TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Monografias: CUSTEIO POR ABSORÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

6. Análise dos conceitos utilizados na literatura

Na literatura analisada sobre o Custeio Variável, existe uma unanimidade de opinião dos autores a respeito da não aplicabilidade desse método à Contabilidade Financeira, por não estar de acordo com os princípios contábeis e a legislação vigente.

Outro fato observado é a recomendação do Custeio por Absorção como o “único” método aceito pelo fisco e pela Contabilidade Financeira e Para efeito de determinação da base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social

Os autores afirmam que o Custeio por Absorção é o único aceitável para o fisco que, para isso, deve, sobretudo, seguir as normas tributárias elegias.

Assim, com base nos autores, pode-se concluir que o método não é adaptado à legislação, mas, sim, é preciso adaptá-lo para a sua utilização.

7. A interpretação dos fatos

Em 1976, quando a Lei n.º6.404 entrou em vigor, o método ABC ainda não existia e o da UEP era pouco divulgado no Brasil. Isso fez com que o Custeio por Absorção passasse a ser amplamente utilizado pela Contabilidade, pois absorvia, de forma relativamente simples, todos os custos por meio de rateios e os designava aos produtos, diferentemente do Custeio Variável.

Quando os métodos ABC e UEP começaram a ser divulgados, o Custeio por Absorção já estava definido pelos contadores como o método oficial para a Contabilidade e para o fisco, pois era automaticamente configurado conforme as mudanças na legislação.

Pode-se afirmar que os métodos de custeio aceitos pela Contabilidade Financeira são os que respeitam os princípios da Contabilidade as normas legais e fiscais.

O entendimento de que o ABC e o UEP não são aceitos pela Contabilidade Financeira pode induzir os profissionais a ignorarem possíveis alternativas dos sistemas contábeis e restringir o desenvolvimento e flexibilidade tanto no enfoque fiscal quanto no gerencial.

Com isso entende que Não existe nenhuma razão legal para que se mantenham dois métodos de custeio em funcionamento paralelos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com