TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Finalidade da contabilidade

Projeto de pesquisa: Atps Finalidade da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

1.1. Objetivo da Contabilidade 4

1.2. Relação entre a vida financeira pessoal e de uma empresa 5

1.3. Entrevista 6

2. CONCEITOS RELEVANTES 7

2.1. Conceitos oferecidos 7

2.2. Exercícios de fixação 7

2.3. Planilha informativa 9

3. SITUAÇÕES COTIDIANAS DE DESIGUALDADE SOCIAL 8

3.1 As desigualdades sociais no brasil 9

3.2 Multiculturalismos e tolerância 9

4. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO 11

4.1 O grande problema da mídia 11

5. NO CASO DA CIÊNCIA 11

5.1 As evidências 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio. O propósito era conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio.

Dessa forma, o gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades. Ao longo dos séculos, muitas tentativas foram sendo elaboradas até que o método das partidas dobradas – princípio de que para todo débito em uma conta existe simultaneamente um crédito, da mesma maneira que a soma do débito será igual ao do crédito, sendo a soma dos saldos devedores igual a soma dos saldos credores – mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis e capazes de atender a todas as necessidades dos usuários para gerir o patrimônio.

Com a formação de companhias, a Contabilidade passou a interessar a grupos maiores de pessoas – acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados -, além da sociedade em geral, uma vez que a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social.

A Contabilidade formatou-se de acordo com o ambiente no qual fora operada. Como os povos têm histórias, valores e sistemas políticos diferentes, ela ganhara padrões diferenciados de desenvolvimento financeiro-contábil. No Brasil, a Contabilidade difere-se dos demais países pela diversidade, pois os sistemas e métodos contábeis são impares. Enquanto em alguns países como os Estados Unidos da América (EUA),a informação financeira e dirigida principalmente às necessidades dos investidores e dos credores. A utilidade da decisão aparece como critério para julgar sua qualidade. Por outro lado, em vários países Sul – Americanos, está designada primeiramente para assegurar que o montante apropriado do imposto de renda seja arrecadado pelo governo.

A Lei nº6.404/76 contempla no Brasil o tratamento tributário, porém está mais ligada à proteção dos credores da entidade. Já na Europa e Ásia, a Contabilidade é designada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com