TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Monografias: Capital De Giro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 3

CAPITAL DE GIRO NAS EMPRESAS

INTRODUÇÃO: Nos dias atuais a maioria das empresas se encontram em dificuldade de manter um Capital de Giro onde possa fazer frente as suas obrigações. Por esse motivo temos a necessidade de um giro que significa receber mais cedo e pagar mais tarde, deve ser uma meta da administração financeira, onde indica o montante de recursos que a empresa precisa para financiar suas operações, ou seja, o valor dos recursos que a empresa precisa para que seus compromissos sejam pagos nos prazos e vencimentos.

OBJETIVO: Identificar as principais causas que podem acontecer a uma necessidade maior de Capital de Giro.

DESENVOLVIMENTO: Através de estudo e alguns conhecimentos na área empresarial percebemos que a necessidade de Capital de Giro de uma empresa pode acontecer por uma série de motivos como, por exemplo Redução nas Vendas, Aumento da inadimplência, Aumento das Despesa Financeiras e Aumento de Custos. A gestão do capital de giro é algo bastante complexo e trabalhoso, mas que deve ser feita de forma constante pelo gestor sob risco de enfrentar dificuldades para manter a boa saúde financeira do empreendimento, pois a falta de controle sobre o capital de giro pode implicar na falta de recursos para dar manutenção às atividades da empresa (LUNELLI, 2009). A necessidade de Capital de Giro é tipicamente um conjunto de itens de financiamento que pode ser Capital Próprio, Empréstimos Bancários de longo ou curto Prazo, nunca um ativo. A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é exatamente aquilo que o financiamento não cobre (MATARAZZO, 2010). O capital de giro é muito importante para a tomada de decisão, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, o qual engloba desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos. Em uma empresa bem administrada e com as vendas em expansão, a variação da necessidade de capital de giro tende a ser ligeiramente positiva, ou seja, a necessidade de capital de giro aumenta com as vendas. Isto se explica porque, nestes casos, os estoques aumentam e o saldo da conta Recebíveis, também (CASTELO,1999). Capital de Giro resumidamente é para qualquer empresa, o valor total do conjunto de recursos formados por: Valores em caixa e bancos, valores a receber e valores estocados.

CONCLUSÃO: Para concluir, observamos que a administração do capital de giro deverá compreender uma avaliação do momento atual da empresa, a disponibilidade de recursos e, principalmente, o impacto de decisões sobre compras, vendas e à administração do caixa. Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. É importante observar no momento de obter os recursos de terceiros para Capital de Giro as taxas e juros sobre o montante para não deixar a empresa com um Passivo inadequado.

REFERÊNCIAS: MATARAZZO, D.C. Análise Financeira de Balanços (São Paulo: Atlas, 2010). LUNELLI, R.L. Necessidade de Capital de Giro. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/necessidadecapitalgiro.htm

CASTELO S.L. Necessidade de Capital de Giro e os Prazos de Rotação. Disponível em : http://www.flf.edu.br/revista-flf.edu/volume03/32.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com