TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CEFID - CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SISTER SWEET

Projeto de pesquisa: CEFID - CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SISTER SWEET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.812 Palavras (12 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 12

CEFID - CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL IRMÃ DULCE

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Barra do Garças – MT, Novembro de 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................... 03

2. JUSTIFICATIVA................................................. 04

3. CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS....................... 05

4. CONCLUSÃO..................................................... 14

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................... 15

1. INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho, será abordado sobre as classificações de riscos, onde os riscos estão presentes nos locais de trabalho e em todas as demais atividades humanas, comprometendo a segurança e a saúde das pessoas e a produtividade da empresa.

Esses riscos podem afetar o trabalhador a curto, médio e longos prazos, provocando acidentes com lesões imediatas e/ou doenças chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam os acidentes do trabalho. Os agentes que causam riscos à saúde dos trabalhadores e que costumam estar presentes nos locais de trabalho são agrupados em cinco grupos:

Grupo 1 - gentes Químicos;

Grupo 2 - Agentes Físicos;

Grupo 3 - Agentes Biológicos;

Grupo 4 - Agentes Ergonômicos;

Grupo 5 - Agentes de Acidentes (mecânicos).

Cada um desses grupos de agentes é responsável por diferentes riscos ambientais que podem provocar danos à saúde ocupacional dos funcionários da empresa. Para fazer o mapa de riscos, consideram se os riscos ambientais provenientes de cada um dos grupos.

2. JUSTIFICATIVA

Este trabalho foi de suma importância desenvolver o mesmo, dever os agentes de risco estar presentes no PPRA, onde são eles os agentes químicos, físicos e biológicos, podemos analisar também os riscos ergonômicos e riscos mecânicos de acidente. No entanto é um programa de atenção médica, o objetivo do programa é devidamente orientar os estudos na identificação de agentes de risco no ambiente do trabalho e sua relação com a exposição das pessoas, dando um tratamento apropriado a prevenção, para não causar danos a saúde do trabalhador.

3. CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS

De acordo com algumas pesquisas, foi possível verificar que a Norma Regulamentadora - NR 9, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais.

As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle. Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.

Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

AGENTES BIOLÓGICOS

Consideram-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho.

Eles são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco grupos:

Neste primeiro grupo, será visto os Agentes Químicos, que são considerados agentes químicos, aqueles capazes de provoca riscos à saúde: poeira, fumos, névoas, vapores, gases, produtos químicos em geral, neblina, etc.

Os principais tipos de agentes químicos que atuam sobre o organismo humano, causando problemas de saúde, são: gases, vapores e névoas, poeiras e fumos metálicos.

Os gases, vapores e névoas podem provocar efeitos irritantes, asfixiantes ou anestésicos:

Efeitos irritantes: são causados, por exemplo, por ácido clorídrico, ácido sulfúrico, amônia, soda cáustica, cloro, que provocam irritação das vias aéreas superiores;

Efeitos asfixiantes: gases como hidrogênio, nitrogênio, hélio, metano, acetileno, dióxido de carbono, monóxido de carbono e outros causam dor de cabeça, náuseas, sonolência, convulsões, coma e até morte;

Efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com