TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Anhanguera

Trabalho Escolar: Ava Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais.

Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade.

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais.

Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina

Ciências Sociais apresentado à

Anhanguera Educacional como

exigência para a avaliação na Atividade

de Autodesenvolvimento, sob orientação

do professor-tutor

Débora Helen Ferri Fais Fiocco.

Anhanguera Educacional

2013

Questão 1 - Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Família é o principal agente de socialização, é o que mais influencia num primeiro momento (ao nascer), e também continua mantendo influência no decorrer da vida pessoal e profissional de cada pessoa. Os pais socializam seus filhos (as) de acordo como foram socializados e baseados na cultura que conhecem, realizando um processo chamado transmissão cultura.

Escola é o agente responsável por transmitir para ás crianças a experiência e como agir em um grupo onde cada pessoa é diferente daqueles que conhecem em seu núcleo familiar. Na escola acontece o processo de socialização onde as relações informais- pessoais que predominam na sua família é substituída por relações formais-impessoais. Nessa fase aprofundarão o processo de socialização, podendo consolidar sua personalidade tanto individual como social.

Grupo de “ Status” esse agente aumenta sua importância com o processo de socialização, quando o indivíduo avança sua idade, ajudando na formação dos seus gestos, gostos, tipo de consumo, trocando ensinamentos adquiridos com seus familiares, assim por diante.

Os meios de comunicação de massa por exemplo, a televisão são considerados novos agentes de socialização, influenciando o individuo muitas vezes a agir negativamente, a televisão possui programações violentas com fortes cenas de sexo, também influencia positivamente ajudando na conscientização e preocupação em transmitir os problemas sociais e ambientais do planeta.

Grupo de referencia esse grupo funciona como um espelho onde as pessoas se se baseiam como modelos de comportamentos e atitude, podendo ter resultado positivo ou negativo por toda vida. Geralmente são pessoas que tiveram atitudes que causou admiração, mas sempre tendo em vista que não são todas as pessoas que o admiram pois cada um defende sua opinião.

Questão 2 -Elabore um texto, de no máximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com