TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomas

Exames: Biomas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

QUE SÃO BIOMAS BRASILEIROS E MUNDIAIS

Bioma pode ser entendido como o conjunto de ecossistemas terrestres (aquáticos) com características típicas como a vegetação e fisionomia. Veremos a seguir os principais biomas, mundiais e brasileiros.

PRINCIPAIS BIOMAS MUNDIAIS

TUNDRA

Bioma localizado próximo a regiões do Ártico (Canadá, Europa e Ásia). A temperatura, na maior parte do ano é fria, havendo um período curto de verão. Com isso, temos o que é uma região com umidade e precipitação moderada.

Devido as características do clima, os solos destas regiões ficam congelados na maior parte do ano. Isso gera um problema para a vegetação que, embora haja água, as plantas não conseguem absorvê-las devido às temperaturas baixas.

Este fenômeno é denominado de seca fisiológica. A biodiversidade é baixa com a vegetação sendo predominada por liquens, herbáceas e musgos.

TAIGA (CONÍFERAS)

Está Localizado no Hemisfério norte, abaixo da tundra. Apresenta uma temperatura com um inverno extremamente frio e o verão um pouco mais longo, embora seja frio. A precipitação é moderada, com uma umidade também moderada.

Os solos desta região são caracterizados por serem bastante raso e pedregoso. Bioma com uma diversidade baixa, sendo a vegetação rica em árvores denominadas coníferas, onde as folhas são aciduladas, ou seja, estreitas e afiladas, sendo assim adaptadas para resistir às baixas temperatura.

FLORESTAS TEMPERADAS

Está localizada na Europa e América do norte. Possui um clima com as estações bem definidas, sendo o clima temperado. As precipitações são homogêneas e moderadas. O solo deste bioma é fértil.

A Vegetação caracteriza-se por árvores que perdem as folhas no outono e readquirem na primavera (decíduas) como os carvalhos. A perda é uma adaptação da árvore ao clima. Possui uma diversidade média.

FLORESTAS TROPICAIS

Sua localização encontra-se na América do sul (Amazônia), na América central, África, Austrália e Ásia. Temperaturas com Clima quente com alto índice pluviométrico, umidade alta e pouca sazonalidade.

O solo é relativamente pobre embora seja fértil graças a reciclagem de matéria orgânica ser rápida. É uma Região de alta diversidade, mas com alto desmatamento.

A vegetação caracteriza-se por árvores com plantas perenifólias (duradoura) com riqueza em epifetismo. Há uma grande quantidade dos chamados microclimas devido a estratificação da vegetação.

SAVANAS

Localizada na África, Austrália, Américas e Ásia; possui um clima com estações secas e úmidas e com temperaturas variando entre altas a moderadas. O solo embora seja pobre apresenta uma relativa fertilidade. Vegetação caracterizada por gramíneas, árvores baixas e arbustos.

DESERTO

Localizados na África e Ásia, é caracterizado por um clima bastante seco, pouca umidade com variações bruscas de temperaturas. A vegetação é caracterizada pela presença de cactos e arbustos com pouca diversidade.

PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS

FLORESTA AMAZÔNICA

Considerada a maior floresta tropical do mundo, está localizada na Região norte do Brasil envolvendo os estados do Acre, Amazônia, Pará, Rondônia, Tocantins, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Faz parte de nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Apresenta diversos estratos ou andares que são formados pelas copas das árvores. É uma região com alta pluviosidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com