TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação Dos Seres Vivos

Dissertações: Classificação Dos Seres Vivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

SELEÇÃO NATURAL

INDICE

CAPA................................................................................................................... 1

INDICE................................................................................................................ 2

INTRODUÇÃO.................................................................................................. 3

PROPOSTA DE DARWIN (Sobrevivência do mais apto).............................. 2

TEORIA DE LAMARK.................................................................................... .4

LEI DO USO E DESUSO................................................................................... 4

TEORIA DAS CARACTERISTICAS ADQUIRIDAS................................... 4.

Introdução

Proposta de DARWIN (Sobrevivência do mais apto)

Mecanismo de Seleção Natural, proposta por Charles Darwin, tem como princípio a adequação de uma característica sugestiva ao meio ambiente. Ex: sobrevivência do ser qe melhor se adaptar ao meio em que vive. A prevalência da característica torna-se favorável, à medida que, hereditariamente, são transmitidas para as gerações seguintes.

Ou seja, os descendentes dessa geração mais adaptada já apresentaram as características adaptativas.

Enquanto as características benéficas são, transmitidas de geração em geração, as características desfavoráveis de um organismo, cada vez menos frequente, não se perpetuam reprodutivamente.

Atuando diretamente sobre o fenótipo, a Seleção Natural permite mais ênfase aos aspectos favoráveis, resultando em adaptação do mesmo.

Exemplo

Um exemplo clássico que evidencia os efeitos da Seleção Natural é o aumento da população de mariposas (Biston betularia) com pigmentação melândrica (escura), após a metade do século XIX.

Teoria de LAMARK

As teorias desenvolvidas por Lamarck eram transformistas, ou seja, partia do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita.

Lei do uso e desuso

Explica que os órgãos que são pouco utilizados durante a vida de um animal vão, com o passar do tempo, atrofiando e perdendo suas funções até desaparecer. Por outro lado, os órgãos mais utilizados, cujas funções para a sobrevivência são fundamentais, tendem a ganhar força e se desenvolverem de forma proporcional ao tempo utilizado. Para explicar esta teoria, Lamarck utilizou o exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com