TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 2- DPP AVA

Trabalho Universitário: Aula 2- DPP AVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

No Brasil, o estudo das funções e tarefas de funcionários para desenho e descrição de cargos vem passando por modificações importantes desde a década de 90. Entre estas, destacam-se a ampliação do espaço ocupacional e a ênfase na entrega esperada (expectativa de resultados) . A explicação para essas mudanças considera que:

Escolher uma resposta.

a. O processo de horizontalização tem mudado não apenas os processos de trabalho, mas os requisitos exigidos do profissional e sua relação com a empresa.

b. Os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

c. Os cargos devem incluir conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam ao aprendizado contínuo.

d. O desenvolvimento horizontal se torna mais importante do que o crescimento vertical por cargos.

e. A flexibilidade e o foco em desenvolvimento contínuo são de responsabilidade das pessoas.

Resposta Correta: os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

Comentário Resposta Correta: ok, você acertou a resposta! É verdadeiro afirmar que as mudanças no mundo do trabalho aparecem como consequência da concorrência acirrada entre empresas, tanto em nível local quanto global a partir da globalização e da evolução da tecnologia. Esse contexto influenciou as organizações na revisão de seu modo de produzir: com mais qualidade e menor custo, através da aplicação de tecnologia. Da mesma forma, levou a definição de estruturas mais enxutas, com poucos níveis hierárquicos, visando aumentar sua agilidade nos processos produtivos, tomadas de decisão e redução de custos. Essa “horizontalização” significa, também, que o desenvolvimento profissional atualmente se dá mais através do enriquecimento das funções e mobilidade dentro de um mesmo nível hierárquico do que em termos de ascensão vertical. Toda essa transformação leva as empresas a exigir competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) diferenciadas por parte dos profissionais e uma postura mais flexível, de maneira que assumam a responsabilidade por suas próprias carreiras e desenvolvimento contínuo. Concluindo, embora todas as afirmações sejam verdadeiras, apenas uma delas explica diretamente o texto. Essa é uma questão de interpretação de texto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Leia as charges abaixo:

Disponível em: www.mcartuns.clic3.net, acesso, 12/03/11

Disponível em: http://blogdastirinhas.blogspot.com/2010/03/tirinhas-sobre-globalizacao.html, acesso em 12/03/11

Qual dos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem das charges:

Escolher uma resposta.

a. A globalização é um fenômeno mundial que promoveu a integração dos povos em termos econômicos e culturais.

b. Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

c. A globalização tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os países menos desenvolvidos se aproximem dos mais avançados, mesmo que de forma desigual.

d. O fenômeno da globalização trouxe vantagens para a humanidade no que se refere à melhoria da qualidade de vida.

e. A globalização gerou consequências positivas e negativas para os povos ao redor do mundo.

Resposta Correta: Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois embora as outras alternativas estejam corretas, também mostram informações incompletas e não reforçam a idéia transmitida pelas charges. As charges mostram claramente uma crítica ao processo de globalização, mostrando que as nações mais desenvolvidas têm obtido melhores resultados nesse processo. Isso se deve ao fato de estarem mais preparados do que os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos para a competitividade estabelecida pela abertura dos mercados.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia atentamente o texto:

Uma pesquisa realizada pela Revista Você S/A e apresentada em sua edição de Março/2011, teve como objetivo definir o “Mapa do Emprego” no Brasil em função da previsão de contratações para o ano de 2011. Participaram 217 empresas, de pequeno, médio e grande portes, pertencentes a 17 setores diferentes. Uma das questões levantadas pela pesquisa buscou identificar quais são as características (entre habilidades técnicas e comportamentais) que as empresas procuram na hora de contratar. O resultado foi apresentado como um ranking, onde as 10 características mais citadas foram: 1ª – boa comunicação; 2ª – flexibilidade; 3ª – liderança; 4ª – alta energia; 5ª – pensamento estratégico; 6ª – inglês; 7ª - poder de conectar-se com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com