TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloro Ativo

Monografias: Cloro Ativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

EXPERIMENTO 1 : DETERMINAÇÃO DE CLORO ATIVO

OBJETIVO

Determinação a concentração de cloro ativo em hipoclorito comercial, fazendo uso da técnica iodométrica

PROCEDIMENTO

Tome, pelo menos, alíquotas de 3,00 mL da solução amostra, transfira cada volume para um erlenmyer de 250 mL. Adicione 25 mL de água destilada , 20 mL de KI 10% (m/v) e 20 mL de ácido sulfúrico 10% (v/v). Faça a adição dos reagentes imediatamente antes da titulação

Titule o I2 formado, imediatamente, sob lenta agitação, com a solução com a solução padrão de tiossulfato de sódio (Na2S2O3) e complete a titulação até o desaparecimento da cor amarela. Registre o volume de tiossulfato de sódio gasto em cada titulação.

RESULTADOS

Solicite do seu instrutor a concentração de (Na2S2O3 ) utilizada.

Preencha a Tabela 1, calcule média, desvio padrão e o intervalo de confiança (IC) para a concentração do cloro ativo (% Cl2 ) na amostra.

EXPERIMENTO 2: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO

OBJETIVO

Determinar a concentração de peróxido de hidrogênio em amostra farmacêutica, fazendo uso da técnica de permanganometria.

PROCEDIMENTO

Transferir alíquotas de 10,00 mL da água oxigenada a 10 volumes, com auxílio de uma pipeta volumétrica, para um balão volumétrico de 100 mL com água destilada até a marca. Pipetar 10 mL desta solução para erlenmyer adicionar 10 mL ácido sulfúrico 10 % e 20 mL de água. Titular com a solução padrão de permanganato de potássio ~0,02 mol L-1 até aparecimento de uma coloração de uma coloração rosa permanente. Repetir o experimento por mais duas vezes.

RESULTADOS

Solicite do seu instrutor a concentração do permanganato de potássio, padronizada.

Preencha a Tabela 1, calcule a média, desvio padrão e o intervalo de confiança para a concentração de peróxido (% H2 O )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com