TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica Da Carie Dental

Casos: Bioquímica Da Carie Dental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  5.317 Palavras (22 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 22

Extensão em prótese total imediata e overdentures:

melhorando estética, mastigação e qualidade de vida

Extension in immediate complete denture and overdentures:

improving esthetics, mastication and quality of life

DISCACCIATI, José Augusto César1*

CARVALHO, Maria Carmen Fonseca Serpa1

COSTA, Sérgio Carvalho1

1 Professor Doutor. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais – FOUFMG.

*Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Sala 3345, 2º andar, CEP: 31.270-901

Belo Horizonte-MG, Brasil - Tel: (31) 3409-2440. E-mail: jacdiscacciati@uol.com.br

RESUMO

A perda total dos dentes é uma das piores situações clínicas encontradas na Odontologia, acarretando diminuição da capacidade mastigatória e consequente interferência na digestão dos alimentos. Além disso, pode prejudicar a fonação e a estética, piorando a qualidade de vida e a auto-estima do indivíduo. A Prótese Total Removível (PT) é a modalidade terapêutica mais utilizada na reabilitação de pacientes edêntulos. Um problema a ser enfrentado ocorre quando o paciente resiste em permanecer sem seus dentes, enquanto se aguarda a reparação tecidual e óssea, para posterior confecção da prótese. Outro problema está associado a rebordos muito reabsorvidos, incapazes de apresentar condições de retenção e estabilidade para uma PT. A utilização de PT imediata (PTI) e de implantes pode solucionar esses problemas. O SUS ainda não oferece estas modalidades de tratamento, nem na atenção básica, nem na especializada. As disciplinas curriculares da FOUFMG não ofertam o conteúdo necessário para o aprendizado do corpo discente de como reabilitar pacientes parcialmente dentados de forma imediata, com PT, e nem pacientes edêntulos com pouco rebordo residual, utilizando implantes. A implantação do Projeto Prótese Total Imediata/Overdentures veio tentar cobrir essas deficiências na grade curricular e no atendimento aos pacientes. Esse trabalho objetiva apresentar o Projeto PTI/Overdentures à comunidade acadêmica, projeto com características assistenciais, de natureza teórico/prática, voltado a alunos do curso de graduação da FOUFMG e pacientes portadores de PT ou com indicação para tal. A atividade tem se mostrado de grande utilidade, tanto para usuários quanto para alunos, ao preencher uma lacuna no serviço social de saúde e na grade curricular. O impacto na melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos tem sido avaliado por meio da aplicação do questionário Oral Health Impact Profile - OHIP-14. Os objetivos iniciais traçados pelos idealizadores do projeto têm sido satisfatoriamente alcançados, tendo em vista que, com um protocolo de atendimento bem definido e uma atuação dinâmica e interdisciplinar, a atividade de extensão tem proporcionado boa articulação entre as áreas de ensino, pesquisa e produção de conhecimento, gerando um alto impacto na formação acadêmica dos alunos participantes, consolidando a formação de um profissional cidadão, e uma relação dialógica positiva com a comunidade assistida, além da grande melhoria na qualidade de vida dos pacientes atendidos. Conclui-se, portanto, que o projeto vem cumprindo satisfatoriamente sua missão, seja pelos benefícios aos alunos, seja à comunidade.

PALAVRAS-CHAVE

Prótese total imediata, Sobredentadura, Estética, Mastigação, Qualidade de vida.

INTRODUÇÃO

Dieta cariogênica e higienização bucal inadequada, interagindo com outros fatores biológicos e não-biológicos, podem explicar a ocorrência das doenças cárie e periodontal. Essas doenças são as mais prevalentes na cavidade oral e respondem pela maioria absoluta das perdas dentárias. A perda total dos dentes apresenta-se como uma das piores situações clínicas encontradas na Odontologia. O indiví¬duo tem alterado não só seu padrão de fala, de estética, de mastigação, de deglutição e de digestão, mas também seu padrão de relacio¬namento interpessoal, implicando em alterações no comportamento social, emocional e psicológico, com interferência no bem estar, na qualidade de vida e na auto-estima 1, 2.

A perda dos dentes pode ser sentida como um ataque à própria identidade do indivíduo, bem como à identidade social e familiar. Ao sentir que não está de acordo com o ideal estético e funcional traçado pela sociedade, a pessoa retrai-se, podendo apresentar sinais de isolamento social e depressão, consequências deste estado de desequilíbrio. De uma forma geral, os pacientes reagem à perda dos dentes de duas formas distintas. Alguns se mostram inconformados, com sentimentos de impotência, incapacidade e ansiedade, buscando evitar esta perda a qualquer custo, dispondo-se a qualquer sacrifício para restaurar sua dentição; já outros reagem de maneira conformista e depressiva, encarando a perda dos dentes como algo inerente à idade, mostrando-se passivos diante da situação e do tratamento proposto. A reposição dos dentes por meio de próteses visa o retorno à condição anterior, sendo que a preocupação com a estética é maior do que com a função. Busca-se a prótese como um recurso de retorno à condição que se queria continuar tendo, e que é exigida por uma sociedade que valoriza basicamente as possibilidades produtivas do sujeito e sua conformidade a um determinado padrão estético e funcional 3.

Com os conhecimentos atuais sobre epidemiologia, é indiscutível que o indivíduo deva receber orientações e cuidados bucais preventivos desde cedo, de modo que chegue à idade adulta sem a necessidade de ter seus dentes restaurados ou substituídos. No entanto, convivemos ainda em uma sociedade mutilada do ponto de vista da saúde bucal, na qual a reposição dentária ainda é uma grande necessidade 4, 5.

Em levantamento de Saúde Bucal realizado pelo Ministério da Saúde, Projeto SB BRASIL 2003, verificou-se que o índice CPO-D (cariados, perdidos ou obturados) para o grupo etário de 65 a 74 anos era de 27,93. Isto significa que cada pessoa desse grupo possuía apenas quatro dentes livres de cárie e de suas consequências (obturação/extração). No caso dos idosos, ressaltou-se uma maior participação do componente "perdido"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com