TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade E Custos

Exames: Atps Contabilidade E Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

Resumo 4

Sumary 5

Introdução 7

Desenvolvimento econômico segundo estudiosos 7

Meios de mensuração do desenvolvimento econômico 8

Índice de Gini 8

Curva de Lorenz 8

IDH 8

PIB 10

BRIC 11

Sobre países componentes do Brics 12

Sobre região onde se situa a unidade de estudo do grupo 17

Influencia da ciência e tecnologia para o desenv. dos países do Brics 20

Reflexos da carga tributária para o desenvolvimento local 22

Desenvolvimento do Brics com relação a economia mundial 22

Conclusão 23

Bibliografia 24

INTRODUÇÃO

Desenvolvimento Econômico é o processo de acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em consequência, dos salários e dos padrões de bem estar de uma sociedade. Só é possível haver desenvolvimento econômico em países onde já houve o capitalismo, que é um sistema econômico coordenado pelo mercado no qual não apenas as empresas mas também os Estados competem a nível mundial, não se pode falar em desenvolvimento econômico se o país estiver crescendo a taxas substancialmente mais baixas que seus concorrentes.

Essencial também é saber a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico. O crescimento econômico é o aumento do PIB, ou seja, uma elevação da produção da região estudada. Já o conceito de desenvolvimento econômico está relacionado a melhoria e bem estar da população.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SEGUNDO ESTUDIOSOS

Para Bresser Pereira, desenvolvimento é um processo de transformação econômica, política e social, por meio do qual o crescimento do padrão de vida da população tende a tornar- se automático. Trata- se de um processo social global, em que estruturas econômicas, políticas e sociais de um país sofrem contínuas ou profundas transformações.

Para Amartya Sem o desenvolvimento de um país está essencialmente ligado ás oportunidades oferecidas a população para fazer escolhas e exercer sua cidadania, isto é, o desenvolvimento é concebido como um processo de expansão das liberdades.

MEIOS DE MENSURAÇÃO DO DESENVOVIMENTO ECONÔMICO

Existem algumas formas para mensurar o desenvolvimento econômico: o Índice de Gini a Curva de Lorenz e o IDH ( índice de desenvolvimento humano).

ÍNDICE DE GINI

Desenvolvido pelo estatístico italiano Conrado Gini em 1912, este índice é uma medida de concentração de desigualdade que visa suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade de distribuição de renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Apesar de geralmente ser utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística.

O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz que é um dos instrumentos mais utilizados para compreender a desigualdade.

CURVA DE LORENZ

Representação gráfica utilizada para representar a distribuição relativa de uma variável em um domínio determinado. É construída a partir da ordenação da população pela renda. A curva é elaborada considerando- se a porcentagem acumulada de renda no eixo das ordenadas. Esta curva foi desenvolvida pelo economista Max O. Lorenz em 1905 para representar a distribuição de renda.

Para se obter a Curva de Lorenz, deve- se seguir os seguintes passos:

a. Ordena- se a população por renda domiciliar per capta;

b. No eixo horizontal, acumula- se a porcentagem da população de 0% a 100%;

c. No eixo vertical, acumula- se a porcentagem da renda detida pela população.

IDH- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Desenvolvido pelo econimista Mahbub Ul Haq em 1990 é uma medida comparativa de pobreza, é utilizada desde 1991 pelo Programa das Nações Unidas no seu relatório anual. Este índice não considera apenas as dimensões ecônomicas, mas outros aspectos que influenciam na qualidade da vida humana.

O IDH varia de 0 (zero) a 1(um) sendo:

• IDH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com