TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS

Pesquisas Acadêmicas: CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis uteis para os usuários, onde são essencial quatro características: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

COMPREENSIBILIDADE

Tem como característica qualitativa tornar a demonstração contábil expressamente clara, de forma que os usuários possam entender claramente as informações contidas, desde que os mesmos tenham um conhecimento razoável quanto à examinação da demonstração.

RELEVANCIA

Tem como principal fundamento a importância das informações das demonstrações contábeis para os usuários, podendo ser muito importante quanto às decisões econômicas dos mesmos, onde o usuário facilmente avalie eventos passados, presentes e futuros, confirmando ou corrigindo as avaliações retroativas.

CONFIABILIDADE

Quando as informações são confiáveis, estando inteiramente livres de erros, representando com propriedade o que for proposto. Portanto, mesmo quando as informações forem relevantes, elas necessariamente poderão não ser confiáveis, quando seu reconhecimento distorcer as demonstrações contábeis.

REPRESENTAÇÃO COM PROPRIEDADE

É definido como representação com propriedade, quando as informações que foram passadas estão certamente corretas de acordo com a real situação do informado, assim também considerada confiável. Caso contrário pode ser relevante reconhecer itens e divulgar o risco de erro envolvendo o seu reconhecimento e mensuração.

PRIMAZIA DA ESSENCIA SOBRE A FORMA

Talvez a mais importante de todas as características contábeis é valorizar a essência de cada operação ao invés do que está descrito em um documento, nota fiscal ou contrato.

Para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar, é necessário que sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal.

A essência das transações ou outros eventos nem sempre é consistente com o que aparenta ser com base na sua forma legal ou artificialmente produzida. Por exemplo, uma entidade pode vender um ativo a um terceiro de tal maneira que a documentação indique a transferência legal da propriedade a esse terceiro; entretanto, poderão existir acordos que assegurem que a entidade continuará a usufruir os benefícios econômicos gerados pelo ativo e o recomprará depois de certo tempo por um montante que se aproxima do valor original de venda acrescido de juros de mercado. Em tais circunstâncias, reportar a venda não representaria adequadamente a transação formalizada já que não haverá a transferência da posse do bem.

NEUTRALIDADE

Quando informações presentes nas demonstrações contábeis são neutras, referentes a imparcialidade. No entanto as demonstrações contábeis não são consideradas neutras se induzirem em tomadas de decisões ou julgamento, com o objetivo de se atingir um resultado predeterminado.

PRUDENCIA

Referente aos responsáveis que elaboram demonstrações contábeis, que poderão se deparar com incertezas, que envolvam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com