TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Governamental

Exames: Auditoria Governamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIAO EDUCACIONAL

DO PLANALTO CENTRAL – FACIPLAC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Nertan Jamil Campos Freitas

AUDITORIA GOVERNAMENTAL

GAMA –DF

2014

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIAO EDUCACIONAL

DO PLANALTO CENTRAL – FACIPLAC

NERTAN JAMIL CAMPOS FREITAS

NERTAN JAMIL CAMPOS FREITAS

Monografia apresentada como requisito para obtenção do titulo de Bacharel no Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central – Faciplac

Orientador: Prof.

Gama-DF

2014

Resumo

O presente estudo tem por objetivo tratar de um assunto que envolve ou que deveria envolver todo interesse da população brasileira. Frequentemente são noticiados nos meios de comunicação, escândalos financeiros por parte da gestão pública com o uso do dinheiro público, escândalos estes que impossibilitam que recursos sejam transmitidos para os seguimentos que realmente necessitam de ajuda. Em contrapartida a Auditoria Governamental visa identificar e combater toda forma de má gestão e corrupção, trabalhando de uma maneira idônea com o objetivo de fazer com que as contas públicas sejam totalmente transparentes, contribuindo bastante para o crescimento da nação brasileira.

Conceito de Auditoria

Para Araújo (1998,p 15) Auditoria pode ser definida como um conjunto de procedimentos aplicadas sobre determinadas ações, objetivando verificar se elas foram realizadas em conformidade com as normas, regras, orçamentos e objetivos.

Segundo Gil (1992, p13) defende que auditoria é função organizacional de revisão, avaliação e comissão de opinião sobre o ciclo administrativo (planejamento, execução e controle) em todos os momentos e ambientes de uma entidade.

Abordagem Histórica

Conforme Sá (1998 apud ALBERTON, 2008), a palavra auditoria tem a origem latina audire : o ouvinte, aquele que ouve; e foi rotulada pelos ingleses por auditing , no sentido de revisão. Attie (1998) corrobora quanto ao fato de a origem da palavra auditoria (que tem como finalidade examinar, corrigir, ajustar, certificar).

De acordo com Marra (2001,p39) A auditoria surgiu na Inglaterra, país este que era um grande expoente do comércio europeu e mundial. Por consequência disto o país possuía grandes companhias empresariais, das quais necessitavam que comprovassem o que estava registrado nos documentos contábeis.

No Brasil, um possível marco para a auditoria pode estar ligado às expedições marítimas dos séculos XV e XVI, realizadas especialmente por Portugal e Espanha. Entre outras coisas, os navios portugueses 15 desembarcaram em nossas terras um conhecimento já então em prática na Europa. Contudo ressalva-se que os povos indígenas, a seu modo, já praticavam algum tipo de controle sobre o resultado de suas operações, conforme chama-nos a atenção Sá (1994, apud CRUZ, p.6)

Finalidade

A finalidade ou objetivo a que se destina a auditoria, conforme a IN (16/1991) da Secretaria do Tesouro Nacional é comprovar a legalidade e legitimidade e avaliar os resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial das unidades da administração direta e entidades supervisionadas da administração pública, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, dando suporte ao pleno exercício da supervisão ministerial através das seguintes atividades básicas:

1-Examinar a observância da legislação federal específica e normas correlatas;

2-Avaliar a execução dos programas de governo, dos contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres;

3-Observar o cumprimento, pelos órgãos e entidades, dos princípios fundamentais de planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle;

4-Avaliar o desempenho administrativo e operacional das unidades da administração direta e entidades supervisionadas;

5-Verificar o controle e a utilização dos bens e valores sob uso e guarda dos administradores ou gestores;

6-Examinar e avaliar as transferências e a aplicação dos recursos orçamentários e financeiros das unidades da administração direta e entidades supervisionadas;

7-Verificar e avaliar os sistemas de informações e a utilização dos recursos computacionais das unidades da administração direta e entidades supervisionadas

Classificação da Auditoria

Segundo Crepaldi (2000, p.40) podemos classificar os serviços de auditoria, na forma intervencionista, de duas maneiras:

a) Auditoria Interna

b) Auditoria Externa

Crepaldi (2000) conceitua auditoria interna como um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Também deve ser entendida como uma atividade de assessoramento à administração, quando do desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa, mediante as diretrizes políticas e objetivos por ela determinados.

A auditoria interna fornece análises, apreciações, recomendações, sugestões e informações relativas às atividades examinadas, incluindo a promoção do controle eficaz à custo razoável. Os objetivos da Auditoria Interna são dois: em primeira instância, os da opinião da fidedignidade das demonstrações contábeis e extra contábeis; o segundo refere-se a materiais sobre detecção de erros e fraudes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com