TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA

Projeto de pesquisa: SOBRE CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 11

1- APRESENTAÇÃO

Este projeto pedagógico de curso apresenta o histórico da instituição, sua missão, sua concepção de educação a distância, ensino e aprendizagem, dentre outros aspectos, com ênfase à metodologia a ser adotada no Curso em Gestão de Recursos Humanos.

Em seguida, são apresentados a justificativa do curso , , requisitos de acesso ao curso o perfil do egresso, os objetivos deste curso, Competências profissionais específicas do Técnico em Recursos Humanos, Organização curricular , Ementa Curricular Instalações e equipamentos oferecidos aos professores e alunos do curso, os sistemas de comunicação adotados, a concepção, elaboração e entrega do material didático e as formas de avaliação. Ainda, apresenta a equipe multidisciplinar responsável por este curso e como será organizada sua operação acadêmica, especialmente no que se refere à infraestrutura e à gestão.

2 - SOBRE CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA

O Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima foi criado através do Decreto Governamental nº 11.195 de 29 de abril de 2003, é uma entidade pública com personalidade jurídica própria, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, sob o nº 02.585.924/0384-48, e mantida pela Secretaria de Estado de Educação e o Governo do Estado.

Este Centro oferece cursos abertos à comunidade, às empresas e demais segmentos da sociedade civil organizada formando e habilitando, jovens e adultos na perspectiva da qualidade social visando à formação do cidadão trabalhador. Sua meta é ofertar curso de Educação Profissional em consonância com as metas estratégicas de desenvolvimento econômico e social, entendendo que a Educação Profissional é vital e necessária para o crescimento do Estado.

Em Mato Grosso do Sul a escolaridade da PEA (População Economicamente Ativa) gira em torno de sete anos, portanto, além da necessidade de ampliar seu nível de educação, o trabalhador tem direito à educação/formação profissional ofertada pelo poder público; de modo a possibilitar-lhe a preparação para o exercício de profissões técnicas que, mesmo não garantindo o ingresso no mercado de trabalho, aproxima-o do “mundo do trabalho” com maior autonomia.

Portanto, consideramos que o CEPEF representa uma oportunidade para o trabalhador ter acesso ao conhecimento. Contudo, a educação profissional ofertada neste Centro deve ser como a proposta por Marx:

[...] articulando teoria e prática, através de uma formação politécnica que compense os inconvenientes da divisão do trabalho e que impedem ao trabalhador dominar o conteúdo e os princípios que regem seu trabalho e sua forma de existir (Marx; Engels apud Kuenzer, p. 197).

Neste sentido, torna-se imprescindível resgatar os fundamentos que irão vincular a formação profissional aos processos educativos, pois, sem a estreita ligação com a Educação Básica, a Educação Profissional sempre correrá o risco de se tornar um simples fragmento de treinamento que beneficiará exclusivamente o mercado e os interesses isolados dos setores produtivos.

Consideramos oportuno ressaltar o papel fundamental da educação profissional, qual seja o de estabelecer a relação entre o conhecimento e a prática de trabalho, contribuindo para que o aluno tenha o domínio não apenas da teoria, mas também da prática, sobre como o saber se articula com o processo produtivo. Esse é fio condutor que deve nortear a qualificação e a organização da Educação Profissional técnica de nível médio, de modo a propiciar aos alunos o domínio dos fundamentos científicos das diversas técnicas utilizadas na produção, e não o simples adestramento em técnicas produtivas.

Consideramos que novo modelo de formação/educação profissional precisa ser construído para oportunizar o acesso e contemplar a diversidade de ocupações atuais. Entretanto, sem a integração do setor governamental, empresarial e trabalhadores, aliados a um projeto econômico de desenvolvimento, todos os esforços voltados para a formação profissional serão ineficientes.

2. 1 - MISSÃO INSTITUCIONAL

O Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima tem como missão, definida em seu PDI contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do Estado de Mato Grosso do Sul , com comprometimento ético e responsabilidade social, proporcionando o acesso de diferentes segmentos da população ao ensino de qualidade articulado aos curós de educação profissional presencial e a distância, buscando ao mesmo tempo a inclusão social na construção, pelo conhecimento, de uma sociedade mais justa, mais humana e mais igual.

