TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinetica E Decantaçao

Monografias: Cinetica E Decantaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

I. Introdução

Experimento 1 – Cinética química

A Cinética Química é um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influência. Nela é introduzida a variável de tempo, que irá calcular o período necessário para que a transformação dos componentes ocorra. Na pratica o método consiste em montar uma equação que retrate um determinado fenômeno, obtendo-se assim uma função que representa a variação da concentração das substancias usadas. A representação gráfica de uma reação química possui a seguinte ordem, na qual os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.

A + B C + D

Reagentes Produtos

Os diversos fatores que podem influenciar na velocidade das reações, são:

Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação.

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Ao longo do relatório será citado a reação do sonrisal na agua, isso é um dos exemplos em que a superfície de contato influencia diretamente na velocidade.

Pressão: quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação.

Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas. No dia a dia pode-se observar esse fator quando na cozinha e aumenta-se a chama do fogão para que o alimento atinja o grau de cozimento mais rápido.

Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos. Os catalisadores permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rapidamente. É importante ressaltar que um catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num período de menor tempo.

Aplicações da Cinética Química são encontradas na Físico – química para o estudo das ligações químicas (energia de ligação, estabilidade de compostos); na Química Orgânica para a determinação dos mecanismos das reações; na Engenharia Química para o desenvolvimento de teorias de combustão, explosões, transferência de massa e energia e no cálculo de reatores e no âmbito Farmacêutico para estudos de estabilidade e degradação de medicamentos.

A velocidade da reação como citado anteriormente é variável, com duração de horas, dias, anos e até uma fração de segundo para ocorrer. Essa oscilação pode ser exemplificar com fatos do dia a dia, como por exemplo a combustão de uma vela e a formação de ferrugem que são reações lentas, já na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida. Outro exemplo é a transformação do diamante em grafite nas condições ambientes, ela ocorre em velocidade quase incalculável, por este motivo não é possível verificar a transformação de um anel de diamante em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com