TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dificuldades do paciente e familiar de entender os riscos associados com o mal uso do oxigênio e as medidas de segurança adequadas do uso do aparelho.

Por:   •  2/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU – UNIFAC

As dificuldades do paciente e familiar de entender os riscos associados com o mal uso do oxigênio e as medidas de segurança adequadas do uso do aparelho.

Aluna: Bianca Caroline Gonçalves Corrêa

Local de Estágio: Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu

Supervisora: Iara Cristina de Souza Albano Cavallari

BOTUCATU-SP

2019

Justificativa

A insuficiência respiratória crônica costuma ser a fase final de diversas enfermidades respiratórias como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar, grave deformidades torácicas e bronquiectasias adquiridas.

Os pacientes que vivem com hipoxemia e, muitas vezes, hipercapnia, apresentam importante comprometimento físico, psíquico e social com deterioração de qualidade de vida, frequentemente de forma importante. Além disso, esses pacientes apresentam repetidas complicações, com numerosas internações hospitalares e consequente aumento do custo econômico para todos os sistemas de Saúde. (JORNAL DE PNEUMOLOGIA, 2000).

O programa da oxigenoterapia domiciliar é de extrema importância na vida dos pacientes com DPOC, pois ele ajuda na sua respiração é o tratamento mais eficaz na vida dos pacientes além deles passarem mais tempo em suas residências sem complicações medicas.

A oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) é considerada uma intervenção efetiva principalmente para os pacientes com DPOC grave, proporcionando reversão da policitemia secundária à hipoxemia melhora da hipertensão arterial pulmonar, da função cardiovascular, neuromuscular e neuropsíquica, e do sono e da capacidade realizada das AVD, redução das arritmias cardíacas e da dispneia, aumento da tolerância ao exercício e do peso corporal, e prevenção da descompensação da insuficiência cardíaca congestiva.

O paciente deverá fazer o tratamento correto conforme a orientação médica, pois o mal uso do equipamento irá trazer algumas complicações na sua saúde, deixando-o mais tempo no hospital novamente.

Em conversa com pacientes e familiares verificamos que com o uso do concentrador, ocorre o aumento da conta de energia elétrica e por esse motivo alguns pacientes acabam não fazendo o tratamento da forma prescrita para evitar gastos.

O uso de oxigenoterapia domiciliar e o acompanhamento por uma equipe de atenção domiciliar proporcionam melhora na qualidade de vida e ampliação na sobrevida destes pacientes, prevenindo e/ou diminuindo o número de internações hospitalares, além de disponibilizar leitos hospitalares ocupados por pacientes com necessidade exclusiva de oxigênio suplementar.

Considerando a oxigenoterapia um tratamento de alto custo, sua indicação deve impreterivelmente seguir alguns critérios com base cientifica. É de suma importância que a equipe de saúde oriente detalhadamente como a ODP deve

ser usada no domicilio, visto que, muitas vezes, observa-se uso inadequado deste, seja por

desconhecimento dos riscos pelos próprios usuários ou por orientação pouco esclarecedora por parte da equipe responsável.

Para ser incluído no programa da Secretaria Municipal da Saúde de Botucatu o paciente deverá seguir alguns critérios que são: Estar em acompanhamento com a pneumologista da Unesp não pode ser particular pois o programa é para pacientes do Sus. Deverá comparecer com os documentos solicitados e estar com a carta de prescrição da quantidade que irá utilizar O².

O programa da Oxigenoterapia domiciliar está dentro da Secretaria Municipal de Saúde há mais de 20 anos atendendo no presente momento em torno de 80 pacientes sendo homens e mulheres em diferentes faixas etárias, desde crianças até os mais idosos.

Após verificação durante as orientações no campo de estagio o quanto os pacientes e familiares tem dificuldades para entender o risco que pode causar o mal uso do oxigênio, todos precisam estar cientes com os cuidados e adequações que devem ser feitas principalmente as adequações na residência e devem seguir corretamente o tratamento para a melhora de sua saúde.

São feitas visitas periódicas por profissionais das unidades de saúde do município, visitas domiciliares da equipe do Departamento de pneumologia da UNESP para acompanhamento do tratamento adequado.

Intenção da pesquisa

Verificar se os pacientes fazem o uso adequado do oxigênio, e se a família compreende a importância das medidas adequadas de segurança.

Objetivo Geral

Estabelecer um guia de atenção básica para esclarecer dúvidas dos pacientes e familiares que fazem o uso de oxigênio e explicar os riscos que podem causar com o mal uso do equipamento. Verificar também a situação sócia econômica da família e do paciente e explicar os direitos que eles tem. Como diminuir uma quantia do valor da conta de energia elétrica caso for cadastrado no cadúnico, as solicitações das recargas do cilindro entre outros.

Problematização

Houve mudança nas atividades do dia-a-dia após começar o uso de oxigênio?

Existe acompanhamento das unidades de Saúde para os pacientes em uso de oxigênio ?

Ou ocorre monitoramento / acompanhamento de equipe de saúde para orientação do uso adequado do O² ?

O município oferece o suporte aos familiares que possuem paciente na residência que participa do programa ODP ?

Os pacientes/ familiares recebem treinamento para manipulação do equipamento?

Objetivo Especifico

Analisar se houve algum tipo de mudança nas atividades do dia-a-dia do paciente;

Verificar se o município está prestando o suporte necessário que a família e o paciente precisam;

Verificar se ocorre o acompanhamento necessário da unidade de Saúde as pessoas que fazem o uso de oxigênio;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com