TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto Ciencias Politicas

Monografias: Caso Concreto Ciencias Politicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  353 Visualizações

Caso Concreto 1

Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político

Leia, atentamente, a palestra “O papel da universidade na sociedade brasileira: educação e pesquisa no ensino superior” de Sidnei Ferreira de Vares, e responda:

1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere?

Resposta: A palavra política se refere ao espaço educacional, onde o ensino superior no Brasil não cumpre com seu objetivo.

2) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas.

Resposta: O seu tipo é o discurso político como comentário (socialista), é um texto que argumenta tem seu poder de persuadir, mas não tem uma finalidade política, ou seja, visa o bem de todos sem interesses de obter ganhos.

Caso Concreto 2

Tema: Retórica Leia, atentamente, o texto “A retórica e o espetáculo na política contemporânea” de Verbena Córdula, e responda:

1) O que você entendeu por retórica?

Resposta: Retórica é a arte do discurso, usado de forma a levar os interlocutores a aceitarem ou acreditarem nas ideias postas no discurso do orador, que utiliza recursos, como seleção lexical e modalização na sua fala. O recurso é utilizado para convencimento na arte da argumentação, e foi utilizado amplamente quando ainda não havia a ciência jurídica, e suas técnicas estabelecidas.

2) Qual é a relação, que você entendeu, entre retórica e espetáculo na política? Justifique as suas respostas.

Resposta: Através do discurso e da oratória é que o orador consegue convence seus pares a acreditarem ou acatarem suas ideias ou posicionamento de suas concepções políticas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com