TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos Femininos

Ensaios: Ciclos Femininos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais os hormônios envolvidos nos ciclos femininos e quais suas funções?

GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas – FSH e LH): Estimulam e controlam alterações nos ovários.

FHS (hormônio folículo estimulante): Estimula a maturação dos folículos.

Lh (hormônio luteinizante): Induz na ovulação, fazendo com que o ovócito saia do estado estacionário (maturação do ovócito). Participa da ruptura folicular e ovocitação.

Estrógeno: Regula o desenvolvimento e função dos órgãos reprodutivos, estimula o endométrio à fase proliferativa, torna o muco cevical mais fino, e estimula a hipófise a secretar LH.

Progesterona: Manutenção do endométrio, e causa alterações no muco cevical.

2. Correlacione as etapas do ciclo ovariano com as fases do ciclo menstrual.

1ª etapa: Ciclo ovariano: Desenvolvimento folicular. Ciclo menstrual: Fase menstrual

2ª etapa: Ciclo ovariano: Ovulação. Ciclo menstrual: Fase proliferativa

3ª etapa: Ciclo ovariano: Formação do corpo lúteo. Ciclo menstrual: Fase lútea

Se a fecundação não ocorre no ciclo menstrual: o corpo lúteo degenera e o endométrio desintegra, ocasionando assim a fase esquêmica (4ª fase do ciclo menstrual).

3. Comente o processo de ovulação na mulher, o que induz a sua ocorrência e como esse fenômeno pode ser reconhecido pela mulher?

A ovulação é o processo onde o ovócito é liberado, ela é acionada por uma onda de LH (pico de LH), que é induzido pelo estrógeno, e aumento do FSH. Na ovulação o estigma se rompe, expelindo o ovócito secundário que é circundado pela zona pelúcida e uma ou mais camadas de células foliculares que formam a corona radiata e o cúmulo oóforo, na ovulação também ocorre o término da 1ª divisão meiótica do ovócito primário.

Identifica a ovulação: Mittelshmerz (dor na cavidade abdomminal), aumento da temperatura corpórea, alteração do muco cevical (fino e transparente).

4. De que é formado o corpo lúteo, como ele é formado e qual a sua influência no ciclo endometrial?

O corpo lúteo é uma estrutura glandular, resultante do desenvolvimento das paredes do folículo sob a influência do LH. O corpo lúteo secreta sobre tudo a progesterona e uma pequena quantidade de estrógeno. Estes hormônios liberados pelo corpo lúteo estimulam as glândulas endometriais a secretar uma substância mucóide e preparar o endométrio para a implantação do blastocisto.

5. Se não ocorrer fecundação, qual a sequência de eventos que se sucede na mulher em relação ao ovário e ao endométrio? E caso ocorra a fecundação?

Ovário

• Se não ocorrer a fecundação: O ovócito não completa a meiose II - metáfase II, o corpo lúteo involui e degenera de 10 a 12 dias após a ovulação, e os níveis de estrógeno e progesterona diminuem.

• Se houver fecundação: O embrião em desenvolvimento secreta o HCG (gonadotrofina coriônica humana) que impede a degeneração do corpo lúteo, desse modo o corpo lúteo aumenta de tamanho tornando-se o corpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com