2.3 – PRINCÍPIOS NORTEADORES NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

O ser humano está inserido em um contexto social, econômico, cultural, político e histórico e, quando tomado como sujeito, intervém na realidade a partir de uma percepção do contexto que o encerra. Pressupõe-se, assim, uma dimensão ativa, criadora e renovadora. Na sua interação com outros sujeitos e com a realidade, produz e dissemina conhecimento.

O Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima entende que o conhecimento é produto dessa interação social e compreende que seu papel é trabalhar o conhecimento na perspectiva da sua produção e atualização, colocando-o a serviço da sociedade. Para tal, entende ser necessário provocar um papel ativo desse sujeito da/na educação,promovendo a participação dos indivíduos como sujeitos da sociedade, da cultura e da história, priorizando a autonomia, a problematização e a conscientização, materializando assim aquilo que epistemologicamente se entende por educação.

De acordo com O Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima e sua interpretação sobre os conceitos de sociedade, sujeito e educação, a concepção de Educação a Distância incorpora o rompimento dos paradigmas de tempo e espaço, as novas tecnologias de informação e comunicação e uma proposta pedagógica alicerçada na concepção do sujeito sócio-histórico

3 - Justificativa e Objetivos do Curso

3.1 - Justificativa do curso

O mundo do trabalho no Brasil tem apresentado muitas transformações nos últimos 30 anos. Conforme informações da UNESCO (2006), a emergência da globalização permite que a sociedade entre em uma nova era de mudanças, na medida em que as fronteiras nacionais desaparecem e as transformações impactam todos os aspectos da vida: econômicos, sociais e culturais.

Por conseguinte, o novo tipo de formação profissional, para aumentar as possibilidades de inserção no mercado do trabalho, deve, necessariamente,propiciar a flexibilidade e a polivalência, o que implica não somente uma capacitação técnica mais ampla, mas também uma solida formação geral.A valorização da educação geral se torna essencial para a construção de propostas de educação profissional consistentes. Assim, passa a ser requerido, alem do desenvolvimento de competências profissionais, o desenvolvimento das competências cognitivas, da capacidade de comunicação e dos conhecimentos científicos, tecnológicos e socioculturais.

Vale ainda salientar que as organizações empresariais, publicas e sociais tem exigido dos trabalhadores níveis de especialização muito maiores do que no passado, em razão da globalização, do avanço tecnológico e do impacto causado por esses fatores nos processos de trabalho e de produção.

Com isso, justifica-se a existência de cursos de educação profissional técnica de nível médio, que ofereçam conhecimentos e ferramentas que proporcionem uma maneira de gerenciar as pessoas com o objetivo de obter o melhor resultado. A educação profissional tem como objetivo, nesse momento, garantir habilidade e conhecimentos profissionais mais diversificados.

Vale salientar que as profundas alterações pelas quais passa a economia mundial provocadas não só pela crescente urbanização, mas, sobretudo, pela sua internacionalização e pelo advento de novos paradigmas tecnológicos, estão determinando profundas transformações no mundo do trabalho, seja na produção,seja na organização laboral. Uma das conseqüências e a reestruturação do mercado de trabalho e, também, dos perfis ocupacionais, exigindo reformulação das políticas publicas de educação e, mais especificamente, da educação profissional (UNESCO, 2006).

Ao avaliarmos a área de gestão, constata-se que o processo produtivo esta voltado para a prestação de serviços e apoio administrativo a todo e qualquer tipo de organização e ate mesmo a indivíduos que necessitam do auxilio de profissionais da área.

Esse ambiente de grandes e profundas transformações motivando as empresas a revisar seus parâmetros de gestão. A principal característica desta mudança e a consciência de que a participação e o envolvimento das pessoas nos objetivos organizacionais representam um diferencial competitivo estratégico.

São as pessoas que garantem flexibilidade, velocidade de adaptação da empresa e valor agregado aos produtos e aos serviços. Somente se investindo em pessoas e que se garante qualidade, produtividade, aprendizagem e inovação permanentes, condições fundamentais para o sucesso de empresa contemporânea.O Estado de Mato Grosso do Sul conta com aproximadamente 2.824 estabelecimentos que atuam no setor de serviços, 219 instituições bancarias, 1.719 estabelecimentos comerciais atacadistas e 21.315 estabelecimentos comerciais varejistas. Todos esses estabelecimentos necessitam de um profissional com a formação voltada para a gestão e recursos humanos, justificando assim a implantação do Curso Técnico em Recursos Humanos no Centro de educação (Fonte: Diagnostico Socioeconômico de Mato Grosso do Sul, 2008).

