TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa COPASA: Toxicologia Ambiental, ao Controle Ambiental e Recursos Naturais e a Medicina do Trabalho

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.217 Palavras (25 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 25

UNIP INTERATIVA[pic 1]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IX

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO - SEI

SERGIO DE SOUSA MACHADO SILVA

EMPRESA COPASA: TOXICOLOGIA AMBIENTAL, AO CONTROLE AMBIENTAL E RECURSOS NATURAIS E À MEDICINA DO TRABALHO

                                         

Diamantina - MG

2016

UNIP INTERATIVA[pic 2]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IX

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO - SEI

EMPRESA COPASA: TOXICOLOGIA AMBIENTAL, AO CONTROLE AMBIENTAL E RECURSOS NATURAIS E À MEDICINA DO TRABALHO

Sergio de Sousa Machado Silva

RA 1428547

Superior Tecnologia em Segurança no Trabalho

Sexto Período

Diamantina - MG

2016

                                                 Resumo[pic 3]

O presente PIM tem como sua principal característica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões por meio da metodologia científica para produção acadêmica. Nesse contexto, a produção deste trabalho se voltará para a realização de um levantamento das características e práticas existentes numa organização analisando o desempenho da função de gestor de forma a garantir não somente a eficácia na produtividade da organização, mas também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos. Desse modo, a operacionalização do trabalho ocorrerá em uma empresa real previamente selecionada pelo aluno, sendo que nessa empresa serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos, apontados para cada disciplina em estudo no semestre em curso. Respeitando- se as recomendações dos tutores é que nessa empresa possa ser observada a preocupação com questões ambientais, como a destinação dos seus resíduos, bem como o uso dos recursos naturais. Com isso, a preocupação com a saúde se torna consequência dessas atitudes e das ações (ou a falta delas) adotadas pela empresa, verificando a sua política ambiental e se ela poderá lhe oferecer os subsídios necessários para esse trabalho. A preocupação com as questões de medicina do trabalho serão explicitadas de modo a retratar questões sobre a Medicina do Trabalho, as medidas de controle que são adotadas pela empresa, as medidas preventivas, as campanhas desenvolvidas e os resultados propriamente ditos, lembrando que o foco será nos aspectos ambientais que afetam a saúde. A empresa selecionada para a confecção do PIM será a COPASA, no município de Diamantina em Minas Gerais.

Palavras- chave: Questões ambientais- prevenção- saúde- doença- legislação.

[pic 4]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Capítulo I - Conhecendo um pouco da história e trajetória da Empresa COPASA        

2.2 Capítulo II – A importância do trabalho consciente da Empresa COPASA no que se refere á Toxicologia Ambiental, ao Controle Ambiental e Recursos Naturais e à Medicina do Trabalho.        9

3 CONCLUSÃO ................................................................................................20

 REFERÊNCIAS................................................................................................23

        

1 INTRODUÇÃO

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos no curso, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. São objetivos específicos do PIM: proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas organizacionais de uma empresa com relações à Segurança no Trabalho em suas aplicações organizacionais, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória; proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem; proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação, execução e avaliação dos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica. Para ter um bom desenvolvimento do seu trabalho, é importante, nessa primeira análise para selecionar a empresa, que o graduando verifique a sua política ambiental e se ela poderá lhe oferecer os subsídios necessários para esse trabalho.

Como teremos a preocupação com as questões de medicina do trabalho, poder entrevistar o médico do trabalho que faz o atendimento à empresa seria de grande valor na pesquisa do aluno, pois este poderia lhe apresentar as medidas de controle que foram adotadas, as medidas preventivas, campanhas desenvolvidas e os resultados propriamente ditos, lembrando que o foco será nos aspectos ambientais que afetam a saúde. Outra opção, caso o graduando não encontre ou não seja permitido esse acesso ao médico da empresa, voltar a sua pesquisa, nesse quesito, para serviços de saúde pública que poderão informar sobre casos de contaminações por produtos químicos industriais, dentro ou fora da empresa. Em áreas agrícolas poder-se-á verificar a contaminação por defensivos agrícolas tanto nos trabalhadores como em moradores de áreas adjacentes. Outras opções também poderão ser utilizadas, dependendo da região em que se encontram e das empresas ou atividades econômicas que se encontram próximas e acessíveis para a pesquisa do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com