TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos Princípios Contábeis

Artigo: Características dos Princípios Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

PRINCIPIOS DE CONTABILIDADE

• Contabilidade é a ciência social que visa o registro e o controle dos atos e fatos econômicos, financeiros e administrativos das entidades.

PRINCÍPIO DA ENTIDADE

O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial.

Por consequência, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

O Princípio da Continuidade supõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

O Princípio da Oportunidade é o processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações.

PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas iguais para a quantidade das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

Patrimônio

A finalidade da Contabilidade é controlar o Patrimônio das entidades com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e suas variações. Portanto todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios contábeis

Elementos Patrimoniais

BENS: São os itens que a empresa possui para satisfazer suas necessidades, consumo ou aplicação, que sejam suscetíveis de avaliação econômica. Os Bens de uma entidade podem ser classificados como Tangíveis ou Intangíveis.

− TANGIVEIS: São bens matérias, concretos, ou seja, são corpóreos.

− INTANGIVEL: São bens imatérias, abstratos, ou seja, que não tem forma física.

Exemplos de Bens Tangíveis:

• Caixa;

• Equipamentos;

• Terrenos

• Maquinas

Exemplos de Bens Intangíveis:

• Softwares;

• Marcas;

• Patentes;

Variações do Patrimônio Líquido e Balancete de Verificação

Variações do Patrimônio Líquido

As variações do Patrimônio Líquido ocorrem através de investimentos de Capital feitos pelos sócios na entidade ou através do resultado obtido entre as Contas de Receitas e Despesas.

As Receitas são valores que aumentam o Patrimônio Líquido da entidade tais como recebimento de juros, de serviços prestados, de lucros nas vendas de mercadorias e outras. As despesas são gastos necessário a manter a atividade da empresa tais como aluguéis, salários, conduções etc que diminuem o Patrimônio Líquido.

Portanto as receitas aumentam o Patrimônio Líquido, enquanto as despesas diminuem o Patrimônio Líquido.

Balancete de Verificação

É uma demonstração contábil formada por contas extraídas do livro razão com seus respectivos saldos (devedor ou credor).

O Balancete de Verificação deve ser levantado no mínimo mensalmente.

A soma da coluna do saldo devedor tem que ser igual a soma da coluna do saldo credor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com