Cada vez mais, os gestores percebem a importância do capital humano e atuam para desenvolve-lo. Criar planos de gestão para reter os melhores talentos e os profissionais renomados em suas equipes faz parte do planejamento de recursos humanos das empresas. E isso resulta num funcionário mais motivado e qualificado.

Ao ofertar do Curso Técnico em Recursos Humanos, o Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima propicia ao aluno, condições para o exercício da cidadania e o direito de conhecer e apropriar-se de novas tecnologias; contribuindo assim para a inclusão social e, conseguintemente, ampliando as possibilidades de crescimento pessoal e de atuação profissional.

Objetivos

Este Centro, ao ofertar o curso Técnico em Recursos Humanos – Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios - Educação Profissional Técnica de nível médio tem como objetivos:

- promover a aquisição de habilidades e competências para atuar na gestão de pessoas de maneira a elevar o padrão de funcionamento das organizações e melhorar as condições de vida e de trabalho em sociedade;

- formar profissionais para a área de Recursos Humanos com capacidade para acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas e funcionais e desenvolver ações de recursos humanos alinhadas com o planejamento da organização; - promover a formação técnica dentro dos princípios inovadores de ensino e aprendizagem, fundamentados no aprender a aprender; possibilitar a articulação entre teoria e pratica através de interações com empresas para formar um profissional que atenda as necessidades do mercado de trabalho.

4 - Requisitos de acesso ao curso

4.1 - Critérios para Acesso

Para ingressar no curso o candidato devera:

ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos;

estar cursando o 3o ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído;

estar cursando ultima Fase da etapa do ensino médio da EJA ou tê-la concluído.

4.2 - Processo Seletivo

Caso as vagas sejam inferiores a demanda, devera ser realizado processo seletivo,adotando os seguintes criterios:

a) ser oriundo de escola publica;

b) ter maior idade.

Apos a selecao o candidato sera convocado para participar de reuniao de apresentacao do curso, sendo posteriormente encaminhado para a efetivacao de suamatricula. Os candidatos que nao comparecerem a esta reuniao no ato da matricula serao encaminhados primeiramente a Coordenacao Pedagogica, para esclarecimentos.

2.3 Da Matrícula

Os candidatos serao matriculados no curso, por modulo, de acordo com o numero de vagas existentes, em data prevista e divulgada pelo Centro, mediante preenchimento de requerimento pelo candidato e apresentacao dos seguintes documentos: - Certidao de Nascimento ou Casamento;

- Carteira de Identidade (RG) ou carteira de Nacional Habilitacao (CNH);

- Cadastro de Pessoa Fisica (CPF);

- Comprovante de conclusao do Ensino Medio ou declaracao de ter cursado com exito, no minimo, um ano do Ensino Medio;

- Guia de Transferencia acompanhada da Ementa Curricular do curso, quando for o caso.

Os originais dos documentos exigidos deverao ser apresentados juntamente com as copias para conferencia e autenticacao pela secretaria do Centro.

A matricula concretizar-se-a com a apresentacao da documentacao exigida e apos o

deferimento do(a) diretor(a).

Sera nula, em qualquer epoca da operacionalizacao do Projeto, a matricula que se 2.2 Processo Seletivo

Caso as vagas sejam inferiores à demanda, deverá ser realizado processo seletivo,

adotando os seguintes critérios:

a) ser oriundo de escola pública;

b) ter maior idade.

Após a seleção o candidato será convocado para participar de reunião de

apresentação do curso, sendo posteriormente encaminhado para a efetivação de sua

matrícula. Os candidatos que não comparecerem a esta reunião no ato da matrícula2.2 Processo Seletivo

Caso as vagas sejam inferiores à demanda, deverá ser realizado processo seletivo,

adotando os seguintes critérios:

a) ser oriundo de escola pública;

b) ter maior idade.

Após a seleção o candidato será convocado para participar de reunião de

apresentação do curso, sendo posteriormente encaminhado para a efetivação de sua

matrícula. Os candidatos que não comparecerem a esta reunião no ato da matrícula

serão encaminhados primeiramente à Coordenação Pedagógica, para

esclarecimentos.

