TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artrite E Artrose

Artigos Científicos: Artrite E Artrose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

O que é artrite ?

A Artrite é literalmente ” inflamação da articulação”.

Usamos em geral o termo artrite nas patologias inflamatórias das articulações (exemplo artrite reumatóide, artrite psoriática) e também nas patologias infecciosas (artrite séptica, artrite gonocócica).

O que é artrose ?

A artrose é o desgaste da articulação podendo este ser precoce, causando dor e até deformidade da articulação acometida.

A artrose também é conhecida como osteoartrose ou osteoartrite.

Temos dois tipos básicos de artrose: a artrose primária e a artrose secundária.

A Artrose Primária é uma forma de artrite que ocorre com o envelhecimento natural, portanto é uma desgaste natural na articulação que ocorre com o envelhecimento.

Já a artrose Secundária ocorre secundariamente a um trauma articular .

A artrose é mais frequente nas articulações dos membros inferiores (joelhos, quadris e tornozelo) essas articulações são submetidas a um stress maior devido a sustentação do peso corporal, porém, ela também ocorre nos membros superiores e na coluna vertebral.

Em outras formas de artrite, como a artrite reumatóide, a articulação torna-se inflamada como parte de um processo de doença que afeta todo o organismo. Estas artrites em geral são causada por um processo autoimune.

Alguns outros tipos de artrite são: Artrite Reumática, Artrite psoriática, espondiloartropatias seronegativos, artrite por deposição de cristais (Gota) e artrite séptica ( infeção dentro da articulação), etc.

A artrite é uma das principais causas de absenteísmo no trabalho e causa deficiência em muitas pessoas. Embora a artrite seja uma doença mais comum em adultos, as crianças também podem ser afetadas

Qual a Anatomia das articulações na Artrite?

Artrite é uma doença das articulações.

A artrite afeta principalmente a cartilagem articular, causando o seu desgaste. A cartilagem articular normal apresenta uma superfície muito lisa e é banhada por um liquido espesso semelhante a um ‘óleo” (liquido sinovial), essas características permitem aos ossos um movimentação com pouquíssimo atrito. Quando essa superfície articular envelhece (artrose), ocorre a perda de suas características físicas e pode surgir dor, edema, sinovite (inchaço ou ‘água no joelho’) e crepitação ( pequenos estalos e rangidos durante o movimento articular).

Quais as causas da artrite?

Existem duas grandes categorias de artrite.

O primeiro tipo é causado pelo uso e desgaste na cartilagem articular (Artrose), isso ocorre no processo de envelhecimento natural, através do uso constante ou através do trauma (artrite pós-traumática ou artrose secundária).

O segundo tipo é causado por uma série de processos inflamatórios. Independentemente da causa: lesões traumáticas, desgaste anormal ou doença autoimune, a articulação torna-se inflamada, causando: inchaço, dor e rigidez. Esse processo pode ser temporário pois a inflamação é uma das reações normais do organismo a ferimentos ou doenças. Uma articulação com artrose, porém, pode permanecer com inflamação por muito tempo e apresentar incapacidade permanente.

Como é a evolução da Artrose ?

O osso com artrose pode tornar-se duro e firme. A articulação se torna inflamada, causando dor e inchaço. O uso continuado da articulação se torna doloroso.

A dor na artrose ocorre principalmente pela manhã, melhora com a movimentação ( “a articulação esquenta”), piora no final do dia e também nos dias frios.

Outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com