TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Primeiras Plantas Terrestres

Pesquisas Acadêmicas: As Primeiras Plantas Terrestres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  2.402 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa pagina 103 e 123

Pagina 103

As primeiras plantas terrestres

As primeiras plantas terres podem ter se originado dos mesmos ancestrais das algas verdes. Os fosseis mais antigos identificados como esporos de plantas datam de 475 milhões de anos.

As primeiras plantas avasculares e sem raízes talvez conseguissem absorver nutrientes do solo devido a associações com fungos, formando micorrizas.

Os fosseis mais antigos de plantas vasculares (gênero Cooksonia) datam de cerca de 420 milhões de anos e indicam que essas plantas provavelmente atingiam cerca de 50 centímetros de altura.

Entre 359 e 297 milhões de anos atrás, as plantas vasculares e sem sementes formaram imensas florestas, com muitos metros de altura (algumas espécies atingiram mais de 30 m de altura). Os fosseis dessas florestas formaram depósitos de carvão, ainda hoje utilizado como combustível.

Aplique Seus Conhecimentos

Leia o texto abaixo e responda a questão.

Turfa

O musgo do gênero Sphagnum cresce bem em regiões temperadas e frias, formando um material conhecido como turfa, capaz de reter agua ate uma quantidade equivalente a vinte vezes e o seu peso. Por isso essa vegetação e misturada ao solo na jardinagem ou usada como recipiente para plantas. Em alguns países, a turfa seca e comprimida e empregada como combustível, substituindo, em certos casos, a lenha ou o carvão.

Pergunta:

A capsula do esporófito do Sphagnum acumula um gás e se contrai à medida que amadurece. Com isso, pressão interna da capsula aumenta ate que o opérculo arrebenta, deixando escapar o gás com uma nuvem de esporos. Que vantagem adaptativa isso traz para o musgo?

R - Essa nuvem de esporos quando for solta pelo ar e se o ambiente em que esses esporos forem levados for propicio para que o musgo se reproduza ele se juntara ao solo e crescer ali ate estiver grande de novo e repetir o mesmo processo se soltar os esporos

Pagina 123

Aplique seus conhecimentos

Polinização: adaptações

Muitas plantas polinizadas por insetos apresentam pétalas azuis ou amarelas, cores que os insetos distinguem com facilidade. Essas plantas geralmente produzem substancias aromáticas (o olfato dos insetos e vem desenvolvido)

Em geral, as plantas polinizadas por arvores são vermelhas ou alaranjadas, cores que as aves enxergam bem, mas que não são distinguidas pelos insetos. Essas plantas, contudo, não costumam ter aroma forte, pois as aves não tem olfato muito apurado.

As flores noturnas não são muito coloridas, pois, no escuro, e mais fácil atrair seus polinizadores odor. É o caso da paineira, que, ao exalar fortes odores, atrai morcegos. Flores polinizadas por mariposas, que tem hábitos noturnos, são brancas ou amareladas e tem odor forte.

As flores diurnas são mais vistosas e atraem os polinizadores pelo colorido. Algumas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com