TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Certificações E Normas Ambientais

Dissertações: Certificações E Normas Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

1. Sobre as doenças: Cólera; Febre tifóide; Giardise e Amebias.

Cólera: Cólera é uma doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado, causada por uma enterotoxina produzida pela bactéria vibrio colérico

(Vibrio cholerae).

Sinais e Sintomas: O principal sintoma é a diarreia volumosa, que começa de repente, acompanhada por vômitos, mas raramente por febre e dores abdominais

Como se Transmite: A transmissão é fecal-oral e se dá através da água e de alimentos contaminados pelas fezes ou pela manipulação de alimentos por pessoas infectadas, sejam elas sintomáticas ou não. Já foram registrados casos em que peixes, frutos do mar, como ostras e mexilhões, crus ou mal cozidos, e gelo fabricado com água não tratada foram veículos de transmissão da doença. A enfermidade é de notificação compulsória às autoridades de saúde.

Como Tratar: A reidratação é a medida terapêutica mais importante no tratamento da cólera. Ela pode ser feita por via oral com soro caseiro ou com soluções farmacológicas reidratantes.

Prevenção: Lave constantemente as mãos com água e sabão. Evite ingerir alimentos crus ou mal cozidos, se não tiver certeza sobre sua origem e formas de preparo. Use hipoclorito de sódio para purificar a água que não foi devidamente tratada;

2. Sobre as doenças: Cólera; Febre tifóide; Giardise e Amebias.

Febre tifóide: Febre tifoide é uma doença infectocontagiosa, de notificação compulsória, causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. A enfermidade étransmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto, em razão da presença de bacilos eliminados nas fezes e urina humanas dos portadores da doença ativa ou nas fezes dos portadores assintomáticos.

Sinais e Sintomas: Os mais característicos são febre prolongada, alterações intestinais que vão da constipação à diarreia com sangue, cefaleia (dor de cabeça), falta de apetite, mal-estar, prostração, aumento do fígado e baço, distensão e dores abdominais, náuseas e vômitos.

Como se Transmite: Algumas pessoas são portadoras crônicas, mas assintomáticas da Salmonella, e podem transmiti-la nas fezes, o que dificulta o controle da doença.

Como Tratar: O tratamento da febre tifoide inclui a administração de antibióticos (clorafenicol, ampicilina e quinolonas, entre outros) e a reidratação do paciente, e deve começar tão logo seja levantada a possibilidade da infecção. Repouso, dieta leve, ingestão maior de líquidos são medidas de suporte importantes durante a vigência da infecção e no período de convalescença que pode ser longo. Nos dois extremos da vida, infância e velhice, assim como durante a gestação, os doentes são mais vulneráveis a complicações.

Prevenção: Não consuma alimentos crus, mal cozidos, ou conservados à temperatura ambiente nem os oferecidos por ambulantes em locais considerados de risco para a febre tifóide. Beba somente água fervida ou engarrafada com gás e exija que as garrafas sejam abertas na sua presença, quando suspeitar que as condições sanitárias e de higiene sejam precárias.

3. Sobre as doenças: Cólera; Febre tifóide; Giardíase e Amebíase.

Giardíase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com