TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Da Ilumincação

Projeto de pesquisa: Automação Da Ilumincação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Consiste em um painel elétrico que automatiza a iluminação externa do SENAI, fazendo o seu funcionamento em horários pré-estabelecidos. Visando a melhoria na qualidade de vida dos funcionários do SENAI e também dos alunos, sem falar nas melhorias na questão ambiental, que tornará o SENAI - Ribeirão Preto em um dos pioneiros em consumo consciente dentre as escolas da instituição SENAI.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 JUSTIFICATIVA 6

2.1 Objetivo 6

3 METODO 7

3.1 Materiais 7

4 CUSTOS 9

5 RESULTADO 10

5.1 Viabilidade Econômica 10

6 DISCUSSÃO 11

REFERÊNCIAS 13

APÊNDICE 14

1 INTRODUÇÃO

A energia elétrica é, sem dúvida, um dos bens essenciais de que atualmente podemos dispor. Contudo, a eletricidade precisa ser produzida, transportada e só depois pode ser utilizada por todos nós. A eletricidade é um bem que deve ser utilizado sempre que é preciso. Não se imagina a vida do ser humano sem a energia elétrica, que se transporta rapidamente e com segurança; que facilmente se transforma em calor, luz ou movimento; tem um aspecto muito importante que é o fato de esta não contaminar o meio ambiente, por isso é uma energia limpa.

A energia elétrica é um recurso indispensável para os dias de hoje, por isso economizá-la e usá-la corretamente é muito importante para preservar a mesma e o meio em que se vive.

O SENAI de Ribeirão Preto é uma escola de grande porte com significativo fluxo de alunos, o que ocasiona gastos gerais em abundância, se não houver controle por parte dos encarregados e ou responsáveis. Atualmente, o controle da iluminação desta Escola é feito de forma obsoleta e manual, ocasionando desperdício de tempo e energia.

Este projeto tem como principal objetivo amenizar, ao máximo, os gastos com energia do SENAI, visto que a iluminação externa da Escola atualmente contribui muito para isso. Isso ajudará não só a própria Instituição, mas também o meio ambiente. O projeto tem como ideia principal automatizar toda a iluminação externa, para tal será utilizado um relé programável, que acionará a iluminação externa no início do período noturno de aulas e finalizará todo o funcionamento do programa, após o término do horário das aulas.

Será desenvolvido um quadro que comandará toda a iluminação externa do SENAI. O projeto contará com um circuito automatizado que funcionará nos horários programados, utilizando-se equipamentos eletroeletrônicos com intuito de economizar a energia elétrica.

2 JUSTIFICATIVA

O projeto visa diminuir o gasto com energia elétrica do SENAI - Ribeirão Preto, fazendo com que as despesas do mesmo sejam menores, ocasionando em reconhecimento por parte de toda a Instituição SENAI, e tornando-se uma referência em economia. Diminuindo assim o desperdício de tempo, retirando os riscos de se ter falha humana.

A redução do consumo de energia elétrica gerada pelo projeto deixará a escola como referência em conscientização ecológica dentro da Instituição SENAI.

2.1 Objetivo

Este projeto tem como principal objetivo amenizar, ao máximo, os gastos com energia do SENAI, visto que a iluminação externa da Escola atualmente contribui muito para isso. Isso ajudará não só a própria Instituição, mas também o meio ambiente. O projeto tem como ideia principal automatizar toda a iluminação externa, para tal será utilizado um relé programável, que acionará a iluminação externa no início do período noturno de aulas e finalizará todo o funcionamento do programa, após o término do horário das aulas.

3 METODO

O projeto de automação da iluminação foi definido, para proporcionar uma melhoria na escola SENAI - Ribeirão Preto.

Depois de realizado o cronograma para que todos os integrantes do grupo ficassem a parte do que teria que ser feito. Em seguida foi executado um levantamento de materiais necessários para execução do projeto, e também foi realizado um orçamento para saber o valor dos materiais utilizados.

Neste mesmo tempo foi realizado melhorias na planta elétrica da escola, definindo os pontos que serão adicionados como sugestão. Ocorreu durante o orçamento á programação do relé programável para que o perfeito funcionamento do projeto.

Após a programação do relé utilizamos o kit didático da escola para realizar os testes necessários para o perfeito funcionamento do projeto. Depois de tudo pronto coube apenas verificar os ajustes finais do slide e do relatório para os ensaios que seriam dias antes da apresentação final.

3.1 Materiais

Os materiais para este projeto foram definidos de acordo com a necessidade de execução e da praticidade dos mesmos com finalidade especifica para o projeto como:

Disjuntor tripolar;

Diferencial residual;

Dispositivo de proteção de surto;

Fonte 24 Vcc;

Relé Programável;

Disjuntor Bipolar;

Push button;

LED's;

Caixa metálica 900x575x175mm²;

Cabo 4 mm²;

Cabo 1 mm²;

Cabo 6 mm²;

Terminal tubular simples (1; 2,5; 4 - 6; 16 mm²);

Terminal tubular duplo (1; 2,5; 4 - 6; 16 mm²);

Canaleta PVC 35x50;

Canaleta PVC 50x50;

Contator modular;

Botão de retenção;

LED bicolor;

Borne tipo K (2,5; 16 mm²);

Ponte conectora (2,5; 16 mm²)- 10 polos;

Placa separadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com