeiro parecem desempenhar um papel importante no desencadeamento da doença, uma vez que os achados variam muito, em uma mesma população de trabalhadores expostos. As artroses, em determinados grupos ocupacionais (como os exemplificados acima, mas não a eles restritos), onde ocorre excesso de movimentos ou impactos repetitivos sobre determinadas articulações, podem, portanto, ser classificadas como “doenças relacionadas com o trabalho”, do Grupo II daClassificação de Schilling, posto que o “trabalho” ou a “ocupação” podem ser considerados como fatores de risco, no conjunto de fatores de Risco associados com a Etiologia multicausal destas afecções articulares. “Trabalho” ou “ocupação” podem ser consideradas como concausas.

Procedimentos médico-periciais para o “reconhecimento técnico do Nexo causal entre a Doença e o trabalho” (Art. 337 Decreto 3048/99) De acordo com a Resolução 1488/98 do Conselho Federal de Medicina, aplicável a todos os Médicos em exercício profissional no país, “para o estabelecimento do Nexo causal entre os transtornos de Saúde e as atividades do trabalhador, além do exame clínico (físico e mental) e os exames complementares, quando necessários, deve o médico considerar: A História clínica e ocupacional, decisiva em qualquer Diagnóstico e/ou investigação de Nexo causal; O estudo do local de Trabalho; O estudo da organização do Trabalho; Os dados epidemiológicos; A literatura atualizada; A ocorrência de quadro clínico ou subclínico em trabalhador exposto a condições agressivas; A Identificação de riscos físicos, químicos, biológicos, mecânicos, estressantes, e outros; O depoimento e a experiência dos trabalhadores; Os conhecimentos e as práticas de outras disciplinas e de seus profissionais, sejam ou não da Área de Saúde.” (Artigo 2o da Resolução CFM 1488/98). Recomenda-se, ademais, incluir nos procedimentos e no raciocínio médico-pericial, a resposta a dez questões essenciais, a saber: Natureza da exposição: o “agente patogênico” é claramente identificável pela Históriaocupacional e/ou pelas informações colhidas no local de Trabalho e/ou de fontes idôneas familiarizadas com o Ambiente ou local de Trabalho do Segurado?; “Especificidade” da relação causal e “força” da associação causal: o “agente patogênico” ou o “fator de risco” podem estar pesando de Forma importante entre os fatores causais da doença?; Tipo de relação causal com o Trabalho: o Trabalho é Causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com