TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Big Bang

Resenha: Big Bang. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Resenha  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  363 Visualizações

A culpa é do nome

A confusão quanto ao Big Bang se deve, em parte, ao nome que lhe foi atribuído - ele indica que teria havido uma explosão. O responsável por isso é Sir Fred Hoyle, um crítico da teoria, que usou o termo "Big Bang" como expressão de desdém por esse modelo. O comentário foi divulgado e o nome acabou se firmando.

A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou – e ainda proporciona – vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.

Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade (onde o tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados) do físico Albert Einstein1 (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble2 (1889-1953) e Milton Humason3 (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com