TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centríolos, Cilíos E Flagelos

Pesquisas Acadêmicas: Centríolos, Cilíos E Flagelos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células, que são a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula, isolada ou junto com outras células, forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o material necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.

Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham um trabalho de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.

Existem vários tipos de células, e todas possuem uma unidade estrutural e funcional. Todas as células têm diferentes componentes, estruturas e organelas que desempenham funções específicas. Dentre os principais componentes celular estão os centríolos, os cílios e os flagelos.

O presente trabalho descreve um pouco sobre esses componentes celulares tão importantes para os seres vivos. Descreve aspectos gerais, estrutura, localização na célula e funções dos centríolos, cílios e flagelos.

Centríolos

Os centríolos, também conhecidos como centrossoma ou centro celular são organelas não envolvidas por membrana e que participam do processo de divisão celular. Nas células de fungos complexos, plantas superiores (gimnospermas e angiospermas) e nematóides não existem centríolos. Eles estão presentes na maioria das células de animais, algas e vegetais inferiores como as briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias).

Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica constituída por microtúbulos dispostos da seguinte forma: nove grupos de três microtúbulos formando a parede do centríolo. Estas organelas ocorrem aos pares nas células, dispostos perpendicularmente entre si e localizados no centro celular, região mais densa do citoplasma, próxima ao núcleo, de onde saem os microtúbulos do citoesqueleto.

Centríolos. Ilustração: Alila Medical Media / Shutterstock.com

Células que não apresentam centríolos como as angiospermas e os pinheiros, possuem, entretanto, o centrossomo. Entre as funções desempenhadas, destacam-se:

1- Constituição do fuso aromático durante o mecanismo de divisão por mitose e meiose, deslocando-se cada um para extremos opostos da célula, emitindo projeções em formação de feixes filamentosos que se unem à região do centrômero dos cromossomos, que, proporcionalmente, realizam a separação dos cromossomos homólogos ou das cromátides irmãs.

Durante os processos mitótico e meiótico, feixes de microtúbulos e microfibrilas são sintetizados no citoplasma e posicionados de modo a uma de suas extremidades ficar ligada ao centríolo, enquanto a outra extremidade prende-se ao centrômero do cromossomo. Esta polarização e os microtúbulos associados são conhecidos como fuso mitótico. É através da tubulina que o fuso mitótico é destruído. O próprio centríolo é duplicado, e cada novo centríolo com os microtúbulos associados migra para uma extremidade da célula, puxando para si cada estrutura originada na reprodução celular. O centríolo, portanto, age como organizador das estruturas celulares durante sua reprodução.

2- Formação dos cílios e flagelos, responsáveis por inúmeras atividades, dependendo do tipo de organismo.

Além disso, são estruturas capazes de se autoduplicar: orientando a formação de novos centríolos a partir dos microtúbulos presentes no citoplasma, assim, os novos centríolos são produzidos sempre a partir de centríolos preexistentes. Na constituição química dos centríolos aparecem água, proteínas, carboidratos, lipídios, DNA e RNA.

Cílios e Flagelos

A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células essas estruturas têm origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos. O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.

A composição de ambos é similar, partindo da extremidade basal (cinetossomo ou corpúsculo basal) três grupos de filamentos protéicos, os microtúbulos. Da região mediana em diante, apenas dois desses filamentos se estendem, permitindo maior flexibilidade ao movimento. Em seu interior, dois feixes de microtúbulos centrais dão sustentabilidade e resistência ao trabalho despendido pelo metabolismo.

Cílios

Os cílios encontram-se em todas as espécies de animais exceto nos artrópodes e nemátodes. São raros nas plantas, mas ocorrem, por exemplo, nas cicadáceas. Os protozoários com cílios (por exemplo, do filo Ciliophora ou ciliados) usam-nos na locomoção ou simplesmente para moverem o líquido em que se encontram. O ser humano e os outros mamíferos têm células ciliadas no revestimento interno da traqueia e brônquios, que servem para reter muco e poeira que poderiam prejudicar os pulmões, e também nos ovidutos, onde eles ajudam o óvulo a mover-se do ovário para o útero.

Em alguns tecidos, os cílios podem ter função sensorial e até sofrer modificações em sua estrutura. Estes cílios sensoriais são denominados quinocílios e são exemplos de sua ocorrência o epitélio sensorial da mucosa olfativa, o epitélio da retina e aqueles associados com as funções de equilíbrio e audição no ouvido interno, máculas e órgão de Corti, respectivamente.

Cada cílio é formado por: Axonema - constituído por microtúbulos dispostos em pares, que se prolongam do corpo basal. Cada par é composto por um microtúbulo A, com 13 protofilamentos, e um microtúbulo B, composto por 10 protofilamentos. No caso dos cílios motores, existem 9+2 pares de microtúbulos; no caso dos cílios primários existem 9+0 pares de microtúbulos. Por esses microtúbulos, ocorre o transporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com