TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Astronomia

Projeto de pesquisa: Astronomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

ASTRONOMIA

1. INTRODUÇÃO

A Astronomia é a Ciência que estuda os corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias), que vão desde planetas a galáxias, e todos os fenómenos com origem fora da nossa atmosfera, como os vários tipos de radiações. Esta envolve o movimento de objetos celestes, a Física e a Química que tudo compõem, a formação e o desenvolvimento de todo o universo.

A astronomia é uma das mais antigas ciências da humanidade surge simultaneamente na China, Índia, Mesopotâmia e Egito entre 5000 a.C e 3000 a.C. Esses povos já observavam e registravam os movimentos dos corpos celestes a fim de estabelecer um calendário ordenado para regular suas atividades cotidianas. A Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange, os menires. As primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, indianos, iranianos emaias realizaram observações metódicas do céu noturno.

No entrato, a invenção do telescópio permitiu o desenvolvimento da astronomia moderna. Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas tão diversas como astrometria, navegação astronômica, astronomia observada na elaboração de calendários.

2. HISTÓRICO

Desde os tempos mais antigos, já existiam pessoas que se interessavam pela astronomia.

Pode-se destacar uma grande quantidade de matemáticos que contribuíram com o seu

desenvolvimento. Abaixo, será citado alguns deles e suas contribuições.

2.1. Na Grécia Antiga:

Por volta de 700 a.C. até 300 d.C. podemos notar que a Astronomia na Grécia é um dos

braços da Matemática e só mais tarde se voltaria para a Física.

Tales de Mileto (624 - 546 a.C.) – Para ele a Terra era um disco plano em uma vasta extensão de água. Tales pôde prever um eclipse com antecedência. Nesta época, o astrônomo era um medidor de tempo e um “profeta” da entrada das estações climáticas e das fases da lua.

Pitágoras de Samos – Foi um filósofo grego nascido em Samos entre 592 e 572 a.C. e falecido entre 510 a 480 a.C. Fundou a escola de filosofia e ciências ao sul da Itália. As teorias desenvolvidas pelos seus últimos discípulos, freqüentemente, são atribuídas a ele. Foi o primeiro a notar que a terra é esférica e não plana, no centro de um universo esférico, com rotação diária. Ele estudou o movimento dos planetas. Ensinou ser o número, a essência de todas as coisas e comparou os períodos celestiais com os intervalos musicais de Samos (572 - 497 a.C.) Acreditava na esfericidade da Terra, da Lua e dos outros astros. Achava que os Planetas, o Sol, e a Lua transportados por esferas separadas da que carregava as estrelas e foi o primeira a chamar o céu de Cosmos.

Aristóteles de Estagira – Filósofo grego de enorme influência durante muitos anos na Europa. Nasceu em 383 a.C. em Estagira, Macedônia, e morreu em Cálcis, em 322 a.C. Foi tutor de Alexandre, o Grande, e mais tarde professor em Atenas. Explicou que as fases da Lua dependem de quanto da parte da Lua iluminada pelo Sol está voltada para a Terra. Explicou também, os eclipses: um eclipse do sol ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Afirmava que o Universo é esférico e finito.

Aristarco – Foi um astrônomo grego nascido na cidade de Samos, que viveu entre 310 e 230 a.C. Foi o primeiro a afirmar que a terra girava em torno do Sol, assim como em torno de seu eixo, quinze séculos antes de Copérnico, por causa disso foi acusado de perturbar o descanso dos deuses.

Erastóstenes de Cirênia (276-194 a.C.) – Foi o primeiro a medir o diâmetro da Terra. Ele notou que na cidade egípcia de Siena, no primeiro dia do verão, ao meio-dia, a luz solar atingia o fundo de um poço, ou seja, o Sol estava incidindo perpendicularmente a Terra em Siena. Já em Alexandria, situada ao norte de Siena, isso não ocorria; medindo o tamanho da sombra de um bastão na vertical, Erastóstenes observou que em Alexandria, no mesmo dia e hora, o Sol estava aproximadamente sete graus mais ao sul. A distância entre Alexandria e Siena era conhecida como 5.000 estádios. Um estádio era uma unidade de distância usada na Grécia antiga. A distância de 5.000 estádios equivale à distância de cinqüenta dias de viagem de camelo, que viaja a 16km/dia. Como 7 graus corresponde a 1/50 de um circulo (360 graus), Alexandria deveria estar a 1/50 da circunferência da Terra ao norte de Siena, e a circunferência da Terra deveria ter 50 vezes 5.000 estádios. Infelizmente, não é possível se ter certeza do valor usado por Erastóstenes, já que os gregos usavam diferentes tipos de estádios. Se ele utilizou um estádio equivalente à 1/6 de quilometro, o valor está a 1% do valor correto de 40.000 Km. O diâmetro da Terra é obtido dividindo-se a circunferência por π.

Hiparco – Foi um dos maiores astrônomos gregos, que viveu em Rodes no século II a.C.. Elaborou o primeiro catálogo estelar, determinou o comprimento do ano trópico, o tamanho e a distância da Lua e tentou fazer o mesmo com o Sol. Descobriu a precessão dos equinócios bem como as irregularidades no movimento da Lua. Aperfeiçoou instrumentos astronômicos. Os resultados de seu trabalho foram preservados no Almagesto de Ptolomeu.

Cláudio Ptolomeu – Foi um astrônomo, geógrafo e matemático alexandrino que viveu entre 90 e 160 d.C. Sua principal obra é o Grande sistema astronômico, em grego, que ficou conhecido como Almagesto na versão árabe. A contribuição mais importante de Ptolomeu foi uma representação gráfica do sistema solar. Nele, a Terra ocupava o centro do mundo e tudo o mais girava em seu redor. Esse sistema foi inferido a partir da observação do movimento diário aparente dos astros.

2.2. No Renascimento

Durante mais de mil anos, durante o período medieval, a ciência européia teve muito pouco desenvolvimento. A astronomia continuou se desenvolvendo entre os árabes, de tal maneira, que foram eles que reintroduziram o trabalho de Ptolomeu na Europa. Após 1500, com o renascimento cultural na Europa, pode-se observar o nascimento do método científico na Física e na Astronomia .

Nicolau Copérnico – Foi um astrônomo polonês nascido em Torum (hoje Thorn) às margens do Vístula, em 19 de fevereiro de 1473, e falecido em Frauenburg, em 24 de maio de 1543. Escreveu Sobre a Revolução dos Orbes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com