TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE AMBIENTE

Tese: CONTROLE DE AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE MORAES JUNIOR – MACKENZIE RIO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTROLADORIA AMBIENTAL

MARINA SANT ANA MOREIRA

RAPHAEL

ALEX

Rio de Janeiro - RJ

2013

MARINA SANT ANA MOREIRA

CONTROLADORIA AMBIENTAL

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Moraes Júnior – Mackenzie Rio, para obtenção de grau parcial à nota 8º semestre, ano acadêmico 2013.

Rio de Janeiro – RJ

2013

Introdução

A contabilidade ambiental vem se inserido no mercado contábil a cada dia, mas ainda é visível a falta de profissionais capazes de lidar com os problemas relacionados à sustentabilidade e suas possíveis soluções. Faltam profissionais que abordem temas como desenvolvimento sustentável; responsabilidade social corporativa e contabilização das ações de prevenção e recuperação do meio ambiente. É pequeno o número de empresas que de forma voluntária divulguem informações socioambientais.

Segundo Ribeiro,

A solução dos problemas ambientais depende da ajuda dos profissionais de diferentes áreas, aqui incluídas as várias habilidades, experiência e formação acadêmica dos contabilistas. A sociedade, de forma geral, ainda que sem uma consciência de organização, começou recentemente a discutir os diversos problemas decorrentes da poluição do meio ambiente, entre outras razões, motivada pela preocupação com a qualidade de vida das gerações futuras (RIBEIRO, 2010).

A controladoria ambiental surge na ideia da tomada de decisão e conscientização dos atuais gestores e contadores sobre a compreensão da importância estratégica da contabilidade ambiental no processo de tomada de decisão, a fim de a empresa obter vantagem competitiva.

A ideia do controller é definir estratégias ambientais que estejam relacionadas com o objetivo da empresa para maximizar o lucro e minimar os custos. Para isso é necessário uma conscientização ambiental dos funcionários da organização, deixar as políticas claras da empresa com relação a missão, visão e valores entre outras estratégias. A controladoria como ferramenta da gestão empresarial representa um conjunto de conceitos que contribuem para a sustentabilidade econômica.

A finalidade da controladoria é garantir informações adequadas ao processo de decisão, representar uma forma de colaboração com os gestores em seus esforços para a obtenção de resultados em suas áreas e assegurar a eficácia empresarial. A controladoria cumpre o seu papel utilizando os diversos meios de coleta de informações, contribuindo com processo motivacional das diversas equipes, aprimorando a coordenação das tarefas do processo de produção, gerando uma avaliação, participando do processo de planejamento e acompanhando a execução do empreendimento, o que representa um aspecto fundamental para a continuidade da empresa como sistema organizacional.

Visão ambiental das empresas antes x depois

Historicamente, todo o desenvolvimento econômico iniciado com a Revolução Industrial até o final do século XIX, foi marcado por um impacto significativo pelo meio ambiente, posteriormente observamos uma exploração desordenada dos recursos naturais e o despejo aleatório de resíduos na natureza. O processo de industrialização que marca esta realidade se intensificou nas primeiras seis décadas do século XX, entretanto sempre foi baseado na perspectiva da existência de três fatores de produção, que são: capital, trabalho e recursos naturais. Ainda no século XX, no início dos anos da década de setenta passam a ser quatro os fatores de produção com a inclusão da tecnologia. E, infelizmente, somente nas décadas finais do século XX passamos a questionar o valor dos recursos naturais e sua possível extinção sem preocupação com impactos ambientais, em razão da visão meramente extrativista que se tinha deste fator de produção. O desenvolvimento sustentável surge dentro de uma perspectiva de sustentabilidade ambiental em choque com aquela forma de exploração com uma visão tradicional de mera sustentabilidade econômica (FOLADORI, 2001).

Essa mudança do século XX esta relacionado ao amadurecimento da sociedade nos últimos anos. A sociedade esta observando, consideravelmente, que essa desvalorização do ambiente esta afetando a qualidade de vida e ao esgotamento dos recursos.

Conceito de Controladoria Ambiental

A controladoria é uma ferramenta muita utilizada para auxiliar as empresas com relação aos objetivos e metas da organização, exercendo assim o papel de gerir e controlar o meio ambiente, melhorar o desempenho das organizações e estabelecer as bases e fixar necessidades de ação antecipadamente com relação ao meio ambiente.

A Contabilidade como ciência, esta ligada a eventos econômicos e financeiros com o meio ambiente proporcionando condições de contribuir positivamente no campo da proteção ambiental, cujo objetivo é gerir informações aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade.

A Contabilidade do Meio Ambiente passou a ter status de um novo ramo da ciência contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do "relatório financeiro e contábil sobre passivo e custos ambientais" pelo Grupo de trabalho inter-governamental das Nações Unidas de Especialistas em padrões Internacionais de Contabilidade e relatórios (ISAR – United Nations Intergovernanmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting).

A controladoria busca as melhores práticas das industrias que conduzem ao desempenho superior, através do benchmarking. Benchmarking é uma ferramenta de gestão para avaliação de desempenho das empresas de forma a atuar nos fatores de sucesso e insucesso da organização. Para assim identificar as metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com