2.3 Da Matrícula

Os candidatos serão matriculados no curso, por módulo, de acordo com o número de

vagas existentes, em data prevista e divulgada pelo Centro, mediante preenchimento

de requerimento pelo candidato e apresentação dos seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Carteira de Identidade (RG) ou carteira de Nacional Habilitação (CNH);

- Cadastro de Pessoa Física (CPF);

- Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou declaração de ter cursado com

êxito, no mínimo, um ano do Ensino Médio;

- Guia de Transferência acompanhada da Ementa Curricular do curso, quando for o

caso.

Os originais dos documentos exigidos deverão ser apresentados juntamente com as

cópias para conferência e autenticação pela secretaria do Centro.

A matrícula concretizar-se-á com a apresentação da documentação exigida e após o

deferimento do(a) diretor(a).

Será nula, em qualquer época da operacionalização do Projeto, a matrícula que se

fizer com documentação falsa ou adulterada.

A matrícula poderá ser cancelada em qualquer época da operacionalização do

Projeto pelo aluno ou seu representante.

Serão disponibilizadas vagas aos educandos com necessidades educacionais

especiais, desde que suas limitações não interfiram nas atividades que serão

desenvolvidas por essa categoria profissional, e o atendimento as especificidades dos

mesmos será realizada pelo órgão próprio da Secretaria de Estado de Educação.

03. Perfil profissional de conclusão dos egressos do curso

O Técnico em Recursos Humanos é o profissional pró-ativo comprometido que

executa rotinas de departamento de pessoal, (pesquisa, integração, treinamento,

folha de pagamento, tributos e benefícios). Descreve e classifica postos de trabalho,

aplicação de questionários e processo de informação acerca dos trabalhadores,

presta serviços de comunicação, liderança, motivação, formação de equipes e

serão encaminhados primeiramente à Coordenação Pedagógica, para

esclarecimentos.

2.3 Da Matrícula

Os candidatos serão matriculados no curso, por módulo, de acordo com o número de

vagas existentes, em data prevista e divulgada pelo Centro, mediante preenchimento

de requerimento pelo candidato e apresentação dos seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Carteira de Identidade (RG) ou carteira de Nacional Habilitação (CNH);

- Cadastro de Pessoa Física (CPF);

- Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou declaração de ter cursado com

êxito, no mínimo, um ano do Ensino Médio;

- Guia de Transferência acompanhada da Ementa Curricular do curso, quando for o

caso.

Os originais dos documentos exigidos deverão ser apresentados juntamente com as

cópias para conferência e autenticação pela secretaria do Centro.

A matrícula concretizar-se-á com a apresentação da documentação exigida e após o

deferimento do(a) diretor(a).

Será nula, em qualquer época da operacionalização do Projeto, a matrícula que se

fizer com documentação falsa ou adulterada.

A matrícula poderá ser cancelada em qualquer época da operacionalização do

Projeto pelo aluno ou seu representante.

Serão disponibilizadas vagas aos educandos com necessidades educacionais

especiais, desde que suas limitações não interfiram nas atividades que serão

desenvolvidas por essa categoria profissional, e o atendimento as especificidades dos

mesmos será realizada pelo órgão próprio da Secretaria de Estado de Educação.

03. Perfil profissional de conclusão dos egressos do curso

O Técnico em Recursos Humanos é o profissional pró-ativo comprometido que

executa rotinas de departamento de pessoal, (pesquisa, integração, treinamento,

folha de pagamento, tributos e benefícios). Descreve e classifica postos de trabalho,

aplicação de questionários e processo de informação acerca dos trabalhadores,

presta serviços de comunicação, liderança, motivação, formação de equipes e

fizer com documentacao falsa ou adulterada.

A matricula podera ser cancelada em qualquer epoca da operacionalizacao do

Projeto pelo aluno ou seu representante.

Serao disponibilizadas vagas aos educandos com necessidades educacionais especiais, desde que suas limitacoes nao interfiram nas atividades que serao desenvolvidas por essa categoria profissional, e o atendimento as especificidades dos mesmos sera realizada pelo orgao proprio da Secretaria de Estado de Educacao.

4.3-. Perfil profissional de conclusão dos egressos do curso

O Tecnico em Recursos Humanos e o profissional pro-ativo comprometido que executa rotinas de departamento de pessoal, (pesquisa, integracao, treinamento,folha de pagamento, tributos e beneficios). Descreve e classifica postos de trabalho,aplicacao de questionarios e processo de informacao acerca dos trabalhadores, presta servicos de comunicacao, lideranca, motivacao, formacao de equipes e

...

Baixar como  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »